Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
arstudio1   Ahmedabad
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

Gringo   Campinas-Sp - SP
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
tvini   São Paulo - SP

Como descobrir a cor rgb

Por: Lando  

Em: 16/04/2008 15:19

Olá, novamente, graças a este fórum estou melhorando meus trabalhos, espero que logo eu possa também ser útil, a esta comunidade a minha duvida é a seguinte. ao invés de eu usar texturas, gostaria de realmente criá_las (não todas) como exemplo se eu tiver um catálogo de cores de tintas, (lisas) sem efeitos, gostaria se saber se tem como descobrir a sua tonalidade com precisão, bom sei que posso fazer por tonalidade até chegar a um bom resultado, mas se pudessemos descobrir os valores em rgb seria interessante, um catálogo virtual Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Lando, No Photoshop, com a ferramenta Pick, vc clica num ponto da imagem e lea pega a cor. Aí, é só vc ver o valor RGB dela. Um abraço,
O Leandro, muito obrigadu essa dika vai me servir como uma luva, afinal nas minhas internas, eu uso bastante aqueles "laminados plásico" (agente aqui chama de Fórmica) existem detalhes lisos, brilhantes e texturizados e nestes ultimos eu pretendo aplicar um mapa noise com a cor rgb, nos brilhantes tem um certo brilho, neste caso entra um raytrace. eu até tenho as texturas aqui mas não tem boa qualidade, então pretendo substitui_las por esse método (talvez ficará até mais leve em questão de render. valeu Atenciosamente
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Ai Lando, tem uma coisa que vc pode fazer pra ter a cor exata, escaneia o catálogo e recorta cada cor, fazendo uma imagem pequena, só pra ter a cor. Ai vc aplica no diffuse do material. O problema é que ai tem que mapear todos os objetos, mesmo se for só receber cor
Lando, não se esqueça de que se for imprimir...a escala precisa ser cmyk para ficar fiel a cor desejada. existem tabelas, em papel, para vender. a forma mais pratica e barata para quem não precisa imprimir e ter tanta precisção...é scanear e utilizar o processo que o Leandro descreveu.
Olá Supermax, bom dia, realmente vc tem razão é assim mesmo que eu faço ,principalmente com texturas complexas, ( madeira, grafiato, um belo quadro, etc.... porém quando se tratar de cores lisas, não quero ficar muito dependente do catálogo (apesar de telos todos aqui "escaneados e guardados a sete chaves") mmartins, obrigadu pela atenção porém me desculpe mas eu não entendi direito o que vc falou? esse cmyk é no photoshop?
Oi Lando, Respeito o Super, mas acho que nesse caso não é uma idéia, por dois motivos: 1 - a chance da sua imagem da cor scanneada ter uma variação gradiente causada pela iluminação é grande. Ou seja, pode acontecer de, ao aplicar a imagem no objeto, aparecr emendas. 2 - já que o que vc quer é cor sólida, é melhor aplicá-la como cor mesmo. Assim, não ocorre ementas, a resolução é sempre alta e vc pode alterar a cor com muita facilidade. Um abraço,
Olá Lando, tudo bem? CMYK é um esquema de cores, do mesmo tipo do RGB. RGB é uma sigla, R de Vermelho (Red), G de Verde (Green) e B de Azul (Blue) e o CMYK também: C de Ciano (Cyan), M de Magenta, Y de amarelo (Yellow) e K de preto (blacK) que, ao invés de usar a inicial B, usa a letra K para não haver confusões com o B de Blue. Outra coisa, sabe aqueles bitmaps que têm 24 bits? Pois é, eles são 24 bits porque têm os 3 canais de cores, o RGB. Cada cor "custa" 8 bits no formato de saída da imagem. 8 x 3 = 24 bits. Se você salvar uma imagem com o canal Alpha junto, será um bitmap de 32 bits, porque será a soma dos 24 bits (RGB) + os 8 bits do canal Alpha, totalizando os 32 bits, o que seria um RGBA. Entendeu? Enfim, espero não ter confundido alguém! :seila: No Photoshop, Corel Draw e muitos outros programas, há o esquema de cores CMYK e RGB. No 3ds max, o esquema de cores é RGBA Mono. Ou seja, é um RGB + A (canal Alpha)... No VFB (Virtual Frame Buffer) do max, clicando com o botão direito aparecerá a opção "conta gotas" que vai informar o esquema de cores sobre aquele píxel que está sendo exibido pelo mouse e muitas outras informações a respeito de cores. Acho que essa é uma boa forma de saber se as cores da imagem final estão fiéis às cores que desejamos. Espero não ter falado nenhuma besteira, afinal, isso aí é resultado de observação. Não cheguei a fazer nenhuma pesquisa sobre o assunto, portanto, se alguém quiser acrescentar mais informações ou corrigir alguma besteira que eu falei, podem ficar à vontade. ;) Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
"Leandro Oliveira" disse: Oi Lando, Respeito o Super, mas acho que nesse caso não é uma idéia, por dois motivos: 1 - a chance da sua imagem da cor scanneada ter uma variação gradiente causada pela iluminação é grande. Ou seja, pode acontecer de, ao aplicar a imagem no objeto, aparecr emendas. 2 - já que o que vc quer é cor sólida, é melhor aplicá-la como cor mesmo. Assim, não ocorre ementas, a resolução é sempre alta e vc pode alterar a cor com muita facilidade. Um abraço,
então, por isso que eu falei para ele scanear a cor e depois "puxa-la" no photoshop. ele pode aplicar o maximo possivel de zoom e depois "puxar" a cor rgb, ou o sistema que desejar, de apenas um pixel (o mais proximo da cor real). feito isso, ele cria um material no 3d max com a cor que ele "puxou" do tal pixel. apesar da falta de precisão devido a diversos fatores como a calibragem do monitor, ajuda em alguns casos. prefiro recorrer aos catalogos cmyk, pantone e outros. acredito que deva existir um catalogo que "converta" cmyk para rgb...sei la. posso estar falando bobagem. obs: esse sistema so serve como quebra galho para visualizações no computador (rgb)...para impressão não serve.
Só para elucidar mais: RGB são as 3 cores básicas para criar todas as cores usando luz, como é o caso dos monitores e TVs. CMYK são as cores básicas para criar todas as cores com pigmento, como é o caso da impressão. Por isso que uma determinada cor no monitor dificilmente sai exato na impressão. Pra isso, o pessoal de impressão usa tabelas como a Pantone ou outra. Vc pode converter uma imagem RGB no Photoshop para CMYK, mas acredito que sejam necessários ajustes. Como não sou da área de impressão, não tenho como afirmar. Um abraço,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138769

Últimos membros registrados: julianogpimentel, cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14.

Usuário(s) on-line na última hora: 731, sendo 9 membro(s) e 722 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Sergio1987, emersonforentin, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Daniel Monteiro, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.