Pivot

Por: jocamo  

Em: 23/02/2008 15:41

Como sou iniciante no 3dmax(8) estou tentando fazer algo simples mas algo entranho acontece. Fiz um forma tipo tampo de mesa e quero fazer esta tampa levantar de um lado mas que fique presa em um dos lados, tipo dobradiças. Seleciono o tampo e vou em Hierachy e seleciono Pivot>after pivot only. Depois saio do menu Hierarchy e seleciono o tampo de novo e clico na ferramenta Select and Click e arrasto até a outra peça(basde da mesa.) Tudo funciona bem...salvo e abro outro arquivo. Quando volto a abrir o arquivo que salvei com o movimento do pivot, a impressão é que eu não havia feito nada, pois tenho que fazer tudo de novo. Por que a configuração que faço em Hierarchy não fica salvoa no arquivo? Devo fazer algo que conserve esta configuração?
deve estar acontecendo isso porque vc não está selecionando o modo certo do pivot na hora de girar. do lado da lista View tem um ícone, é ele que define onde vai usar o ponto pivot é para dar certo assim, mas não está certo essa forma de fazer o certo é você colocar um dummy no lugar da dobradiça, ai você linca a peça no dummy e o dummy na outra peça. ai quando for girar vc gira o dummy, que tem que estar alinhado no lugar certo, ele será o ponto pivot da rotação e não vai mais ter problema ;)
Obrigado Magster, mas como disse sou iniciante e ainda não usei este tal de dummy. Isto é uma ferramenta e onde está? Seria bom se me indicasse um tuto a respeito disso.. Claro , se possível. Mas obrigado.
nem tem tut jocamo, é bem simplão mesmo. entra no menu Creat>Helpers que tem o dummy lá, ele é tipo um box de arame, é só um objeto nulo para ajudar na animação, ele não aparece no render. é só para não ter que mover o ponto pivot do objeto, ai vc usa o dummy de dobradiça para ele ser o ponto pivot, tá ligado? testa ai e posta se tiver dúvida que eu te ajudo até dar certo
Vamos lá testei e não toconseguindo. Vou dizer os passos que estou fazendo: 1- Tenho o tampo levantado formando um angulo de 90 graus com a base. 2- Este tampo é um grupo de 5 shpaes(tipo 5 tábuas), estão tá agrupado.(GRUPO1) 3- A base é outro grupo com vários shapes(base+ pés) tudo agrupado(GRUPO2) 4-MInha dúvida é a sequência....tipo faço o que primeiro: Seleciono qual grupo primeiro ? Primeiro crio o dummy? Vou no Hierarchy depois de criar o dummy? Aplico o Pivot no dummy ou se for no grupo, qual grupo? O do Tampo ou da base? Linko o dummy com qual grupo? Tentei fazer de várias maneiras e sempre fica pivotado no centro do grupo do Tampo(Grupo1) Daria para me detalhar melhor.???
faz assim jocamo: 1- cria o dummy e coloca bem no lugar onde deve ser o pivô de rotação do grupo 1, bem na quina dos 90 graus, onde seria a dobradiça. Não importa o tamanho do dummy, só a posição. 2- pega o selec and link e faz o link do grupo 1 no dummy e depois do dummy no grupo 2. 3- se mover o grupo 2 tudo acompanha, não pode mover as outras peças, mova pelo grupo 2 apartir de agora. 4- selecione o dummy e gire para você ver, o grupo 1 vai girar junto da forma que vc quer. 5- você não deve mover mais o grupo 1, se for mover ou girar, tem que fazer pelo dummy.
Ok, mas não preciso setar nada na label Hierarchy( Pivot>After Pivot Only)?????
Ai Jocamo, não precisa fazer nada no Hierarchy cara, são apenas os passos que o magster passou, são exatamente estes passos. Mexer no ponto pivot é ruim e dá problema, por isso que usa o dummy no lugar da dobradiça, onde vc iria colocar o ponto pivot do grupo 1, porque quando lincar o grupo 1 no dummy, é o ponto pivot do dummy que será usado para a rotação. Por isso que vc vai girar o dummy e não o grupo 1, o grupo 1 vai acompanhar tudo que o dummy fizer.
Múcio
Oi Jocamo, tudo bem? Realmente é muito importante o uso de Dummies na animação, eles são objetos nulos que servem basicamente como ponto Pivot das interações. Você poderá até criar um controlador com o Manipulator Slider para animar a abertura que você deseja facilmente. Dá uma lida neste tutorial que vai te mostrar como funciona isso: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15385 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 389

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.