Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

conti   Londrina
new   Belo Horizonte - MG
Ricardo 3D   Brasil - BA
tiagoschuch   florianopolis - SC

Portfólios Ver Mais

marcomaquetes   Santos, SP - SP
Kleib   Belo Horizonte
fabiopro   palmas-to - AC
VFX Daniel   rua das domésticas - SC

Como melhorar o material da cortina

Por: magster  

Em: 07/03/2008 13:04

Ai pessoal, eu fiz um teste aqui com a textura de cortina que baixei da 3d1 essa semana. Achei que ficou legal na parte interna, mas na parte que pega a luz de fora ficou meio estranho, o que eu posso fazer para melhorar? Eu queria que ela ficasse translúcida e ficou muito transparente.
A cortina deve estar parecendo certo do lado de dentro por causa da cor da parede. troca a cor da parede para vc ver, é capaz dela ficar bem fraquinha igual aparece na janela. se for isso, diminui um pouco a opacidade dela, para ficar mais opaca e dar sensação de mais densa. vc usou o material arch&design? ele tem o recurso de translucência sem dificuldade, liga ele que vai dar o efeito que vc quer
E aí Magster, tudo blz ? Olha, tenta diminuir a luz que entra pela janela e aumentar a luz interna. Se ainda não tiver um luz interna, acrescenta, pois mesmo que não tenha uma na realidade você vai ter que simular a luz do dia, e ela ricocheteia várias vezes parecendo que tem uma iluminação interna. Quando fizer isso acho que vai diminuir o impacto da parte que recebe luz externa diretamente, entre a parte que recebe a iluminação externa indiretamente. Isso se foi o que eu entendi da sua cena, se não for, pois mais informações sobre ela aí pra gente poder ajudar. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
É, eu também acho que se aumentar a iluminação interna, a cortina vai parecer mais transparente na parte em frete a parede também, porque essa sensação que está dando na cena é por causa da cor da parede, então, parece que a cortina está mais densa do lado de dentro, mas não está. ;)
eu acho que tá tudo certo. o que falta é um pano liso translúcido atrás da cortina, toda cortina é assim, tem esse outro pano. ai vai apoiar a renda como o supermax disse e não vai ter me mudar a iluminação ;)
Múcio
Outra coisa que notei além do que o pessoal notou foi o seguinte: Estou partindo do princípio que é intencional que a luz da janela seja bem estourada e muito mais forte que o resto da cena. Independente da cortina é o fato de que para que esse tipo de cena ficar legal é preciso que você use um tipo de glow, para criar o halo luminoso que se formaria em volta da janela. Sei como fazer isso com o mental ray, se for esse o render que você está usando tem um tutorial aqui no 3d1 que explica isso, é bem fácil. A segunda coisa que notei é que não me parece que a cortina está muito transparente, pelo contrário, notei que na área da janela a parte preta é a parte do material da cortina, e é isso que causa a estranheza, pois na vida real um pano fino como essa cortina ofereceria muito pouca resistência para a passagem de uma luz tão forte como é a luz solar, então nunca que a cortina ia ficar tão escura, ela ia ficar só um pouco menos iluminada do que a parte da janela sem cortina. A translucência do material junto com o glow faria com que na vida real você mal percebesse a cortina, todo o quadrado da janela ia ficar meio estourado, agora como fazer a cortina ficar translúcida, isso depende do render que você vai usar. Mas talvez basta aplicar um shader de glow para ficar bom.
Então pessoal, desculpe a demora, só agora deu para voltar aos testes, sou noob no Mental. :oops: Mas com as dicas de vcs eu consegui fazer, coloquei um pano translúcido atrás e ficou certo. :D Na segunda imagem eu deixei o pano mais opaco e aumentei um pouco a luz.
E aí Magster, tudo blz ? Só uma dúvida, que luz você está utilizando para iluminação externa, pois está muito forte, está parecendo uma luz pontual. Acredito que se colocasse uma luz tipo área ou configuaressa a sua de modo a ficar menos pontual ficaria melhor. Abraços.
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
Ai Magster, beleza cara. Agora ficou chique, é isso ai mesmo!!! Veja que se você deixar o pano de trás mais opaco e mais difuso, borrando mais o reflexo, fica melhor ainda.
Valeu mesmo pessoal, sem a ajuda de vcs eu não teria conseguido, sou noob no mental. eu vou fazer mais testes e tentar melhorar o resultado. vou deixar mais opaco supermax, valeu!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138762

Últimos membros registrados: peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt.

Usuário(s) on-line na última hora: 497, sendo 2 membro(s) e 495 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: peddleon14, Leonardo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.