Como fazer luz atrás de tecido?

Por: Vladis  

Em: 07/06/2008 16:36

Boa tarde pra todo mundo. Eu estou com dificuldade de fazer luzes atrás de tecidos. É uma situação que acontece com frequência em janelas e abajur, mas sempre que coloco uma luz atrás destes objetos, ela não atravessa eles como na realidade. O que preciso fazer?
depende do renderizdor q vc estiver usando, mas é a translucência do objeto q interfere nisso, se ele vai ou não interferir na sombra. fale qual o renderizador q está usando q a galera te ajuda!
Sendo no V-Ray ou no Mental Ray vai depender do material que fez no tecido. Esse efeito se chama transluscência. Se não criar um material translúcido no render que usar, não vai conseguir o efeito. No Mental Ray vc pode usar vários Shaders pra fazer isso, mas o modo mais fácil é pegar o Material Arch&Design. O Translucency fica abaixo do Transparency. Coloca bastante transparência deixando o valor do transparency baixo. Coloca bastante borrado na refração colocando valor baixo no glossiness. Vai ter que aumentar os Samples do Glossiness pra não granular. Ai vc coloca um valor médio (0.5) no Translucency e a cor que vc quiser. Use sombra Raytrace na luz que vai fazer o efeito que vc quer.
Doutor Ego
Obrigado, é no Mental Ray que estou fazendo. Já achei o translucency no material arch&design, vou testar pra ver o que consigo. Obrigado
Uma coisa que fica legal neste caso é vc criar uma luz com objeto usando o shader Glow. Ai vc vê bem a área dela atrás do tecido se for um abajur. Se quiser usar luz de verdade, pega uma MR Area Omni e escolhe o tipo de área que fica melhor no seu caso, tipo esférica, cilindrica.
Obrigado a todos, consegui fazer o que eu queria, não ficou perfeito, mas passa. Vou tentar depois com um objeto usando o glow, eu fiz com luzes dessa vez Obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711256.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 841, sendo 24 membro(s) e 817 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Eduardo Ramos, Celso Borttoloto, gago, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, marcola, Gabriel.C, Lisandro, look, Duda, danieldejesus, Osvaldo Arquiteto, Vladis, JMDesign, Geraldo Nunes, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.