Pivot

Por: jocamo  

Em: 23/02/2008 15:41

Como sou iniciante no 3dmax(8) estou tentando fazer algo simples mas algo entranho acontece. Fiz um forma tipo tampo de mesa e quero fazer esta tampa levantar de um lado mas que fique presa em um dos lados, tipo dobradiças. Seleciono o tampo e vou em Hierachy e seleciono Pivot>after pivot only. Depois saio do menu Hierarchy e seleciono o tampo de novo e clico na ferramenta Select and Click e arrasto até a outra peça(basde da mesa.) Tudo funciona bem...salvo e abro outro arquivo. Quando volto a abrir o arquivo que salvei com o movimento do pivot, a impressão é que eu não havia feito nada, pois tenho que fazer tudo de novo. Por que a configuração que faço em Hierarchy não fica salvoa no arquivo? Devo fazer algo que conserve esta configuração?
deve estar acontecendo isso porque vc não está selecionando o modo certo do pivot na hora de girar. do lado da lista View tem um ícone, é ele que define onde vai usar o ponto pivot é para dar certo assim, mas não está certo essa forma de fazer o certo é você colocar um dummy no lugar da dobradiça, ai você linca a peça no dummy e o dummy na outra peça. ai quando for girar vc gira o dummy, que tem que estar alinhado no lugar certo, ele será o ponto pivot da rotação e não vai mais ter problema ;)
Obrigado Magster, mas como disse sou iniciante e ainda não usei este tal de dummy. Isto é uma ferramenta e onde está? Seria bom se me indicasse um tuto a respeito disso.. Claro , se possível. Mas obrigado.
nem tem tut jocamo, é bem simplão mesmo. entra no menu Creat>Helpers que tem o dummy lá, ele é tipo um box de arame, é só um objeto nulo para ajudar na animação, ele não aparece no render. é só para não ter que mover o ponto pivot do objeto, ai vc usa o dummy de dobradiça para ele ser o ponto pivot, tá ligado? testa ai e posta se tiver dúvida que eu te ajudo até dar certo