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arvores

Por: marcelo raus  

Em: 16/02/2008 17:05

olá a todos, sou iniciante e gostaria de saber como sao feitas as imagens de arvores em torno das maquetes obrigado
Blz cara? Geralmente sao usados modelos prontos de bibliotecas! Pode tambem usar uma imagem real com a tecnica de colocar com o fundo transparente! E tem ainda alguns programas proprios para esses fins! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Oi marcelo, tudo bem? Existem 3 formas boas diferentes de fazer, vou explicá-las rapidamente de acordo com o peso das técnicas na renderização: A primeira delas é a composição na pós produção, isso inclui aplicar imagens de arvores na imagem ja finalizada no photoshop, ou fazer fotoinserção da cena em 3d em uma foto com arvores. Essa técnica não vai pesar em nada na renderização além do que ja pesaria, pelo simples fato de as arvores semrem aplicadas após a renderização. O grande problema disso é que o cara precisa ter um olho muito bom para a iluminação do que é 3d renderizado e o que foi aplicado depois.. ele tem que saber casar os elementos da cena, para que não dê na vista que foi uma montagem e consequentemente fique mal feito. A segunda forma consiste em aplicar imagens de arvores com canal de transparência em planos na cena, assim na hora do render essas arvores vão aparecer em reflexos e até vão participar do jogo de sombras e luz da cena de certo modo. E sem pesar muito ( a não ser que aplique um bilhão de planes com imagens de arvores ). O grande problema é que nem sempre as imagens de arvores casam bem com os pontos de luz da cena, e se mover a camera, ou de certos angulos percebe-se que são apenas planos 2d e não arvores 3d de verdade. A terceira é a que garante maior qualidade no jogo de luz e sombra, relfexos, materiais.. e percepção de pespectiva... basicamente com essa técnica se tu manja de 3d não dá pra errar.. as arvores vão ficar perfeitas. O único problema é que vai pesar horror na memória do PC, na hora de renderizar pode até dar pau. Então o cara tem que saber optimizar e saber balancear a quantidade de poligonos.... não rola de em um PC só com uns 2GB de memo por exemplo, renderizar arvores com mais de 2 milhões de poligonos. O lance é saber balancear.. então vamos lá.. você pode misturar técnicas.. pode fazer as arvores de primeiro plano em 3d.. assim ficarão perfeitas.. e as arvores do fundo podem ser planes em 2d com imagens de arvores, ninguém vai perceber... ja que estarão longe e pequenas.. servirão só pra dar volume mesmo... e por final, ainda lá no fundo... no finalzinho de tudo em ultimo plano, ainda rola de fazer uma pós produção e colocar mais arvores no photoshop... assim você terá uma cena com milhões da arvores, sem pesar muito. Abraço.
Agora para obter as aroves.. como o Cursi disse, existem bibliotecas com diversar... e existem programas como o Onyx tree... ou até mesmo o Dryad que está anunciado na pag principal do site, esse ultimo é gratuito e pode ser usado para qualquer fim. Existem scripts para o max também que podem ser achados na seção de scripts. Abraço.

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