Quarto - MR

Por: Elisa2008  

Em: 15/05/2008 12:36

Olá moça tudo bem, como não entendo nada de mentalray, mas observei seus trabalhos e vc deve ser novata no max. Porém comecei assim, não ligava muito para o mundo real, como seria de verdade. Mas com estudo vc chega lá. Gostei da sua segunda imagem. Parabens.
Tá indo bem Elisa. Vendo os photons é mais fácil de saber se estão bons ou não e na sua imagem tá bom. Até dá pra diminuir um pouco o radius pra deixar o GI mais preciso, mas ai gasta mais photons. Viu como o color bleeding (espalhamento da cor) vc controla no decay quando está com photons? O diffuse bounce vc usa só em cena externa. O veludo muito brilhante é por causa do falloff que tá no material. Eu baixei ele aqui e o material feito só pro mental ray com o shader DGS é difícil de configurar. Pega o outro veludo que tem lá pra download, que é pro scanline e pro mental ray. Esse é mais fácil de configurar, vc controla o brilho na cor mais clara dentro do falloff. Se deixar essa cor mais escura o brilho fica menor. Vamos as outras questões. 1 - Não coloque o turbo smooth que o objeto não está bom pra receber suavização. Coloca o modificador smooth e liga a opção autosmooth dele. Vai ficar mais suave sem criar estes defeitos que criou. 3 - Troca o material para o veludo scanline MR que é fácil de configurar. 7 - Se quiser que as cores se espalhem mais vc diminui o decay, se quiser que espalhe menos vc aumenta o decay. 8 - O BG tá bom, o importante e estar na mesma perspectiva da câmera. 9- Coloca reflexo nas madeiras que fica mais real, mas tem que ser reflexo borrado. Se não for borrado vai parecer um espelho. O material arch&design do mental ray é fácil de configurar e de criar materiais realistas. Ele já vem com dois presets de madeira, um acetinado e outro bem brilhante. Pega esse material e escolhe o preset satin wood. Se quiser vc troca só a textura de madeira dele. 10 - vidro plano igual de janela vc usa raytrace ou até standard sem refração, só com reflexo, fica bom e economiza no render. Quando for recipiente de vidro vc pega o preset glass do material arch&design. 12 - A profundidade que falaram eu acho que é a questão da perspectiva que te falei acima. O BG tem que estar na mesma perspectiva da câmera. Se colocar ele num plane do lado de fora da janela é mais fácil de enquadrar a perspectiva do que se colocar ele de fundo no environment. Mas ai tem que colocar self-illumination no material pra não ficar escuro.
Ola elisa, tudo blz? Gostei da maneira que você foi postando as respostas, numerando como que em resposta as minhas C&Cs ^^ A melhora na sua cena é evidente, a cortina deu um charme a mais como pode ver, já a profundidade ao qual me referi, é com relação a profundidade da esquadria e da parede em si, devido ao demonstrado na cena, parece que a parede está mais fina do que o habitual, que é de pelo menos 15cm, dando a impressão de ser uma divisória de gesso, entende? Com relação aos materiais de madeira, procure dar uma lida no tutorial do mestre Ramon, pois a técnica emprega nos dois tutoriais dele vão deixar o aspecto do material bem mais realista. Quanto ao turbosmooth aplicado, repare que gerou deformidades na malha, isso se deve ao fato de como estava a malha, e ainda deve ter faces triangulares nas bordas, o que acabam causando esse aspecto de a malha estar se transpassando. E falando em transpassar malha, repare que a sua colcha está transpassando a malha da cama. Falando agora das setagens do render, pelo visto você está usando o max 9 ou superior né? No caso, não precisa usar 150 em Rays per FG Points, creio que um valor de 64 já esteja bom, também pode diminuir para 0,3 do FG Density, pois se setado corretamente o photon map, não precisa de tanto FG para suaviza-lo, e usando valores menores, faz com que o tempo de render caia, mas isso tudo depende do photon map. Como aparentemente a luz que entra no quarto vem da janela, você não precisa de 2 photometricas dentro do quarto, basta apenas uma photometric free area (levemente azulada) do tamanho da janela para simular a iluminação indireta e uma MR Free Spot (levemente amarelada) para simular a luz do Sol. Você pode usar um Shell na colcha e aplicar um turbosmooth nele, ou suavizar em nurms caso ache que fique mais leve. Bom, é isso... bons estudos, precisando de ajuda, posta ai que a gente sempre ajuda quando possível ^^ Abraço!
Site sendo reformulado!!!
"evilwata" disse: ...já a profundidade ao qual me referi, é com relação a profundidade da esquadria e da parede em si, devido ao demonstrado na cena, parece que a parede está mais fina do que o habitual, que é de pelo menos 15cm, dando a impressão de ser uma divisória de gesso, entende?
A parede tem 25cm de espessura, pois é externa, acho q o ângula da perspectiva é q não favoreceu, como o Gutao falou. Quanto à madeira, olharei o tutorial do Ramon. Estou usando o max 9. Vou fazer essas mudanças q tu falou p ver se diminui o tempo de render tb, pq está muito alto, quase 4h. Bom, obigada a tds pelas dicas.
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com
Pô Elisa!!! 4 horas de render é absurdo nessa cena. Posta ela no rapid share que eu configuro pra você e posto de volta. (www.rapidshare.com) dai vc olha as configs e faz seus testes. essa cena ai é pra renderizar em 10 minutos!!! olha essa imagem que eu fiz depois de estudar bem o cd do mental ray da 3d1. levou 17 minutos de render. eu tive que quebrar a cabeça com o curso por 4 meses pra começar a conseguir bons resultados, porque era muito noob no max, nem era por errar no mental ray porque o curso é bão. Eram coisas de texturas e mapeamento que estavam pegando. agora está começando a sair.
Oi, magster. Obrigada por se oferecer a me ajudar, mas com as configurações que o evilwata me falou a cena tá levando 20min p renderizar. uhu! eu prciso comprar esse curso, mas é q agora não tô podendo :S.
Assim q puder adquira, é realmente muito bom o curso.
Olá Elisa, tudo blz? Bom, no caso da sua cena, se realmente você está renderizando nessa resolução que você postou, 4 horas é absurdo, que bom que com as configurações que te passei caiu bastante o tempo de render, porém, nessa resolução daria para ter tempos bem menores. Para tanto, basta aprender a maneira adequada de se setar materiais, luzes e o render. No caso do vídeo curso, assim que puder adquiri-lo, não perca tempo, pois todo conhecimento agregado sempre tende a auxiliar, e não a atrapalhar. Só para você ter uma idéia, olhe essa cena que postei a um tempo atrás, ela levou 6 minutos para renderizar com GI+FG em 1200x900. Abraço!
estou renderizando em hdtv 700x94. ficou linda a sua cena, vc podia fazer um tutorial dela ;). vc tb aprendeu MR com o curso daqui do Trêsd1? inté
Infelizmente não tenho o curso da 3D1, queria comprar, porém não sobra money para isso... depois que virei pai, basicamente as despesas aumentaram bastante. O que sei atualmente de MR foi árduamente e com a ajuda de amigos que fiz aqui na 3D1, porém o tempo para se aprender na raça é bem maior. E tem coisas que não sei direito, ou nem conheço, que ensina no vídeo-curso do André. Posso te dizer com certeza que vale a pena comprar, pois mesmo que eu não o tenha, conheço muita gente que nem sabia nada de Mental e depois de pouco tempo aprendeu a trabalhar com ele e melhor ainda do que eu. Se pretende aprender rapidamente, é a melhor alternativa. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711249.

Total de membros registrados: 138780

Últimos membros registrados: glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion.

Usuário(s) on-line na última hora: 676, sendo 2 membro(s) e 674 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Owensfreders, glucofitsverige.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.