Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

PedroFelipe   Curitiba PR
Bruno   Rio de Janeiro - RJ
Max Idalgo   são paulo - SP
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

Rafah   Rio de Janeiro - RJ
Lopes Junior   São Luís - MA - MA
Carretel3D   Rio de Janeiro - AC

Aplicação de Piso Cerâmico

Por: lekogamba  

Em: 26/03/2008 10:12

Bom dia Galera do Forum 3D1! Faz tempo q não posto nenhuma dúvida não é? Mas, ai vai. Eu tenho uma imagem, uma foto de um Piso Cerâmico para aplicar na minha maquete, mas qual o tamanho da imagem q deve ter a foto do piso para ficar perfeito aplicado no chao no render? o tamanho do piso é um porcelanato 60x60. Agora uma outra duvida, quero saber se estou aplicando pisos da maneira correta ou a mais facil. Crio um plano de 6x6m, com 10x10 segmentos onde o tamanho de cada segmento é 0,6m ou 60cm do tamanho do piso certinho, aplico o bitmap "porcelanato" e depois aplico um UVW Map com tamanho 0,6x0,6 acerto o map channel para linkar com meu material porcelanato e ajusto o Gizmo do UVW Map. Está correto? Existe maneira mais fácil? Muito Obrigado desde já pelas ajudas que todos me deram até hoje. Alex Gamba
ai lekogamba bele Bom se eu intendi sua pergunta ai vai a resposta: Bem como vc vai fazer um pizo reto sem nenhum tipo de elevação não é nescessário utilizar segmentos nenhum(isso só vai fazer demorar a renderização) depois de vc aplicar o material e add o uvw mapping é só colocar na medida 60x60 dependendo do tamanho do plane, se vc quizer colocar em tamanho real por exemplo uma sala de 6 metros, ou seja 600cm, o uvw vai multiplicar a imagem colocando cada uma com o tamanho de 60x60cm. vc ainda pode fazer otra coisa. sem add o uvw maping para o plane no "material editor" vc pode modificar os parametros direto no bitmap colocando 60x60 tb, e pra dechar com um efeito maneiro é só colocar um bump ou até raytrace se for brilhoso espero ter ajudado
www.rubemlima.xpg.com.br
Então cara, seu procedimento está certo, só não precisa colocar 10 x 10 segmentos no plane, só vai pesar mais sem necessidade, pode deixar com 1 x 1 segmento que dá na mesma. Ai pra colocar o piso certo vc tem que ver a medida da sala, a medida do piso e contar quantos cabem em cada lado, ai é só colocar o mesmo valor no Tile do Bitmap ou do UVW Map para criar a mesma qualidade de pisos. O tamanho da imagem do piso tanto faz, só que quanto maior for, mais resolução tem, só que não pode exagerar para não pesar sem necessidade. Colocar uma imagem de 3 megapixel é bobeira, pode ser uma imagem de 500 x 500, 800 x 800 pixels que está ótimo.
Múcio
Galera muito obrigado da resposta, foi de muito ajuda! Ok, eu intendi, mas em um chão eu vou aplicar mais de uma piso, vou aplicar por exemplo preto e branco fazer um quadriculado, ai sim eu tenho q usar segmentos pra determinar IDs pra cada segmento do plane, determinar tbm map channel e aplicar 2 UVW Map? ou não? Valeu mesmo pela ajuda gente. Abraços Alex Gamba
Ao Leko, vc pode usar o mapa checker pra fazer isso, ele cria o quadriculado e vc pode colocar uma textura diferente dentro de cada quadrado. Ai só precisa mapear certo no objeto, sem ter que dividir em ID. Tem casos que tem que dividir em ID, mas quando der pra evitar é melhor, porque facilita o trabalho. Coloca um Checker no diffuse e coloca uma textura diferente de piso dentro de cada slot dele, vc vai ver. Para ladrilhar a textura igual o checker vc aumenta o valor de U e V tile no menu coordinates da textura.
Ae Galera, boa tarde! To iniciando no 3DS MAX 9, já conheço algumas coisas (mínimas) mas já dá p/ criar algo diferente, só que fiquei fascinado com as imagens de salas, quartos.. Queria só que alguém confirmasse, todas essas imagens disponíveis são completamente 3D?? Por que é tão real que parece fotos digitais. Bom, gostaria de informações que possam me fazer entender como aplicar um piso num plano com reflexo de uma esfera, por exemplo??? Quem puder me ajudar, agradeço bastante.. Valeuss....
Thiago Cavalcanti
Bem vindo aqui cara. As imagens que vc vê no site é tudo 3D feitas no 3ds max. Se vc estudar legal o programa vai conseguir fazer imagens assim também. Quando eu cheguei aqui não sabia nada e achei que nunca iria conseguir fazer imagens assim, mas agora estou conseguindo. Pra fazer um piso reflexivo vc coloca o material raytrace e coloca cinza claro no reflexo. No começo é assim, depois que ficar mais experiente vc faz com materiais do Mental Ray como o Arch&Design, que é mais realista, mas ai precisa aprender o Mental Ray primeiro. Começa com os materiais básicos pra vc entender. Vê esse tut que explica como fazer reflexo: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15011 O ideal mesmo é vc começar a ler os tuts pelos mais básicos e ir seguindo na ordem. Os tuts básicos ficam neste link: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620
Pow magster, valeu mesmo pela força.. POis é, estou seguindo os tutos desde o primeiro basicão que tem aqui no site, vou reler eles várias vezes p/ entender bem e partir p/ outros. Estava vendo que a galera aqui usa muito esse Mental Ray, deve ser a melhor saída mesmo, mas não vou botar os pés pelas mãos.. Valeu mais uma vez cara.. A gente se fala qualquer coisa.. FUI!!
Thiago Cavalcanti
Ai tchaco, é isso ai cara, vai na ordem certa que é mais fácil. tem gente que pega o mental ray e só bate cabeça, eu bati bastante. se tivesse estudado melhor as texturas antes de estudar o mental ray eu teria conseguido bons resultados mais rápido. estuda bem os tuts do site, a parte de modelagem, materiais e luzes. Ai vai ficar fácil de partir pro mental ray, ele é uma parte mais difícil, mas é o que dá o tchan na imagem
Olá Pessoal! Vou responder por partes aqui. Primeiro sobre piso porcelanato. Se for um porcelanato liso, sem texturas, a melhor opção é usar o mapa "tiles" no difuse de qualquer material que aceite reflexo (standard, arch&design, promaterials, vraymtl...) O bom do mapa "tiles" é que vc pode escolher a cor e a espessura do rejunte e fazendo alguns ajustes compondo com o bump e ref. glossiness, podemos determinar tbm a profundidade do rejunte e se esse rejunte será fosco ou levemente acetinado. Quando temos um porcelanato texturizado, o procedimento é o mesmo, só que tem que aplicar algum mapa na textura do mapa "Tile". Eu demorei um tempinho para entender perfeitamente todo esse procedimento, mas quando passamos a perceber como funciona daí não tem limites para a criação de materiais, dos mais simples aos mais complexos. A melhor maneira que eu encontrei foi lendo os tutoriais de materiais aqui do site onde o André explica detalhadamente todos os mapas existentes no max. No max 2009 temos os promaterials que facilitou para o pessoal que está iniciando, mas nada que também não seja possível de fazer com o velho e bom materia standard. Quanto a questão de usar medidas para os pisos como fazemos com as hachuras do programa "revit building", no max imagino que isso seja possível. Porém o ideal é sempre olhar para o max como um programa de artes gráficas e não como um programa de precisão como os CAD. Assim, como o múcio citou acima, fica bem mais fácil olhar para o tamanho da sala e ver quantas pedras cabem para depois utilizando o modificador uvwmap poder ajustar com facilidade. Podemos também fazer pisos fotografando algumas pedras sem flash e montar uma boa textura no photoshop tanto para o bitmap do difuse quando para o bump. Essa é uma boa técnica para alguns tipos específicos de pisos que seriam mais difíceis de fazer compondo mapas procedurais além de ficar bastante fiel ao produto a ser utilizado. abraços!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 690, sendo 2 membro(s) e 688 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.