"mucio" disse: Ai cara, como o v-ray não é bom com luzes photometrics, não vale a pena usar o arquivo IES de luz spot dicróica que tem aqui na 3d1, esse arquivo é medido em laboratório com uma luz dicróica real. Mas no v-ray sobe muito o tempo de render, só no mental ray que dá para usar photometrics na boa, até é melhor só usar photometrics com ele. No v-ray é melhor fazer uma gambiarra aplicando um mapa de projeção em luzes comuns mesmo.Eu uso diaramente em meus projetos e nunca tive problema, uso vários IES do site www.erco.com, tem cenas que eu ilumino apenas com luzes fotométricas. Ele é mais lento sim, mas isso é problema do 3dsmax que implementou estas luzes quando acoplaram o lightscape nele, pois ja vi muitos usuários antigos (em fóruns como da CGTalk, por exemplo) reclamando da lentidão no 3dsmax, independente da engine de render usada, sendo que em outros programas como o Maya, a velocidade no render é bem maior. Ainda não posso postar nada, somente depios dos trabalhos serem publicados pelo cliente, mas depois eu coloco uns exemplos aqui de cenas em que usei 100% de arquivos IES com o Vray. alpha.studio, tem vários arquivos, além dos que estão aqui no site 3d1, você encontra um pdf que cataloga milhares de ies simulando luminarias reais no site www.erco.com, é o mais indicado para fazer esse tipo de trabalho, inclusive lá no site eles tem um outro pdf que informa a melhor forma de iluminar cenas interiores e onde/quando usar cada tipo de luminaria. ;)
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711231.
Total de membros registrados: 138766
Últimos membros registrados: LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco, Joselito.silva, dan_df.
Usuário(s) on-line na última hora: 564, sendo 11 membro(s) e 553 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: LEANDRO.AUGUSTO, madalenapri, Eng Damasceno, heliocrispim, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, Celso Borttoloto, Sergio1987, Leonardo, Rodrigo, Fernando Cunha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .