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Iluminação noturna - Vray

Por: marianosteiner  

Em: 12/03/2008 02:34

e ai galeraa! blz? Sou leitor e usuário da trêsD1 faz tempo, mas só me registrei mesmo agora e esse é meu primeiro post aqui no fórum estou estudando Vray a pouco tempo e só acho tutoriais de iluminação de cenas diurnas. alguem ai tem algum tuto de iluminação de cena noturna? n to conseguindo achar mesmo =/ abraço!
CGPortfólio:
Http://msteiner.cgsociety.org

http://mastein3d.blogstpot.com
Então cara, seja bem vindo aqui. Eu acho que o esquema é igual no Mental Ray. Vc muda a cor da Sky para azul marinho e coloca luzes normais no projeto, mas deixa elas levemente amarela para dar aquela sensação de incendescência.
Opa Mariano, seja bem vindo. Realmente não tem tutorial e nem segredo pra fazer iluminação noturna... vc usará um environment azul escuro e colocará pontos de luz na cena, se for uma casa, iluminará sala, quarto, etc (o que aparecer na camera)... pode usar luz de uma tv para iluminar o ambiente, alguns abajures... enfim, algo que realmente dê um clima legal pra cena. Ja para apartamentos vc pode criar "light box"... ou seja, dentro de cada ambiente vc usa um box de tamanho razoavel com um vraylightmtl, dá um clique direito no box, vai em objetc properties e em "rendering control" deixa marcada a somente a caixa "renderable". Esse box vai iluminar a cena, porém não irá aparecer, não irá gerar reflexos, nem gerar sombras... ai dependendo da posição da camera vc coloca uma cortina, moveis low poly, pessoas, etc para deixar os ambientes habitados. Uma outra coisa que também é bom, é diversificar as cores das luzes, pois se não os apartamentos sairão com cara de escritórios. E pra finalizar, uma boa pós produção no photoshop ajuda muito, sem contar que uma busca por referencias no google imagens é uma grande pedida, algo como night city, night building, cityscape vai te mostrar bastante coisa. ;) Abraço!
Aqui um tutorial sobre o lightbox que eu te falei, é um pouco diferente do que eu uso, mas não deixa de ser interessante. http://www.pixelab.be/blog/2008/03/09/tutorialmaking-of-vincent-van-duysen-tower-in-beirut/
vlw galera vou estudar um pouco isso e logo mais posto umas imagens aki pra vcs avaliarem abraaço!! e obrigado de novo :lol:
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http://mastein3d.blogstpot.com
E aqui ele explica como se dá o random no material (MaterialByElement Modifier) link: http://www.pixelab.be/blog/2007/10/16/tutorial-random-object-visibility-in-3dsmax-with-materialbyelement-opacity/ muito prático ... um pouco trabalhoso mas o resultado é ótimo.
www.maquetes3d.weebly.com
Ai Mariano, blz? Estamos na mesma praia, ou seja, V-Ray. Também estava atrás de algo noturno. Encontrei um video tutorial muito esclarecedor. Com ele cheguei ao resultado que sonhava. Dá uma olhada aí: http://tensun3d.com/html/00.free.tuts/09.interior.render.01.htm Bons estudos e vê se posta aí os resultados. Um abraço.

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