Units lights - VRAY - Quem sabe a setagem!!!!!!!!!

Por: mgnecco  

Em: 13/02/2008 22:47

Ola galera Galera quem sabe a setagem de cada tipo de unidade em (units) dentro dos parametros da VrayLight....... o default é simples mas os outros com (lm, W etc) são confusos pois não é simplismente colecar por exemplo: 100 em W que a lampada fico com 100w....... tem um numero que significa 100w???? Valeuuu galera
ai magneco, que eu sei tem que usar luz photometric com arquivo IES da luz que vai simular para ficar perfeito. nesse menu ai não tem opção para carregar arquivo IES, ou tem? Porque os caras medem a luz em laboratório e gravam esse arquivo IES, ai vc coloca na luz photometric e ela vai fazer igual a luz real. só que para dar certo o projeto tem que estar na escala certa no max. a luz não é só intensidade, dependendo da temperatura dela muda a cor, também tem o vidro que envolve e interfere na iluminação. as luzes photometrics fazem tudo isso. Este tut explica sobre elas e sobre arquivos IES: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Aqui tem um monte de IES para baixar: http://www.tresd1.com.br/diversos.php?t=15304 E aqui tem a relação de cor e temperatura para o Mental Ray, mas deve servir também no V-Ray: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=31386 espero ter ajudado
Valeuuu SEPERMAX Intaum eu estou fazendo tudo em escala 1;1 em metros, primeiro faço o projeto em Vector ou Skp. Mas e a opção de setagem que tem na vraylight não é precisa??? A ies eu to ligado que é assim.... Só gostaria de saber se tem alguem que saida como setar a vrayliht (imagem acima), pois não tem nenhum tuto que esplique certinho. VALEUUU
Oi mgnecco, tudo bem? Faz tempo que eu não uso o V-Ray e sinto não saber te falar, não sei se é precisa ou não, mas o recurso é estranho, pois o valor deveria se modificar de acordo com a unidade escolhida, como acontece nas Photometrics e como acontece quando converte de centímetros para metros, por exemplo. Assim, bastaria você ver o valor correto da intensidade luminosa na escala escolhida e pronto, como é nas Photometrics. Agora, sobre trabalhar 1:1 em metros, é a pior forma de trabalhar no 3ds max, tudo para você é mais difícil do que para os outros. Porque na verdade cada metro seu tem 1 polegada, seu projeto está 39,37 vezes menor do que a escala real do 3ds max, que é fixa em polegadas. Agora, se você manteve as unidades do sistema em polegadas e usou o Display do Units Setup para o programa converter para você e mostrar em metros, então, está certo. Mas metros continua sendo ruim e problemático para trabalhar, você vai ter alguns problemas que só a experiência vão permitir resolver. Porque quando converte de polegadas para metros, os valores que já são pequenos em polegadas ficam zerados e dependendo onde for, pode causar muitos problemas. Como a pessoa acha normal o parâmetro ser zero, não vai perceber se não tiver experiência. Para usar metros tem que colocar no mínimo 3 casas decimais antes de trocar para esta unidade. O ideal é escolher centímetros no Display do Units Setup, porque é uma unidade mais próxima de polegadas e não vai dar nenhum problema, é a melhor unidade na escala métrica para trabalhar no Max. Abraços
Segundo o help do vray: http://www.spot3d.com/vray/help/150R1/light_params.htm Default (image) - the color and multiplier directly determine the visible color of the light without any conversion. The light surface will appear with the given color in the final image when seen directly by the camera (assuming there is no color mapping involved). Lumious power (lm) - total emitted visible light power measured in lumens. When this setting is used, the intensity of the light will not depend on its size. A typical 100W electric bulb emits about 1500 lumens of light. Luminance (lm/m^2/sr) - visible light surface power measured in lumens per square meter per steradian. When this setting is used, the intensity of the light depends on its size. Radiant power (W) - total emitted visible light power measured in watts. When using this setting, the intensity of the light does not depend on its size. Keep in mind that this is not the same as the electric power consumed by a light bulb for example. A typical 100W light bulb only emits between 2 and 3 watts as visible light. Radiance (W/m²/sr) - visible light surface power measured in watts per square meter per steradian. When this setting is used, the intensity of the light depends on its size.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 641

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.