Cad

Por: pedrotau  

Em: 06/02/2008 12:42

André> Valew pela atenção cara!!! Eu to desenhando somente no CAD agora e jah consegui resolver o problema q estava tendo; O q estava pesando era a malha dos arquivos q tenho do antigo corel dream 3d, eu desenhava no CAD mas tb importava algumas coisas do corel. Era esse o problema. kkkkkkkkk Agora to fazendo tudo de novo, só q em vez do corel, desenho no CAD. Queria desenhar direto no MAX mas sinto falta de uma ferramenta q encaixe com precisão as quinas das paredes , vertice com vertice, sabe se tem essa ferramenta no MAX? Tb agora, n sei desenhar o corrimão tubular de uma escada em 'U". sabia fazer no Corel mas no Max n sei; E ainda n achei um tutorial q fale a respeito. Pode me ajudar? Grato + 1 vez. Alooooooooooooooohhhhhhhaaaaaa..............
Fau-a
Ai Fausto, vc pode usar o Snap Vertex, ele vai funcionar igual o End Point do AutoCAD. é só colocar com o botão direito do mouse em cima do icone do snap que abre a janelinha com as opções. ai vc marca vertex e tecla S para ligar ou desligar o Snap Vai aparecer o cursor ativo com o X pulando nos vértices igual no AutoCAD para desenhar qualquer tipo de extrusão por um caminho, vc pode usar o Bevel Profile, o Loft ou o Sweep. este tut mostra como fazer com o Bevel Profile: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14969
Valew Supermax ; Boas dicas. To me esforçando pra aprender a desenhar direto no MAX. Adorei o tutorial indicado, leio todos os dias pelo menos uns 3 tutoriais; Queria ler um q falasse a respeito de escala no MAX; O MAX tem valores proprios e n sei converte-los para centimetro, metros, essas coisas; Vc sabe se da pra trabalhar em centimetros no MAX? Grato;;;;; Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii @@@@@@@@@ Alohaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!
Fau-a
Ai Fausto, esse negócio da escala é meio complicado no Max. Nem vou tentar explicar tudo como o André faria e já fez várias vezes aqui no fórum, mas vou te falar a melhor forma de trabalhar para você não ter problemas. Tudo no Max vem pré configurado em polegadas, os valores que aparecem em todos os parâmetros de todos os recursos estão em polegadas. Quando você troca a unidade do Max os valores não mudam, continuam com o mesmos valores. Então, se você tratar 1 unidade genérica como 1 metro no Max, como faz no AutoCAD, não dá certo. Até dá porque está na proporção, mas tudo será mais difícil para você, porque nenhum valor pré setado vai servir e você vai ter que configurar todos os parâmetros do recurso para ficar certo. 1 unidade genérica no Max mede 1 polegada, não é genérica de verdade como no AutoCAD. Se você tratar 1 unidade genérica como 1 metro, seu projeto vai estar 39,37 vezes menor do que a escala real do programa, porque 1 metro vai valer 1 polegada e precisa de 39,37 polegadas para dar um metro. Se você tratar 1 unidade genérica como 1 centímetro, o projeto vai ficar 0,3937 vezes maior do que a escala real do Max, porque 1 centímetro vai ter 1 polegada. A única opção que facilita e deixa usar os valores presetados é polegadas. Só que fica ruim para nós trabalhar em polegadas. É ai que você entra no menu Customize>Units Setup e muda no Display de Generic para Metric. Ai o Max vai continuar trabalhando em polegadas, mas vai mostrar para você os valores em escala métrica. É como se vc tivesse uma calculadora do lado para converter o valor de polegadas para alguma unidade métrica, só que o Max faz isso automático para você e ajuda bastante. O problema é colocar Meters na lista das unidades métricas, porque como tudo é em polegadas, metros está muito distante e quando fizer a conversão dos valores, tudo ficará muito pequeno. Vai obrigar você a trabalhar com 3 ou 4 casas decimais. Mas o maior problema é quando escolhe Meters e está só com duas casas decimais. Os valores que já eram pequenos em polegadas vão ficar zerados e isso vai causar um monte de problemas. Se a pessoa é experiente ela vai descobrir depois de tomar uma canseira, mas se a pessoa não tem grande experiência no Max nunca vai descobrir qual é o parâmetro que está com problema, porque vir zerado parece normal. A pessoa tem que saber que não pode ser zero naquele parâmetro para resolver o problema. Por isso que a melhor unidade métrica para trabalhar no Max é centímetros, porque está mais próximo de polegadas e a diferença nos valores não será tão grande. Então, a forma certa é manter Units = 1 e Inches no Customize>Units Setup>System Units Setup. E no Customize>Units Setup muda para Metric no Display e escolhe a unidade Centimeters na lista. No Max você não vai pensar em metros, vai pensar em centímetros, ai nunca mais terá problemas.
Múcio
Puts q show Mucio. Vou tentar mais tarde; Tomara q eu consiga. Vai ser muito mais facil se eu aprender a desenhar no MAx. Só n tinha tentado ainda pq n sabia medir as coisas em centimetros; Parabens pela dica. Eu mexo no MAX tem 1 mes e leio tudo a respeito. Estudo mais de 12 horas por dia e quero ter a tecnica para tornar minhas ideias concretas no MAX. Valew mesmo. Cada dia fico mais fascinado com este programa. Alohhhhhhhhhhhhhaaaaaaaaaaaaa @@@@@@@@@@@
Fau-a
Show de bola mesmo! A turma aqui se empolga pra valer :)!! Então... Pedrotau, pelo que você explanou, me parece que você não tem prática de modelar no cad. Eu particularmente, não vejo isso como um problema, pois o max é bem melhor para modelar arquitetura do que o cad tradicional sem plugins de parametrização e BIM. Neste caso, as dicas do André são o caminho para você se dedicar numa ferramenta excelente para modelagem de arquitetura. No ramo de maquetes, aparecerão situações em que você receberá o desenho em DWG em 2d e também a modelagem pronta, proveniente de programas como revit building, ADT... Caso você receba a modelagem pronta, daí é texturização, iluminação, render e pós produção. Caso tu receba apenas o desenho em 2d, então o max se apresenta como um excelente programa para modelagem. As pessoas que trabalham com autocad sempre sentirão mais dificuldade em modelar no max porque o cad é um programa técnico e de precisão e o max é mais voltado para a expressão artística. Porém com a referência da planta baixa e modelando em centímetros como o múcio bem explicou acima, é possível ter precisão e modelar bem mais rápido do que no cad. E por fim, aproveito para deixar um link de um tópico muito importante para esclarecer questões relacionadas com escalas de desenhos e tudo mais. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 569

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.