iluminação externa

Por: arq.jan  

Em: 16/05/2008 15:28

ola... gostaria muito da ajuda de vcs..... estou tentando fazer uma iluminação externa com os parametros de um tutorial daki, mais ao renderizar fik tudo preto.... segue abaixo os parametros q estou usando !!! no que estou errando????? alguem poderia me ajudar??? muito obrigada
Qual tut vc fez? O do physical sky com o mental ray? Se não ligar o final gather do mental ray a luz sky não funciona, pode ser por isso que ficou tudo preto. O tut é esse? http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=25719
Mental Ray User
foi esse tut q eu fiz!!!!!!!! sei la..... naum ta dando certo!!!! anexei os parametro.....por favor c der de uma olhada pra vr c falta algo!!!!! brigada
Olá arqjan, Notei q vc está usando valores baixos na intensidade da sun e da sky. Como está sua opção de Environment e Effects? Vc está usando a opção de Logarithmic Exposure Control e também a opção Exterior Daylight? Se estiver fazendo isso, aumente os valores de intensidade da Sun e da Sky....isso é uma idéia...quem sabe? Abraço, Sander
vc até pode trabalhar com exposure, mas é melhor sem. Aumenta um pouco a intensidade das luzes que vai aparecer. Coloca 0,2 na Sky e na Sun para ver se aparece, se estourar vc diminui. Diminui o haze para zero, não faz com nuvens no começo, faz sem elas pra entender, depois tenta com nuvens. coloca 2 no diffuse bounce do final gather pra ter color bleeding
Doutor Ego
Coloquei... 0,2 e Mesmo Assim Naum Adiantou... Agora Ficou Tuuuuudo Branco.... Sera Q Naum Tem A Ver Com A Escala do Desenho!!!! Eu Aumentei O Desenho Todo 100 Vezes Mais!!!!!!
tem haver com a escala sim. mas vc consegue ajustar na intensidade da luz, se agora ficou branco é porque foi demais. Tenta com valores menores, tenta com 0,1, se ficar muito claro, coloca 0,05, se ficar escuro aumenta, até achar o valor certo pra sua escala. não é tudo que dá certo aumentar, porque o max mantem o valor da escala, o objeto tem o mesmo tamanho de antes com a escala aumentada, não tem o tamanho que vc colocou. pra ficar com esse tamanho tem que colocar o reset x form e collapsar tudo.
Doutor Ego
Eu costumo usar aqui entre 0,015 e 0,03 na sun e na sky pra ficar legal. normalmente coloco um pouco mais na sky pra deixar o céu mais claro.
Falai brother! Eu costumo coloca valores bem baixos e ir aumentando conforme a nescessidade. estes paramentros são muito senssíveis, tem que tomar cuidado. abraços
Olá Arqjan! Com certeza a escala do desenho conta bastante, podendo apresentar diferentes resultados para o mesmo valor no multiplier da luz. Se vc modela no cad, importa pelo max mudando a opção "scale" para "metters". Uma outra maneira de perceber se a escala está adequada ou não sem precisar de números é olhar para o tamanho do modelo em relação ao grig da viewport "perspective". Um simples quarto costuma ficar um pouco maior do que o tamanho do grid. Se o model estiver minúsculo dentro do grid´, vc terá problemas com luzes, sombras, setagem de render e outros efeitos. Sobre o uso do exposure control, eu concordo com o pessoal que é melhor diminuir o multiplier das luzes do que trabalhar com ele. Não que ele seja um recurso ruim, eu acho bastante interessante a possibilidade de vc ter uma janelinha que renderiza em tempo real para ajustar a luz, mas é que em todos os testes que eu fiz com ele a imagem sempre fica "desbotada", sem contraste e sabendo renderizar otimizando as configs, vc pode fazer testes bem rápidos sem o expusure e obter resultados mais facilmente. Espero ter ajudado. abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 578

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.