Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

elisalage   italia - Internacional
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Fabiano Simao   Joinville - SC - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
juliano.henrique   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

cicero andre   rio de janeiro
ZagaDesigner   Maceio - AC
Fabianojf   Lages SC - AC
Tiago   Portugal

ILUMINAÇÃO IES no MENTAL RAY

Por: wlprojetos  

Em: 28/02/2008 17:25

Ola pessoal... eu uso o 3DS 2008, com isso alem do Mental ray tenho instalado o V-ray 1.50 (a pouco tempo) o problema q estou tentando usar a iluminação IES pelo mental ray e naum funciona, e com V- ray sim. é alguma coisa q tenho d configurar no mental ray para funcionar a iluminação? mais uma coisa.....qual considerado melhor...Mental ray ou V-Ray??? pelo q percebi cada um tem suas facilidades em algum aspecto... brigadim gente!! abraços!!!
Ai cara, seja bem vindo, mas uma das regras do fórum é que não pode comparar programas e renderizadores, porque dá briga entre os leitores, cada um denfende o que usa e bom é o programa que o cara domina. Mas falando técnicamente, os dois renderizadores mais profissionais e mais robustos que existem são o Mental Ray e o Renderman, só estes dois são usados em cinema e grandes produções de vídeo, são os mais antigos e os únicos que têm todos os recursos de render que existem. O Mental Ray também vem integrado nos 3 grandes softs de 3D, o Maya e Max e o XSI, o Renderman só tem boa conexão com o Maya. e a sua dúvida de IES é incomum, porque o que acontece é o oposto, no V-Ray as Photometrics com IES fazem o tempo de render subir muito, não vale a pena usar, e no Mental Ray é até melhor usar só Photometrics, porque o Mental Ray é fisicamente correto e as Photometrics também. O que deve estar acontecendo é que vc está em escala errada, como acontece com todo novado, e o seu arquivo está imenso, ai uma Photometric que ilumina igual uma luz real ficou fraca de mais. ;)
Ola Supermax!!!vlw meu caro..... desculpa entaum...eu ate li +- o q tu me disse sobre os renderizadores aki mesmo no site....achei fantastico... agora sobre o arquivo...engraçado tu cometar q é incomun, pq ate os arquivos ies sao daki do site mesmo.. e tomei muito cuidado antes d criar o topico com essa duvida.... eu ja tentei d tudo...e nau mesta fora de escala pq tanto o programa quanto o proprio arquivos estao configurados em cm.. e com isso o v-ray esta renderizando e d certa forma bem rapido...mas com o mental ray q eu ja usava mas naum com iluminaçao ies. a iluminação simplismente naum aparece....e mudei intesity da iluminação etc e nada...... eu ate instalei o v-ray a pouco tempo por causa d um pessoal que conheço usa-lo e quiz ver como é... e mais uma vez brigado!!!!
como vc configurou em centímetros? porque todo mundo acha que configurou certo, mas normalmente está errado. um render fisicamente correto como o mental ray usando luzes fisicamente corretas como as photometrics só vai funcionar direito se estiver na escala certa para o 3ds max, que é em polegadas. testa aumentando a physical scale da photometric que vc vai ver, vai chegar uma hora que vai iluminar, mas vai ter que colocar valores absurdos porque o projeto não está na escala certa, se estivesse iluminaria certo. ;)
Múcio
Oi wlprojetos, olha só, não é a questão do desenho estar fora da escala, mas se a photomeric está de acordo com ela. Aumenta a quantidade de lumens que uma hora vai iluminar. Imagina, por exemplo, vc tentando iluminar um grande auditório, com uma lanterninha daquelas de chaveiro, não dá né? É mais ou menos isso a questão da escala! Abs ;)
srsr......brigado gente pela rapidez nas resposta...respondendo a Diva e ao Mucio...brigado aos dois... eu configurei tanto o tamanho do arquivo quanto o programa em Custumize, units setup... e em questao dos valores..pra tu ter ideia cheguei a usar até 5000 % aumentando aos poucos......srsrsr no caso quando usei o v-ray a iluminação ficou certa com multiplicação d 400% na intensidade da iluminação...tanto o "defeito" q causa a IES ficou legal... mas no MEntal ray e isso to tentando desde ontem o dia todooo!!srsr...e nau maparece efeito algum.. to achando q tem coisa errada config no meu mental ray... só pode...:( mas continuo agradecendooooo a todos!!!!! adorei esse site!!! fantastico!!!outra coisa... to achando q eu q fiz coisa errada na janela do mental ray e nau mestou vendo... pq o mental ray aceita exposure control (8)?? aki ele ta dando erro... srs.... quanta inocencia a minha..srsrr..mas brigado denovo pela atenção d todos
Oi wlprojetos, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Fico feliz de saber que gostou do site, eu espero melhorar bastante o conteúdo durante este ano. Sobre as suas dúvidas, realmente é estranho o que está falando, porque como os amigos falaram, as luzes Photometrics funcionam muito melhor no Mental Ray do que no V-Ray. Mas como você está falando de IES, neste caso depende da cena em escala perfeitamente correta para funcionar sem ter que aumentar muito ou diminuir muito a escala da luz. Porque se a escala da cena não estiver correta, o que é muito comum, como o Múcio disse, as luzes não vão iluminar ou vão iluminar muito, já que o Mental Ray é um render fisicamente correto e nele as Photometrics realmente funcionam como luzes reais fisicamente corretas. Não tem nenhuma configuração no Mental Ray que faz funcionar as Photometrics, basta a escala da cena estar certa. Sobre o Exposure Control, o Mental Ray aceita o Logarithimic Exposure Control, mas eu sugiro que não use, é melhor aprender a iluminar certo do que usar este tipo de artifício, porque não são todos os efeitos que ficam bom com este Fake de controle de exposição. Quem se apoia neste recurso tem muito mais problemas e não aprende a iluminar corretamente como é feito na realidade, usando outras luzes para ajudar na iluminação em vez de forçar a claridade no controle de exposição. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 551, sendo 1 membro(s) e 550 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.