Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

bender   Lajeado-RS - RS
Colli   Maringá - AC
Antonio   São Paulo - AC
dami   João Pessoa pb - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Marcilio3D   Recife - PE - AC
tiagoschuch   florianopolis - SC
R.A.Diniz   Itaperuna - RJ

BSP Maior ou menor ?

Por: slashdefenix  

Em: 09/06/2008 04:38

Olá pessoal, tudo blz ? Estou com uma duvida meio besta, e estranha, aqui. Eu assisti aos vídeo curso do Mental Ray e estava estudando uma cena minha aqui que o tempo de render está alto e as vezes dá pau. No vídeo curso o André explica que quando vai configurar o Depth do BSP a imagem não pode ficar com tons laranjas e vermelhos pois o Mental Ray já está trabalhando no limite e por isso você gasta tempo de render desnecessário. Só que tenho uma cena aqui que quando está com tons vermelhos é mais rápida 00:44 segundos e quando está nos tons corretos, não chegando a laranja, ele gasta mais, 01:20, ou seja está exatamente o contrário. E o pior é que quando eu vou renderizar mesmo com material override na configuração que seria a mais adequada, o max fecha e dá uma mensagem de erro. Se alguém sabe como resolver isso, por favor explica aí pra gente. Desde já agradeço a atenção de todos! :D
www.cargocollective.com/7animation
www.slashdefenix.blogspot.com
No curso o André fala que depende da cena, em cenas pesadas é como vc disse, mas em cenas leves não. A sua cena não tem quase nada, se o objeto da ferragem está com um número exagerado de polígonos este recurso não vai ajudar, porque ele é pra coisas super detalhadas difícil de traçar, tipo uma árvore. Se é um objeto simples com polígonos exagerados tem que usar proxy, o BSP não vai ajudar. A mensagem de erro ai fala que o computador quer usar 5 GB de RAM e não tem isso. Vc tem que otimizar o modelo, transformar em proxy ou renderizar em partes. Já ligou as opções de otimização na aba processing?
Mental Ray User
Olá Gutão, tudo blz ? Olha a cena está mesmo muito exagerada, eu tinha modelado tudo no AutoCAD pois o cara queria que desse pra ver os perfis metálicos e talz, se não tinha feito tudo em linhas e ligado o renderable. Ele tem nada menos que 1291432 faces e está tudo em mesh, tem como otimizar isso ? Mas eu acho que o problema está aí também, mas também está no FG, pois quando eu desligo este ele renderiza, mesmo que ainda demore um tempo alto pra render teste, mas já renderiza. Estou olhando pra essa cena e ver o que posso fazer, vou ver se consigo modificar alguma coisa aqui. Brigadão pela resposta acima, se tiver alguma dica pra otimizar essa malha posta aí pra gente. Desde já agradeço a atenção.
Então cara, sem FG renderiza porque não tem cálculo nenhum de GI, é só scanline. Se ligar efeitos de GI pesa muito mais no cálculo, o computador tem que calcular a reflexão da luz em cada uma destas faces que tem no seu projeto e ai não dá. Mas 1 milhão de faces não é nada de outro mundo, deveria renderizar, a não ser que seu PC seja muito fraco. Você ligou as opções de otimização na aba processing? Diminuiu o tamanho do bucket de render? Diminuiu o valor no Memory Limit? Ligou o Conserve Memory? Mudou para Large BSP? Tudo isso é importante em cenas pesadas. Vc tá renderizando com o Frame Buffer aberto? Se tiver fecha, porque gasta memória!!! Vê estes dois tópicos que tem ótimas dicas pra otimizar o uso da memória. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=35512 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34077
Doutor Ego
Olá Slash! Percebi isso tbm sobre o uso do bsp quando estava fazendo testes por aqui. O meu parecer é que esse recurso funciona melhor em resoluções mais baixas, que seria o caso para fazer animação. Esse se comporta diferente quando aumentamos muito o tamanho da saída do render. Por exemplo: consegui economizar 5 segundos num render com 800 x 600, mas o mesmo render em 3200 x 2400 demorou mais do que com a setagem padrão. Acho que se vc quer realmente economizar tempo de render deve trabalhar em cima do diagnóstico do FG. Aí sim, trabalhando corretamente o raio vc consegue fazer o render bem mais rápido e com mais qualidade. No resumo, o ajuste do BSP diz respeito apenas à economia de alguns segundos no render total. Isso em animação é essencial mas não faz tanta diferença assim quando trabalhamos com cenas "still". Sobre a questão das velhas conhecidas panes de memória, me parece que a autodesk não habilita nas versões de 32bits o recurso de otimização de memória. Isso porque se realmente funcionasse seria possível renderizar qualquer coisa sem ter perder o render por pane. Cansei de "penar" com o max32bits. Se vc tem necessidade de renderizar grandes cenas então é melhor começar a pensar em 64bits. Aí sim, roda tudo! Muitas vezes sem nem precisar habilitar os recursos como "use placeholder object" ou "conserve memory". Por aqui tenho feito coisas com muitas faces, com displacement e H&F e o render pode até demorar, mas termina. Espero ter ajudado! abraço!
E aí Eduardo, tudo blz ? Eu pensei que se configurasse bem isso talvez a cena não desse pau, mas mesmo assim deu. Então eu marquei as outras opções como conserve memory e mesmo assim continuou dando pau, daí eu marquei as outras opções e mesmo assim deu. Daí eu confingurei a cena e desabilitei o frame buffer e mesmo assim deu, rs. Logo a resposta é isso que você falou mesmo, esses recursos não funcionam no 32bits, sem falar que eu estou utilizando o vista, que já é ruim de fábrica e muito. Estou esperando sair os drivers para o meu note pois aí eu vou colocar ele pra ver se isto funciona direito. Mais uma vez me ajudou muito, brigadão Eduardo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711252.

Total de membros registrados: 138782

Últimos membros registrados: marcss, berberinecapsule, glucofitsverige, Owensfreders, wellbiotricks2025, francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss.

Usuário(s) on-line na última hora: 621, sendo 11 membro(s) e 610 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: berberinecapsule, Allen Anderson, marcss, CNC, mdpontes, Rodrigo, wellbiotricks2025, JesusEnzo , Figurol696, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.