Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

111111   brasil - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
GARGAMEL   Maceio - AL
julioras   Curitiba
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

pietroniro   Jundiaí - SP
Marcelo   Joinville SC - AC
Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
dyeizom3d   São Paulo

iluminação externa

Por: arq.jan  

Em: 16/05/2008 15:28

ola... gostaria muito da ajuda de vcs..... estou tentando fazer uma iluminação externa com os parametros de um tutorial daki, mais ao renderizar fik tudo preto.... segue abaixo os parametros q estou usando !!! no que estou errando????? alguem poderia me ajudar??? muito obrigada
Qual tut vc fez? O do physical sky com o mental ray? Se não ligar o final gather do mental ray a luz sky não funciona, pode ser por isso que ficou tudo preto. O tut é esse? http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719
Mental Ray User
foi esse tut q eu fiz!!!!!!!! sei la..... naum ta dando certo!!!! anexei os parametro.....por favor c der de uma olhada pra vr c falta algo!!!!! brigada
Olá arqjan, Notei q vc está usando valores baixos na intensidade da sun e da sky. Como está sua opção de Environment e Effects? Vc está usando a opção de Logarithmic Exposure Control e também a opção Exterior Daylight? Se estiver fazendo isso, aumente os valores de intensidade da Sun e da Sky....isso é uma idéia...quem sabe? Abraço, Sander
vc até pode trabalhar com exposure, mas é melhor sem. Aumenta um pouco a intensidade das luzes que vai aparecer. Coloca 0,2 na Sky e na Sun para ver se aparece, se estourar vc diminui. Diminui o haze para zero, não faz com nuvens no começo, faz sem elas pra entender, depois tenta com nuvens. coloca 2 no diffuse bounce do final gather pra ter color bleeding
Doutor Ego
Coloquei... 0,2 e Mesmo Assim Naum Adiantou... Agora Ficou Tuuuuudo Branco.... Sera Q Naum Tem A Ver Com A Escala do Desenho!!!! Eu Aumentei O Desenho Todo 100 Vezes Mais!!!!!!
tem haver com a escala sim. mas vc consegue ajustar na intensidade da luz, se agora ficou branco é porque foi demais. Tenta com valores menores, tenta com 0,1, se ficar muito claro, coloca 0,05, se ficar escuro aumenta, até achar o valor certo pra sua escala. não é tudo que dá certo aumentar, porque o max mantem o valor da escala, o objeto tem o mesmo tamanho de antes com a escala aumentada, não tem o tamanho que vc colocou. pra ficar com esse tamanho tem que colocar o reset x form e collapsar tudo.
Doutor Ego
Eu costumo usar aqui entre 0,015 e 0,03 na sun e na sky pra ficar legal. normalmente coloco um pouco mais na sky pra deixar o céu mais claro.
Falai brother! Eu costumo coloca valores bem baixos e ir aumentando conforme a nescessidade. estes paramentros são muito senssíveis, tem que tomar cuidado. abraços
Olá Arqjan! Com certeza a escala do desenho conta bastante, podendo apresentar diferentes resultados para o mesmo valor no multiplier da luz. Se vc modela no cad, importa pelo max mudando a opção "scale" para "metters". Uma outra maneira de perceber se a escala está adequada ou não sem precisar de números é olhar para o tamanho do modelo em relação ao grig da viewport "perspective". Um simples quarto costuma ficar um pouco maior do que o tamanho do grid. Se o model estiver minúsculo dentro do grid´, vc terá problemas com luzes, sombras, setagem de render e outros efeitos. Sobre o uso do exposure control, eu concordo com o pessoal que é melhor diminuir o multiplier das luzes do que trabalhar com ele. Não que ele seja um recurso ruim, eu acho bastante interessante a possibilidade de vc ter uma janelinha que renderiza em tempo real para ajustar a luz, mas é que em todos os testes que eu fiz com ele a imagem sempre fica "desbotada", sem contraste e sabendo renderizar otimizando as configs, vc pode fazer testes bem rápidos sem o expusure e obter resultados mais facilmente. Espero ter ajudado. abraço!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711261.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 933, sendo 27 membro(s) e 906 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, magster, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Nuno, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., gago, Adalberto Rocha, Joao Barreto, marcola, Gabriel.C, Lisandro, Luana Chen, Duda, Vladis, JMDesign, Carla Franco, GuiToma, Baldo, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.