Oi gente, tudo bem?
Eu fico feliz que vocês estão aprendendo bem com o curso de Mental Ray da 3D1, é muito gratificante ver que o curso está sendo útil e mais ainda por ver a evolução de vocês.
Sempre que tiverem qualquer dúvida sobre o curso, postem aqui ou me enviem email, vou ter o maior prazer em responder.
Sobre a questão do material, eu acho importante aprender a compor materiais, pelo menos com os principais Shaders como eu explico no curso.
Mas é verdade também que é mais difícil conseguir criar materiais realistas assim, depende prática.
O Arch&Design é maravilhoso neste sentido, porque facilita muito e hoje eu postei um ótimo PDF para download que explica tudo sobre este material.
O problema é que sem conhecer o mínimo de composição com Shaders, a pessoa pode ter alguns problemas com o Arch&Design, porque ele vem com tudo pronto e facilitado, bem por isso esconde certos detalhes que acaba dificultando se a pessoa não conhece composição.
Por exemplo, acontece de dar problemas com Photons da refração de objetos com reflexão borrada, como vidro jateado.
Se a pessoa não conhece de composição, vai empacar neste ponto, mas se conhece o básico como eu explico no curso, é só aplicar um Shader para controlar os Photons no menu Mental Ray Connection que o problema está resolvido.
Portanto, eu acho melhor aprender a compor primeiro e depois partir para usar as facilidades do Arch&Design, porque se tiver qualquer problema, vai saber resolver.
Já o T2S Illumination é um material muito poderoso e faz coisas que o Arch&Design não faz, mas é mais complexo, as vezes vai depender de compor com outros Shaders, então, precisa estudar este Shader com bastante calma.
Mas vale muito a pena, porque ele é muito bom.
A questão é que dependendo do nível da pessoa na questão de materiais, não tem como estudar este Shader, dependendo o nível que estiver nesta questão, vai ser difícil ou vai ser fácil.
Porque os parâmetros básicos estão com nomes comuns a todos os materiais padrões do Max e Shaders padrões do Mental Ray, então, fica fácil de identificar e de usar se a pessoa conhece um pouco sobre materiais, sabe configurar com o material Standard e Raytrace, neste caso não tem problema de estudar o T2S.
Mas sinceramente, se for iniciante na questão de materiais, se não sabe configurar os materiais com o Standard, com o Raytrace, além de conhecer os mapas que acompanham o Max para composição de materiais, não vai ser fácil usar o T2S e não seria também com nenhum outro, nem com o Arch&Design e nem com os materiais padrões, porque todos precisam disso.
Então, é melhor aprender com os materiais padrões primeiro, porque dá certo também no Mental Ray e depois ficará fácil estudar Shaders mais complexos como o T2S.
Abraços