Olá Pessoal!
Vou responder por partes aqui.
Primeiro sobre piso porcelanato. Se for um porcelanato liso, sem texturas, a melhor opção é usar o mapa "tiles" no difuse de qualquer material que aceite reflexo (standard, arch&design, promaterials, vraymtl...) O bom do mapa "tiles" é que vc pode escolher a cor e a espessura do rejunte e fazendo alguns ajustes compondo com o bump e ref. glossiness, podemos determinar tbm a profundidade do rejunte e se esse rejunte será fosco ou levemente acetinado. Quando temos um porcelanato texturizado, o procedimento é o mesmo, só que tem que aplicar algum mapa na textura do mapa "Tile". Eu demorei um tempinho para entender perfeitamente todo esse procedimento, mas quando passamos a perceber como funciona daí não tem limites para a criação de materiais, dos mais simples aos mais complexos. A melhor maneira que eu encontrei foi lendo os tutoriais de materiais aqui do site onde o André explica detalhadamente todos os mapas existentes no max. No max 2009 temos os promaterials que facilitou para o pessoal que está iniciando, mas nada que também não seja possível de fazer com o velho e bom materia standard.
Quanto a questão de usar medidas para os pisos como fazemos com as hachuras do programa "revit building", no max imagino que isso seja possível. Porém o ideal é sempre olhar para o max como um programa de artes gráficas e não como um programa de precisão como os CAD. Assim, como o múcio citou acima, fica bem mais fácil olhar para o tamanho da sala e ver quantas pedras cabem para depois utilizando o modificador uvwmap poder ajustar com facilidade. Podemos também fazer pisos fotografando algumas pedras sem flash e montar uma boa textura no photoshop tanto para o bitmap do difuse quando para o bump. Essa é uma boa técnica para alguns tipos específicos de pisos que seriam mais difíceis de fazer compondo mapas procedurais além de ficar bastante fiel ao produto a ser utilizado.
abraços!