Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Quintino3D   Blumenau, SC - AC
gomezbr   São Paulo - AC
GARGAMEL   Maceio - AL
mauriciodgsantos   São Paulo - SP - AC

Portfólios Ver Mais

Gringo   Campinas-Sp - SP
tvini   São Paulo - SP
Fabianojf   Lages SC - AC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Importar do ArchiCad ou Extrudar SPlines

Por: zeduardo2000  

Em: 20/02/2008 14:18

Saudações. Gostaria de pedir uma opinião sobre a modelagem de maquetes eletrônicas. O que é preferivel? Usar um software de cad como ArchiCad/Revit para modelar incrivelmente rapido sua planta, ou pegar um arquivo dwg e ficar extrudando splines? Tenho um arquivo dwg daqueles que tem milhoes de layers de informacao desnecessária para o trabalho de modelagem. Importei no Archicad e 6 horas depois eu tinha tudo modelado, pisos, paredes, portas, janelas... Exportei do Archicad em .3ds para importar no max, e a coisa fica ridiculamente imensa. Fiz um teste e converti tudo para editpoly selecionei todos os vertices e dei um weld com distacia de 0,05. O numero de vertices cai de 90k para 8k... Dai da um trabalhao ficar corrigindo faces... Em compensacao se eu fizer um limpa no dwg, e ficar extrudando splines e ficar marretando vertices e polys eu acabo com uma malha incrivelmente limpa. O problema é que eu gasto 2 dias nesta brincadeira. O que eu estou fazendo de errado? Alguma sugestao? Abraços.
Ai zéduardo, eu acho que o problema está na forma que vc faz no max, porque extrudindo spline é muito trabalhoso e demorado. dá para fazer muito mais rápido e muito mais fácil, é só pegar o Wall no Creat>AEC Extended, ligar o Snap Vertex e ir contornando a planta baixa importada do AutoCAD. vc faz todas as paredes em 5 minutos. depois vc faz as portas e janelas primitivas do max e usa o select and link para lincar na wall, ai os vãos são abertos automaticamente e quando mover uma porta ou janela, o vão ainda acompanha. ;) eu modelo uma casa com todas as paredes, portas e janelas, por dentro e por fora, com 600 m2 em meia hora depois o telhado é chato mesmo, mas paredes portas e janelas é coisa de minutos
Supermax, obrigado pela resposta rapidissima. O problema que encontrei neste metodo é que o projeto contempla varios objetos (janelas, portas, paredes) redondas, fora daqueles padroes retangulares do aec. E eu nao sei como fazer uma janela se comportar como uma window do aec (sem ficar fazendo buracos com boolean). Tem como customizar os objetos do aec? Outros perfis de porta/janelas?
zé, mesmo que vc não use as portas e janelas pré definidas no projeto, vc usa só para abrir os vãos. depois dá para editar a parede em Poly e deixar um vão com o arco em cima e fazer qualquer modificação nas paredes, porque o ruim é abrir com o boolean e extrudir spline, depois que tem o bloco da parede, vc edita fácil em Poly e editando em poly vc faz muitas variações nas portas e janelas pré definidas do max, só não faz arco.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 618, sendo 1 membro(s) e 617 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jgarquides3d.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.