Oi gente, tudo bem?
Cleber>
Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente.
Sobre a sua dúvida, eu creio que os amigos já te ajudaram bem, mas se tiver qualquer problema, volte a postar que voltamos a ajudar.
Uma dica que eu acho legal nestes casos é usar o Mask, porque com ele você pode mascarar o reflexo, o brilho, a cor e qualquer outro recurso do material.
Por exemplo, se você faz o piso de madeira reflexivo com uma textura no Bump para criar a saliência do rejunte, mesmo no rejunte vai refletir e isso não é correto, o rejunte não reflete.
Você controla isso colocando uma cópia da imagem do Bump no Color do Reflection, no caso de usar o material Arch&Design.
No caso do material Raytrace também, basta colocar o mesmo mapa de Bump na cor do Reflect.
Mas em ambos os casos vai ficar com a mesma cor da madeira no rejunte, enquanto deveria ser escuro, colocando o mapa Mask no lugar da cor e dentro do Mask você aplica a textura e o mapa usado no bump, assim, o rejunte ficará preto, daria para colocar outra cor, mas quanto maior a composição, mais complexo fica.
Eduardo, Wanbass e Heuew>
Eu realmente pretendo fazer este encontro, mas como é muito trabalhoso e depende de muita organização, tem que ser uma hora que eu esteja tranquilo aqui.
Enquanto não terminar o curso de modelagem de maquete eu não vou estar tranquilo e assim que terminar ele, eu tenho que dar um gás bem grande nas coisas que estão atrasadas na 3D1.
Mas assim que deixar estas coisas em ordem, eu quero muito organizar este encontro, vai ser muito legar e vai ser para comemorar os 10 anos de 3D1.
Abração