Ai Lucas, todo mundo que vem de um prograa de CAD apanha em programas artísticos como o Max.
No Rhino vc está acostumado a fazer tudo na medida e no max é tudo no olho.
Se vc não tiver um desenho 2d da planta baixa para usar de referência no Max, fica quase impossível de fazer um bom modelo do projeto.
Sempre precisa importar a planta 2D em DWG feita no AutoCAD para usar de referência.
Tendo a planta e tendo prática no Max, em 4 ou 5 horas você faz uma planta completa, por dentro e por fora, de uma casa grande.
Mas isso é só a parte de modelagem.
A texturização já depende de outras coisas, depende de mapear objetos, de pintar texturas e de criar materiais realistas.
Então, pode levar mais tempo ajustando tudo nas primeiras vezes.
Mas quando tiver prática, também vai ter uma boa biblioteca de materiais, porque já vai ter criado vários, ai é só pegar e aplicar nos objetos, acaba sendo super rápido.
Depois disso tem a parte de iluminação, essa é a que todo mundo acha mais difícil.
Tem que treinar muito para ficar bom, porque só vê a ação da luz depois que renderiza, então, é chato estudar essa parte.
Mas só com uma boa iluminação que a maquete vai ficar realista.
Depois disso vem a parte de configurar o Mental Ray para criar efeitos avançados de iluminação e tornar a cena realista.
Com prática no Mental Ray vc configura em poucos minutos.
Mas quando mandar renderizar a imagem final com alta qualidade, pode levar algumas horas renderizando.
Se vc comprou o curso de Mental Ray aqui do site, essa parte você vai aprender tudo, porque o curso é muito bom, eu também tenho e aprendi Mental Ray com ele.
Se você está inseguro na modelagem no Max e precisa fazer logo o projeto, vc pode modelar no Rhino e importar para renderizar no Max enquanto estuda modelagem no Max.
Vai postando suas dúvidas de modelagem no max que a gente vai te ajudando