Ai Silvio, se você vai fazer uma animação passando por todas as salas vai ter que iluminar bem todas.
Mas se não for fazer uma animação, não tem motivo para iluminar todos os ambientes da maquete de uma só vez, isso só vai fazer pesar muito no Render.
Quando o Mental Ray calcula os Photons da cena ele calcula para a cena toda e para todas as luzes, mesmo as que não estão sendo vistas pela câmera, então, vai pesar e exigir muitos Photons sem necessidade.
É melhor vc iluminar um ambiente de cada vez, em arquivos diferentes, porque vai ser muito mais prático e mais rápido pra renderizar.
Mas se for uma animação como eu disse, ai não tem jeito, tem que iluminar tudo de uma vez e vai gastar muitos Photons.
Neste caso eu acho melhor animar a quantidade de Photons em cada luz da cena.
Deixando zerado quando não estiver com a câmera dentro do ambiente e aumentar para 1 um pouco antes da câmera entrar no ambiente, ao mesmo tempo anima a diminuição dos Photons nas luzes do Ambiente que está saindo.
Porque assim vai ter mais Photons para as luzes que estão iluminando a imagem sem exigir que você use bilhares de Photons na cena.
Ou então faz só com Final Gather, não fica com o GI tão detalhado como com Photons, mas vai economizar muito trabalho e muito tempo de render.
Se nada se mover na cena vc pode criar um mapa de photons só, ai vai ser só um cálculo e mesmo que demore, vai poder usar o mesmo cálculo em todos os frames da animação.
Neste caso não precisa animar a distribuição dos Photons.
Mas o Photon Map vai ficar imenso, se for renderizar em rede pode ter problema.
É melhor copiar o mapa de Photons para todas as máquinas da rede em vez de deixar o Mental Ray copiar toda vez que for renderizar um frame.