Render Elements

Por: Marco A.Artacho  

Em: 28/03/2008 11:06

No tutorial que o André colocou aqui no site não ficou claro para mim uma coisa: se for usar Render Elements eu não devo usar FG e nem GI? Tenho urgência em descobrir pois estou com uma cena que meu pc não está conseguindo fazer em alta resolução (nem tão alta assim, 3600 px). Marco.
Então marco, vc usa GI sim, mas vc pode fazer cada elemento por parte e ai vc dá pra ligar o GI só no passo que precisa dele, tá ligado? Tipo assim, vc tem a cena e liga o element light só com a luz direta e a sombra, liga o reflexo, atmosfera, self-illumination, diffuse, nada disso precisa de GI, vc renderiza estes elementos sem ligar o GI pra ganhar tempo. Ai só no passo de GI vc liga o GI porque ele vai ter que calcular o GI, não tem como fugir, até tem, mas complica. Dá pra fazer o GI em composição com elementos e passos de AO, mas é bem complicado. Então vc liga o GI, desliga todos os outros elementos e liga do o light que guarda o GI. Faz o render deste elemento calculando o GI e ai vc tem o passo de GI que precisa pra composição. Sacou? Mas dá pra renderizar tudo junto se configurar legal o Large BSP, o size e o depth do raytrace acceleration, ligar o use placeholder objetos e o use mental ray map manager. Em último caso dá pra usar o shader is my object pra criar proxy e controlar o AA individual em cada objeto. Dá pra usar shaders de rays pra controlar o FG em cada objeto. Se for interna dá pra usar o is mat irradiance pra controlar os photons por material. Dá trabalho configurar dessa forma e pode não valer a pena pra still, mas pra animação faz ganhar dias de render.
Múcio
Múcio, É para uma still externa. Normalmente eu uso apenas FG, não uso GI. Meu problema está que tem muito gramado em torno da casa e com displacement minha máquina abre o bico. A cena é pequena, não tem 300 mil faces! Se eu coloco um material de grama sem displacement ela renderiza em 20 minutos no máximo. Não usarei dof. Vc acha que com diffuse, lighting (com fg), Lighting (sem FG) e Reflection eu consigo os dados suficientes para compor no PS? Ou vc indicaria uma outra solução para eu conseguir o renderpelo menos com 3000 x 2000px? Marco.
Marco.
Será que vc não aumentou muito a subdivisão do Displacement? Isso faz gastar muita RAM. Se você aplicar um turbo smooth no terreno e diminuir a subdivisão do displacement, vai ficar mais leve e o resultado será idêntico. Se você renderizar só o gramado dá erro? Porque vc pode renderizar só o gramado e compor depois no PhotoShop. Faz a cena normal sem displacement e depois renderiza só o displacement e os objetos que criam sombra nele. Estes objetos vc desmarca a opção visible to camera. Ai vai ter só o gramado certinho pra colar em cima no Photoshop. Já tentou usar o Hair And Fur em vez de Displacement, acho que gasta menos RAM, apesar de demorar mais no render.
E ai Marco, deu certo? Tentou renderizar só o elemento lighting com o GI e rendeu sem problema?
Múcio
Mucio, O problema estava na modelagem da geometria da grama. Como modelo no cad, fiz uma ruled surface com surftab 1 e 2 com o valor 18 e isso resolveu. Obrigado pelas dicas, e abraço, Marco.
Marco.
Legal que deu certo Marco, as vezes a gente acha que é uma coisa que está prejudicando e quando vai ver é outra. Acontece comigo também e me deixa maluco. Sempre que usar Displacement toma bastante cuidado, porque ele exige muita RAM se tiver que subdividir demais no render. Vale mais a pena subdividir de verdade na viewport e deixar pouca subdivisão pra fazer no render. Ganha tempo e memória
Múcio
Mas Múcio, resolveu o problema em termos pois quando fui fazer a imagem em alta o pc abriu o bico. De mensagem que não consegue fazer algumas etapas porque não existe espaço físico. Tenho 2 HDs de 160gb cada e não estão cheios nem pela metade! Às vezes o max me faz lembrar uma piada do Juca Chaves que dizia que o pai o aconselhou a nunca ter um Jaguar e nem uma amante argentina! Marco.
Marco.
Pode ser que ele está falando do espaço físico na RAM. Não é bom modelar no AutoCAD pra aplicar Displacement, o objeto que vai receber displacement é melhor modelar no Max. Porque ai dá pra aplicar turbo smooth e controlar a subdivisão. Coisas importadas do AutoCAD vem sem resolução para Displacement e Hair and Fur. Se tiver que subdividir nos recursos do Displacement na hora do render, come uma RAM lascada. Já tentou fazer com o hair and fur? Usando buffer vai ficar mais leve e mais bonito

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 304

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.