Olá Vagner!
Cara, tem uns ajustes que precisam ser feitos sim. Vc tá usando 64 samples no AA. a setagem 1/4 - 16 - mitchel serve para a grande maioria. Outra coisa são os 250 samples de FG. Dá pra suavizar legal com 64 ou 128. Mas tudo bem 250 ainda estaria dentro do normal dependendo da exigência. Esses ajustes irão te auxiliar com o tempo de render, mas o que realmente vai te ajudar com essa "pane" nos volumes da faxada podem ser 2 coisas.
1 - verifica se existem faces sobrepostas (duplicadas). Quando isso acontece, o renderizador fica em "dúvida" sobre qual superfície deve ser renderizada e acaba gerando esse monte de artefatos.
2 - Vc deve escolher entre usar o parametro pixel, raio ou nenhum deles. Nunca os dois. A conta é simples. Se vc não marcar nada, o max calcula automaticamente o tamanho dos raios de FG de acordo com o tamanho da sua cena. Geralmente funciona bem em cenas externas. Mas o ideal seria vc medir os objetos. Por exemplo: meça a altura de uma palheta da veneziana da janela e coloca esse valor no parâmetro maior do raio (para medir, vc vai em tools - measure distance) no parametro menor do raio vc coloca 10% desse valor. Então se a distância da palheta for 5, coloca lá no raio máx 5 e no min 0,5. Raios menores pedem mais e mais samples para poder suavizar e o rendertime demora bem mais. Raios maiores fazem o efeito inverso. Dependendo do tamanho do seu render as falhas que aparecem num preview poderm ser resolvidas com medidas maiores no raio. Então antes de testar o raio. Estabeleça o tamanho do seu render final e faça testes renderizando apenas a janela, na resolução final, e ajustando os valores do raio até obter o tamanho ideal e não disperdiçar samples. Outra maneira, talvez menos trabalhosa, mas que certamente elevará muito o tempo de render é usar os valores resultantes da medição e simplesmente botar um alto valor de FG (talvez 256 sirva) e renderizar de cara.
Essa questão do FG com pouco tempo de prática se torna super simples e sem burocracia e o melhor de tudo. Os tempos de render diminuem drasticamente. Na minha máquina, só como exemplo, uma cena dessa não levaria mais do que 30 minutos na resolução de 2400 x 1600. Então é isso! Espero ter ajudado.
abraço!