Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

vanderabelo   Barsil - MG
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Cidral   Curitiba pr - AC
Lucas   Brasil - SP
marcio barbosa   Nova Andradina -MS - MS

Portfólios Ver Mais

tiago fortes   Florianopolis - SC
PETRAGLIA   florianópolis-sc - AC
Ruben   Santa Isabel - SP

grama no MR sem displace, tem como?

Por: Dan_Makateri  

Em: 11/04/2008 21:58

Ae pessoal queria fazer uns gramadinhos tipo jardim sem usar displace, não me dou bem com displace do MR sempre fica meio ruim =/ queria saber op q posso usar pra grama? particle spray? hair anf fur? alguem tem algum tutorial desses ou pode me ajudar? valew
o_o
Ai Dan, a grama fica boa com displacement no MR se vc subdividir bem a malha. Se vc modelar o piso no autocad fica ruim, tem baixa resolução, ai vc tem que colocar o modificador subdivide ou tessellate para deixar com mais resolução. Isso serve também pro hair and fur e pra partículas, porque eles vão pelas faces do objeto, se tem poucas faces sempre fica ruim. O hair and fur fica mais bonito que displacement, mas eu acho mais pesado Particle também fica bonito, mas é mais pesado ainda, acho que displacement é a forma mais leve de ficar bom.
Tem dois jeitos muito bons, um deles é com Parray ou Pflow, cria-se a geo simples de um fio e distribui-se pela geo do chão, esse método consome bastante memória, mas os fios vão interagir com o GI e FG por completo, terá grande controle sobre os materiais e etc ( OBS: esse mesmo método pode ser feito com scatter ) Outro método é usar o Hair and fur, tanto em Buffer como mrprim, a vantagem de usar o modo buffer é que não vai demandar um anti-aliasing forte p/ a grama, mas tem desvantagens, como por exemplo a não interação dos fios com os recursos de iluminação global, em mr prim a vantagem é poder colocar shaders do mr como material dos pelos e a interação destes com o FG, mas demanda mais samples de AA p/ a grama não ficar serrilhada. Ambos os métodos costumam ser bem pesados e talvez tão demorados quanto com displacement. Em ada método o importante não é o metodo em si, e sim a criatividade e tempo que se usa otimizando o efeito, isso foi só uma nota. Abraço.
Com o hair and fur usando buffer a grama também cria GI, no review que o André fez quando saiu o hair and fur ele mostra esse exemplo de um quarto branco com grama azul no piso e cria GI azul no ambiente. o exemplo está neste link: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15380
Olha só... que coisa, devem ter colocado esse recurso posteriormente, a ultima vez que vi isso foi no max 8 e não dava esse resultado.. mas tenho certeza de que isso aí não é GI e sim Final Gather... acho que mesmo assim não interage com photons.. por que ja testei ( no max 8 tb ) Abraço e obrigado pela nova informação supermax, muito boa.
Esse teste ai ele fez no max 7.5, quando saiu o hair and fur, está lá no texto. Mas é só FG mesmo, não tem Photons, com photons precisa ser MR Prim, mas em cenas externas não usa photons mesmo, usa só FG.
Cara, deve estar havendo alguma confusão então, tenho quase certeza de que nem mrprim interage com photons.. lembro de na época ter discutido isso com alguem.. deve estar nas paginas antigas do grupo de estudos de mental ray. Mas não considere tudo que digo a esse respeito, estou falando de testes de 2 anos atrás e minha memória não é lá grandes coisas.
Ai Caio, o negócio do MRPrim aceitar Photons já foi um chute meu, não testei. Eu só lembrei desse teste do André ai que ele falou que ficou impressionado quando viu que mesmo com o buffer criava GI, está lá no artigo dele, mas não fala de criar Photons com MRPrim, ai eu chutei. :(
É, acho que só interage com photons como geometria do max mesmo.. sei disso por que no grupo de estudos de mental ray, numa pagina lá atrás tem uns testes do Zulmar jr mostrando isso, só que como foi lance de dois anos atrás eu nem tava lembrando, mas ta registrado lá a informação. De qualquer forma, isso foi no max 8, é possivel que ja tenham adicionado essa interação na mrprim, por que adicionaram o recurso de aceitar shaders do mental ray.. faz todo o sentido mesmo. Abraço.
Aliás, nem sei por que to dizendo isso assim.. é provavel, é.. mas é só testar que descobre se sim ou se não.. vou fazer isso amanhã de manhã e dou um feedback.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 880, sendo 11 membro(s) e 869 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha, Vladis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.