Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Luciano   Birigui-SP - SP
Sandro Salla   Nova Trento - SC - AC
arq.andreis   caxias - AC

Portfólios Ver Mais

Carlos Henrique   Goiânia - Goiás - GO
Edumac   Taubaté - São Paulo - AC
sidi   SergioCosta sidi
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS

Dúvida com colocação de figura humana

Por: Mups  

Em: 06/06/2008 18:57

Eu uso bastante o recurso para colocar pessoas e plantas e não me arrependo. Procure conhever as biliotecas de imagens da Imagecells, da Marlin Studios e da Dosch, entre outras. Todas já vêm com mapas de opacidade ou nos formatos .tga ou .tiff, com alpha channel. Aqui no fórum tem um tópico do André sobre isso, onde ele além de recomendar o uso da técnica, mostra uma imagem linda de uma casa com o jardim todo colocado dessa forma. Marco.
Marco.
Olá 00mu! Sem dúvida o uso de mapas de opacidade para esse tipo de aplicação é muito útil. Desta forma vc não precisa fazer pós edição e tanto o sombreamento quanto o GI ficam adequados. Perceba na imagem acima que até mesmo efeitos de refração podem ser gerados a partir de planes. Agora o que muita gente não percebe é a questão do posicionamento da luz. Observe na sua imagem que a sombra existente na roupa das pessoas é inadequada para o posicionamento da iluminação da sua cena. Aí não tem como ficar 100%. O ideal é tentar adequar as fotos ou vice-versa. Perceba que se vc simplesmente "espelhasse" esses RPCs, já ficaria bem mais convincente. Espero ter ajudado! Abrs!
Antes de tudo tem que ser uma imagem de resolução boa e bem recortada no photoshop. Abraço
Ai Ederson, vc fez quase um tut cara, coloca mais texto e posta na parte de colaboração!! Vai ajudar quem estiver procurando sobre isso. Eduardo, como sempre matou a cobra e mostrou o pau!!! Se não falasse que era imagem em plane e falasse que era 3D eu acreditava!!! OBS: Pra fazer a sombra certa em externas vc coloca os planes em X e desabilita o Visible to Camera no Properties do plane que fez só pra sombra. Vai criar a sombra certa e não vai aparecer na cena ;)
Fico feliz que gostou magster! Aqui está a imagem da helicônia usada no vaso de vidro. Eu mesmo tirei a foto. Encostei a flor na parede e daí ficou bem fácil para recortar. Sobre o uso dessa técnica com pessoas eu acho muito bom mesmo. Usar models de figuras humanas em 3d funciona bem, porém nunca fica com tanta riqueza de detalhes como uma foto de verdade. O cuidado que se deve ter mesmo é com a iluminação. Uma boa maneira de coletar material é sair com a máquina num dia nublado. Daí as fotos podem ser usadas em diversas situações, principalmente em interiores onde a sombra é menos marcada. vlw!
Valeu pelas texturas Eduardo, eu já copiei aqui pra minha pastinha. :)
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711270.

Total de membros registrados: 138800

Últimos membros registrados: mojifiv, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving.

Usuário(s) on-line na última hora: 527, sendo 15 membro(s) e 512 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Le_Andro, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.