Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

AndreyRaphael3D   Nova Friburgo - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
rabellogp   São Carlos - SP - SP
ycneiva   Barcarena PA - AC
WDDESIGNER   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Daniel   Londrina
STEIN Design   São Caetano do Sul - SP
Cleber Luiz Beraldo   Santo André, SP - SP
d.sodre   Curitiba - AC

Physical Sky - Problemas

Por: Renatito  

Em: 13/06/2008 11:48

[i:d084577955]Bom dia galera, Sou novato no 3d´s Max e estou fuçando um pouco no Psysical Sky do Mental Ray, porém estou com problemas, toda a vez que faço o render, ele sai todo cheio de manchas pretas... talvez seja ignorancia a minha, porém estou perdido, não tenho ideia de como elimina-las, se alguem puder me ajudar. Agradeço desde já.[/i:d084577955]
Bem vindo aqui Renatito. Não é ignorância sua esse defeito, isso acontece com todo mundo quando não usa materiais compatíveis com o Mental Ray. Com certeza tem um ou mais materiais na cena que não são perfeitamente compatíveis com o Mental Ray. Ele não dá erro e fecha na cara quando tem materiais incompatíveis, ele renderiza qualquer coisa, mas aparecem artefatos na imagem. Vc pode usar todos os materiais do Max com o Mental Ray sem problema, mas dependendo de como configurar alguns destes materiais, vai dar defeito. Tipo colocar um falloff no reflection do material standard com dois raytrace dentro para variar o reflexo entre a frente e a lateral do objeto. Isso dá certo no Scanline que não é fisicamente correto, mas se fizer no Mental Ray aparecem estas manchas. Ai é melhor pegar o material Raytrace e colocar o falloff no reflection dele, o resultado será o mesmo, mas não vai dar defeito. Se você usou aqueles materiais da livraria architectural do Max, também não são muito bons com o Mental Ray, funcionam, mas dependendo da configuração vai criar estas manchas pretas serrilhadas. No Mental Ray é melhor você usar sempre o material Arch&Design, que é muito bom, é fácil de configurar e dá resultado muito mais realista do que os outros materiais. Troca todos os materiais da sua cena por Arch&Design, não vai dar mais esse erro e vai ficar melhor. Mas era bom pros seus estudos vc saber qual material deu problema, pra ver como fez ele e não fazer mais assim. Fala como vc fez o metal das esferas e qual o material da parede azul. Como só tem estes dois na cena, é um deles que tá dando problema. OBS: O material Arch&Design vem com presets pra vc escolher, ajuda mais ainda na configuração. Pra cromo já tem preset e pra fazer parede vc escolhe o preset pearl finish, depois só troca a cor. :)
[i:d49f807958]Magster, muito obrigado pelas dicas! Vou verificar qual é o material que esta dando esse problema, talvez seja os Architectural mesmo... vou conferir. Referente ao Arch&Design, ouvi falar dele, porém uso o 3d´s Max 8.... vou tentar fazer uma atualização e dar uma fuçada nele. Muito obrigado novamente, Abraço. [/i:d49f807958]
Oi Renatito, desculpa cara, eu indiquei o Arch&Design porque vc estava usando Physical Sky e imaginei que estava no Max 9. Vc pegou o shader de physical sky pro max 8, né? Então cara, neste caso não tem o arch&design, mas nem precisa se preocupar, dá pra fazer os materiais com os shaders do Mental Ray e com os materiais padrões. Coloca material raytrace em tudo, pega um material raytrace, coloca preto na cor do reflexo e a cor que quiser no diffuse pra fazer as paredes. Ai pega outro raytrace, coloca branco na cor do reflexo e aplica nas esferas pra fazer o cromado. Vai ficar legal e não vai mais dar estas manchas pretas. Se quiser um material mais robusto pro Max 8, baixa o Mega TK ou o T2S Illumination lá na parte de shaders da 3d1. São ótimos e tem mais funções do que o Arch&Design, mas são mais complexos. Qualquer coisa posta ai que vamos ajudando

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711261.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 923, sendo 25 membro(s) e 898 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, magster, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Nuno, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., gago, Adalberto Rocha, marcola, Gabriel.C, Lisandro, Duda, Osvaldo Arquiteto, Vladis, JMDesign, Carla Franco, GuiToma, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.