Outra coisa que notei além do que o pessoal notou foi o seguinte:
Estou partindo do princípio que é intencional que a luz da janela seja bem estourada e muito mais forte que o resto da cena. Independente da cortina é o fato de que para que esse tipo de cena ficar legal é preciso que você use um tipo de glow, para criar o halo luminoso que se formaria em volta da janela. Sei como fazer isso com o mental ray, se for esse o render que você está usando tem um tutorial aqui no 3d1 que explica isso, é bem fácil.
A segunda coisa que notei é que não me parece que a cortina está muito transparente, pelo contrário, notei que na área da janela a parte preta é a parte do material da cortina, e é isso que causa a estranheza, pois na vida real um pano fino como essa cortina ofereceria muito pouca resistência para a passagem de uma luz tão forte como é a luz solar, então nunca que a cortina ia ficar tão escura, ela ia ficar só um pouco menos iluminada do que a parte da janela sem cortina. A translucência do material junto com o glow faria com que na vida real você mal percebesse a cortina, todo o quadrado da janela ia ficar meio estourado, agora como fazer a cortina ficar translúcida, isso depende do render que você vai usar.
Mas talvez basta aplicar um shader de glow para ficar bom.