Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fabio Teles   Goiânia-GO - AC
Rodrigo   Salvador, BA - BA
danilovfx   Marilia - SP
An3dre   Araras / SP - SP
Al3x Salles   Brasil - Barra do Garças - AC

Portfólios Ver Mais

estebanXRK   Brasilia - DF
graciano   Indaiatuba
conceptart   franco da rocha

interior com mental ray, alguns testes + duvidas

Por: Dan_Makateri  

Em: 05/04/2008 18:28

Ae pessoal to fazendo aqui um interior em mental ray pra um amigo meu, queria uma ajudinha, nunca mexi com mental ray em interior antes apenas vray usei apenas materiais arch e design e pra iluminação externa um MR sun e SKY internamente usei photometrics com mental ray shadow map. a imagem ficou meio manchada, postei aqui tbm uma imagem mostrando como configurei a indirect ilumination pra ajudar o povo q quzier me dar uma mão, valew ae
o_o
Regra nº 1 para usar o Mental Ray, sempre coloque a sombra Raytrace Shadows!!!! Se quer sombra difusa, usa uma luz área, porque é a área de luz que faz a sombra difusa e não o tipo de sombra. Apesar de ter a mr shadow map, não serve pra nada, porque com a raytrace faz tudo e é mais rápido que a shadow map. O granulado é por causa de baixo samples na luz photometric, aumenta os samples da sombra que some o granulado. Diminui o density pra 0.3 e o Rays para 128 ou menos, só aumente estes valores no render final Pra falar se o radius do GI está certo depende de saber as medidas da cena. Não mexe no valor do volume, só usa ele quando tem volume na cena.
OLá Dan_Makateri! Complementando as dicas do supermax, é necessário saber alguns detalhes sobre configuração de unidades e os problemas que podemos encontrar. Nesse link tem tudo o que vc precisa saber sobre isso. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22777 Além disso, deixa o bounces do FG em 0. O uso de bouces no FG fica mais adequado quando não utilizamos o Photom map. Já que ele é responsável pela mistura de cores na cena. Toquei no assunto das unidades porque a unidade da sua ficha de render estão em metros. O ideal é trabalhar no max em polegadas ou em mm. Qualquer dúvida, posta aí que te daremos mais dicas. abrs!
Ai Dan, o pessoal está certo, as unidades são muito importantes, mas acho que o Eduardo falou mm sem querer, acho que ele queria falar cm. Porque mm fica muito pequeno :) Mas dá pra configurar bem o mental ray em qualquer unidade, o problema de trabalhar em metros não é só com o mental ray, é com tudo no max, tudo vai ser mais difícil pra vc trabalhando em metros, porque tem que usar 4 casas decimais pra poder trabalhar. Em centímetros fica bom porque é mais próximo de polegadas, que é a unidade interna e fixa do max. Se por acaso vc mudou alguma coisa no Customize>Units Setup>System Units Setup, nada vai dar certo com vc. No System Units Setup tem que deixar Units = 1 e Inches na lista de unidades. Só muda no Display do Units Setup para Metric>Centimeters Usando metros o valor do Radius do GI vai ficar entre 0,02 e 0,05, porque deixa tudo muito pequeno. Usando centímetros o valor do Radius do GI vai ficar entre 2 e 5. Se está usando GI não precisa dos Bounces no FG como o Eduardo disse, porque o GI que faz isso e faz muito melhor. O Bounces do FG é pra ter GI em cenas externas quando usa só o FG.
Múcio
Valeu a correção múcio! Confundi mesmo, pois trabalho sempre em polegadas e não uso o sistema de medidas do max porque modelo tudo em programas BIM. O resto é sempre no olhômetro, considerando as proposções, coisa que muita gente erra. Agora pra quem modela tudo no max, acho que trabalhar em cm evita esse problema com as medidas porque se tiver dúvida é só medir e corrigir. vlw!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 1005, sendo 12 membro(s) e 993 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, JMDesign, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Vladis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.