Bem vindo aqui Renatito.
Não é ignorância sua esse defeito, isso acontece com todo mundo quando não usa materiais compatíveis com o Mental Ray.
Com certeza tem um ou mais materiais na cena que não são perfeitamente compatíveis com o Mental Ray.
Ele não dá erro e fecha na cara quando tem materiais incompatíveis, ele renderiza qualquer coisa, mas aparecem artefatos na imagem.
Vc pode usar todos os materiais do Max com o Mental Ray sem problema, mas dependendo de como configurar alguns destes materiais, vai dar defeito.
Tipo colocar um falloff no reflection do material standard com dois raytrace dentro para variar o reflexo entre a frente e a lateral do objeto.
Isso dá certo no Scanline que não é fisicamente correto, mas se fizer no Mental Ray aparecem estas manchas.
Ai é melhor pegar o material Raytrace e colocar o falloff no reflection dele, o resultado será o mesmo, mas não vai dar defeito.
Se você usou aqueles materiais da livraria architectural do Max, também não são muito bons com o Mental Ray, funcionam, mas dependendo da configuração vai criar estas manchas pretas serrilhadas.
No Mental Ray é melhor você usar sempre o material Arch&Design, que é muito bom, é fácil de configurar e dá resultado muito mais realista do que os outros materiais.
Troca todos os materiais da sua cena por Arch&Design, não vai dar mais esse erro e vai ficar melhor.
Mas era bom pros seus estudos vc saber qual material deu problema, pra ver como fez ele e não fazer mais assim.
Fala como vc fez o metal das esferas e qual o material da parede azul.
Como só tem estes dois na cena, é um deles que tá dando problema.
OBS: O material Arch&Design vem com presets pra vc escolher, ajuda mais ainda na configuração.
Pra cromo já tem preset e pra fazer parede vc escolhe o preset pearl finish, depois só troca a cor. :)