Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
RSFX   São Paulo
Joao   Itapetininga-SP - SP

Portfólios Ver Mais

ALF   Araxá - MG - MG
godon2004   Taboao da Serra - SP
Rtrevelin   santo andré - sp
David   tucurui Pa

Traking no Boujou x Max

Por: reneproenca  

Em: 12/04/2008 15:10

Olá, eh o seguinte eu tenho uma filmagem aerea e preciso colocar a maquete nesta filmagam ... ( fazer um track) mas é o seguinte ... to tentando usar o Boujou ele faz o traking ateh legal ... mas na hora de colocar no max a escala da maquete na bate com a escala da camera que foi feita no boujou ... pow se alguem ja tentou fazer isso, por favor me ajudem ... ou se alguem conhece algum site com tutoriais para boujou ... qualquer dica vai ser bem vinda ... obrigado a todos e forte abraço para geral fui ...
O traking do boujou é automático e a escala dele não bate com o max, porque o max só trabalha em polegadas e converte modelos importados para ficar na escala certa. O boujou trabalha em metros e não vai acontecer essa conversão quando importar, porque não é um arquivo DWG. Ou agrupa todos os pontos e a câmera do boujou e aumenta a escala, ou melhor ainda, seleciona a maquete e diminui a escala pra ajustar com os pontos do boujou
Eu nao aconselho a escalar ao grupo que o Boujou cria, tah problema na camera. Tenta agrupar a maquete e escalar... Na hora que vc exporta do boujou ele tem uma escala que eh 1.0000 eu uso sempre 10.0000 q normalmente funciona com o maax. No boujou 4 tem como colocar a escala correta (eu nao sei fazer no 3 mas deve ter tbm) no survivor que deixa vc fazer esse ajuste. Se puder postar eu ajudo no track ok ? vlw !
ae galera valeu pelas dicas, infelizmente não posso postar o material... mas vou tentar aqui e posto os resultado, outra dúvida é quanto ter um grid para referencia no chão ... tem como exportar com este grid ??? a pergunta pode ser meio iniciante mas é que estou aprendendo a mecher agora com o Boujou e tenho dificuldaes de achar material didadico para ele... quem puder ajudar fico agradecido ... valeu e abraço a todos ... fui
Vamos ver se eu entendi a pergunta.... Tem como importa um obj pra dentro do boujou, mas se quer uma referencia pro chão o proprio gera no viewport. Exitem algumas formas de acertar a orientação da sua cena, mas se vc tem pouca experiencia com o boujou emporta do jeito que está a cena pro max e lah vc gira o grupo que o boujou cria. Evita ao maximo escalar esse grupo, o max nao gosta muito quando se escala o icone da camera.... Exite mateira sim sobre tracking no boujou, veja em http://www.thegnomonworkshop.com/dvds/smc02.html O Boujou eh um dos mais simples softwares de tracking que existe, pra ambientes nao controlados (fora de estudio) é o melhor tracking que tem, por isso eh o mais caro. ACho que sem ver a cena é o maximo que posso fazer por vc. boa sorte ai !!! abraço
valeu ae ... obrigado pelas dicas ...
Vou começar a anotar as dicas do Thunndro sobre tracking também, esse cara é uma bíblia!!!
Thunndro, cara me ajuda por favor... é o seguinte ... eu faço o traking, camera solve, daí quando eu exporto eu coloco na escala 10.000. até ae tudo bem ... no max é que vem o problema ... seguinte, a escala da maquete não bate com a da camera, eu não posso ajustar pela maquete a esclala, pois a mesma vai ser usada em várias animações e não posso tira ela da escala ... então ajusto pela camera, depois que eu ajusto tudo e ou dar play , sai tudo do lugar ... pelo amor de deus eu fiquei hoje o dia inteiro nisso e não consegui um resultado satisfatório... você saberia algum jeito mais fácil ou menos trabalhoso... pow deve ter um jeito de fazer que fique bom ... eu assisti vários vídeos que usam traking em maquetes e os resultados são muito bons ... como faço ?????
Cara, o jeito que dá certo e fica bom chama experiência, não é fácil fazer isso ai e depende muito também da forma que capturou o vídeo, vídeo de baixa qualidade com codec de compressão fica ruim de trackear, o programa se perde no tracking e já vem errado pro max. Se tudo tiver certo, se vc sabe mexer bem no boujou e mascarou tudo que pode atrapalhar o tracking, se tem certeza que o tracking está correto, a única opção que resta é ajustar a escala da maquete aos pontos do tracking, porque o thunndro disse que não pode mudar a escala dos pontos e da câmera. Se vai usar a maquete em outra coisa depois, tira uma cópia do arquivo na escala atual pra usar depois!!!
supermax, perfeito !!! eh isso ai mesmo !!! :) É dificil saber o que tá acontecendo com a cena sem vela certo ? Medidas precisas são possiveis no boujou, mas tem que saber usar bem , entao eu aconselho a fazer exatamente como o supermax disse. Faz testes com varias escalas de exportação no boujou, antes de vc colcoar a sua cena na cena que tem tracking, cria um BOX de referencia do tamanha do obejto que vc quer colcoar na cena, salva isso separadamente e usa nos seus teste de escala. Uma vez funcionando nesse Box vai funcionar na sua cena de maquete. Pra esse tipo de tracking o matchMover eh mais aconselhavel por que exatemente ele eh o que tem mais facilidade pra colcoar a escala correta. vlw !!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711244.

Total de membros registrados: 138774

Últimos membros registrados: godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel, cito, Rn1234.

Usuário(s) on-line na última hora: 477, sendo 4 membro(s) e 473 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yanga026, janealva93, kelliehalvorsion, godyx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.