Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
Uilian   Santa Maria
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
the borba   santa catarina

Portfólios Ver Mais

Raphaelporto   Belo Horizonte - MG
JACKEI   Manaus - AM
kingstormer   São Paulo

Iniciando Em Iluminação Com Mental Ray

Por: RogerDigital  

Em: 23/04/2008 08:48

Ola galera estou iniciando em iluminação sou novo no MAX e na modelagem ja tenho uma boa noção, agora construi uma maquete e vou começar a iluminar com o Mental Ray e não sei por onde começar, por favor me ajudem, obrigado
Olá Roger! Os presets do mentalray estão bem melhores e mais leves que antes. Para quem está iniciando, bons resultados são obtidos sem muito trabalho. Antes de iluminar, aplique boas texturas. Se for uma cena externa, use uma combinação de skylight com mrareaspot. A skylight deve ser usada mais fraca que a spot. Na ficha de render, habilite o Finalgather como "draft" e renderize. Não precisa por enquanto mais do que isso para um bom result. Mas é claro que vale à pena ir estudando os parâmetros pelos tutoriais aqui do site. Se a cena for interna, tente colocar uma free area na janela (só isso) aumente o valor dela, habilite o Finalgather em draft e o GI do photommap (não habilite o caustics nem o volume), daí é só renderizar. Se quiser mais qualidade, mude o preset do FG para medium e espere um pouco mais. Essa é a maneira mais simples de iniciar com iluminação no MR. abrs!
Nessa página tem um monte de tutoriais do mental ray, começa pela parte 1 e segue na ordem que vc aprende bastante coisa: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681 Mas se quiser aprender todos os recursos o CD do mental ray aqui da 3d1 é ótimo, eu comprei e estou gostando muito.
"eduardoqf" disse: Olá Roger! Os presets do mentalray estão bem melhores e mais leves que antes. Para quem está iniciando, bons resultados são obtidos sem muito trabalho. Antes de iluminar, aplique boas texturas. Se for uma cena externa, use uma combinação de skylight com mrareaspot. A skylight deve ser usada mais fraca que a spot. Na ficha de render, habilite o Finalgather como "draft" e renderize. Não precisa por enquanto mais do que isso para um bom result. Mas é claro que vale à pena ir estudando os parâmetros pelos tutoriais aqui do site. Se a cena for interna, tente colocar uma free area na janela (só isso) aumente o valor dela, habilite o Finalgather em draft e o GI do photommap (não habilite o caustics nem o volume), daí é só renderizar. Se quiser mais qualidade, mude o preset do FG para medium e espere um pouco mais. Essa é a maneira mais simples de iniciar com iluminação no MR. Valeu pela Dica cara abrs!
Eu também indico o CD do mental ray aqui da 3D1 se vc quiser dominar bem ele. Eu estudei Max por 3 anos e minhas imagens só deram um salto de qualidade quando comprei o CD.
"eduardoqf" disse: Olá Roger! Os presets do mentalray estão bem melhores e mais leves que antes. Para quem está iniciando, bons resultados são obtidos sem muito trabalho. Antes de iluminar, aplique boas texturas. Se for uma cena externa, use uma combinação de skylight com mrareaspot. A skylight deve ser usada mais fraca que a spot. Na ficha de render, habilite o Finalgather como "draft" e renderize. Não precisa por enquanto mais do que isso para um bom result. Mas é claro que vale à pena ir estudando os parâmetros pelos tutoriais aqui do site. Se a cena for interna, tente colocar uma free area na janela (só isso) aumente o valor dela, habilite o Finalgather em draft e o GI do photommap (não habilite o caustics nem o volume), daí é só renderizar. Se quiser mais qualidade, mude o preset do FG para medium e espere um pouco mais. Essa é a maneira mais simples de iniciar com iluminação no MR. abrs!
Ola eduardoqf fiz um teste com suas dicas só não entendi porque a imagem ficou borrada em algumas parte e a imagem toda ficou chuviscada, essa ultima parte que vc falo no final eu não entendi muito ( o GI do photommap ) bom mas ficou mais ou menos levando em conta a minha falta de experiência, cara valeu segue o Render
Realmente o cd do curso do Mental Ray da uma grande melhora nas imagens. Investimento garantido.
Olá Roger! Acho que vc renderizou sem ligar o Final gather.
Preparei uma cena bem simples com apenas uma entrada de luz. Utilizei quase todos os materiais feitos de pressets do arch&design e uma luz free area como podemos ver nas vistas top e font. Deixei a luz um pouco maior que a janela apenas para deixar a sombra mais difusa, mas isso não é uma regra.
É isso ai Thiago, todo mundo que compra esse curso adora. Eu já conversei com vários usuários que compraram e sentiram o mesmo que eu, em poucos meses as imagens saem daquela cara de 3D pra imagens realistas. Estou ancioso esperando o outro volume que o André prometeu, mas acho que ele esqueceu. :(

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711244.

Total de membros registrados: 138774

Últimos membros registrados: godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel, cito, Rn1234.

Usuário(s) on-line na última hora: 477, sendo 4 membro(s) e 473 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yanga026, janealva93, kelliehalvorsion, godyx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.