Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Gaona   Brasil - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Mtatagiba   Brasil - SP

Portfólios Ver Mais

Renato   Sao Paulo - SP
lokiibr   rio de janeiro - AC
JOAQUIMm   angola - RJ

Problemas com Photometrics no MR

Por: Gibran Farfud  

Em: 16/06/2008 02:00

Estou tentando criar a emissão de luz por uma lampada florescente para uma loja, porém não estou conseguindo fazer elas emitem luz. Fiz os seguintes procedimentos, nos quais nenhum funcionou: - Criei um material Arch & Design, apliquei o shader glow no slot surface do MR Connection; - Criei uma Target Linear, para funcionar como se fosse a emissão de uma lampada comprida, deixei do tamanho da lampada que queria, mudei a photometric para Web, apliquei o arquivo IES do tipo de lampada que queria; - Apliquei uma Daylight, direcionei o norte da Rosa dos Ventos para o norte da edificação; - Calculei um Mapa de Photons, e só aparece os photons da Daylight, das photometrics nada. Gostaria de saber o que estou fazendo errado. E outra coisa, o render está muito lento, até mesmo para testes. Tem aproximadamente 335 mil faces, será este o motivo da lentidão? Poucos objetos tem mapa Bitmap, a maioria é procedural. Desde já agradeço aos que me ajudarem. Abraços
Tá meio estranha estas suas configs. Se a cena é externa tem só o daylight, se a cena é interna tem só as photometrics. Se vai criar um material que emite luz com o shader glow, usa o material mental ray ou standard. Se estiver no max 2008 ou 2009 o arch&design tem o glow dentro dele. Mas vamos às dúvidas. Pra criar uma lâmpada fluorescente vc pega a MR Area Omni, entra no menu Area Light Parameters e muda pra opção Cilinder. Ai a luz vira um cilindro, vc modifica o tamanho nos valores que tem em baixo. Quando arrastar com a setinha vai ver o tamanho do cilindro. Liga a opção show in render que faz aparecer a área de luz no render. Depois vc coloca o shader glare no output na janela render scene>renderer pra criar o brilho. Tem outras formas de fazer, com um cilindro e material glow, mas ai não coloca a luz photometric. Tem um tut aqui: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=31792 Os photons não aparecerem com photometrics é porque vc está trabalhando em escala errada, a cena deve estar muito grande. A luz está iluminando se renderizar sem photons e sem FG? Se não estiver é porque a escala da cena está errada, ai a luz fica fraca e os photons também. Configurando certo o render fica super rápido, de 3 a 5 minutos.
Mental Ray User
Gutão, Obrigado pelas respostas, pois é eu fiz isso de usar o Glow do próprio A&D, porém como não via resultado usei o MR Connection pra ver se dava algum. Não imagino que a escala esteja errada, estou trabalhando em centímetros, está tudo dentro das escalas do projeto. Só se minha config de unidades estiver errada, está como Centímetros e no System Units Setup está como Inches. Pode ser isto? Estou fazendo uma config de render bem baixa, sem AA ainda, com 64 de FG, 100 no GI, 500 mil photons porque o pé direito é grande, tem quase 4 metros, e estou achando muito demorado.
Ai Farfud, sua config de unidades está certa se no System Units Setup estiver com Units=1 além do Inches. Porque se mudar o tamanho da unidade dá problema também. Eu falei de usar o shader glow no surface do material Mental Ray porque fica bem mais leve. O material arch&design é ótimo, mas é mais pesado que um material puro do Mental Ray. Se for usar só o Glow é melhor colocar no material Mental Ray pra economizar. O resto parece certo também, só não entendi o valor 100 no GI. Vc colocou isso no Radius? Numa cena em centímetros o Radius vai ficar entre 3 e 9 cm 100 é muito grande e vai pesar pro FG suavizar. Vc usa Radius grandes quando não vai suavizar com FG, quando vai fazer só com Photons. 500 mil photons é um valor bom, eu uso por ai nas minhas cenas. Como estão as configs das sombras das luzes, se exagerar nos samples das sombras o render pesa bastante. Sem AA é normal deixar as sombras granular um pouco, porque depois que liga o AA suaviza. Se vc quiser colocar o arquivo no rapidshare para eu baixar, dou uma olhada nas configs e arrumo pra vc. Coloca só o ambiente, sem móveis nem nada pra ficar leve.
Mental Ray User
Gutão, Está 1 no Units também, por isto estou estranhando muito, era para as photometrics funcionarem. Eu coloquei uma Daylight para simular a entrada da luz do sol, mas se não conseguir até amanhã solucionar isto, irei colocar só as internas. O 100 do GI é o Photons per Sample. As configs de sombra estão com 5 em U e V. O arquivo está aqui http://www.4shared.com/file/51615604/606a0591/Loja_sem_moveis.html, se puder me ajudar nessa, agradeço. Abraço
Ai farfud, sua cena tá com tudo desconfigurado. vc mudou o gama do max, não pode mudar isso. tem uma técnica de iluminação que usa isso mas ai tem que mudar tudo na forma de trabalhar. por isso que as luzes photometrics não funcionavam com vc. desliga isso ai no seu max que só vai ter problema. os materiais estavam com configs cheias de gloss sem interpolation, não vai ficar rápido assim e ainda vai ficar cheio de granulado, vai ter que colocar muitos samples e o render vai levar o maior tempo. as configs dos photons estava com valores estranhos no trace depth e o valor do radius tava errado. as configs das luzes também estavam erradas com o Use do Attenuation ligado. tinha até um plane no meio da cena :) Eu deletei as luzes e coloquei photometrics, troquei todos os materiais por materiais com configs mais normais. Renderizou o teste sem materiais em 4 minutos e com materiais em 12 minutos no meu PC que é meio velho já. Depois fiz o teste com a luz externa, coloquei uma MR Area Spot e aumentei a área dela. Não precisei mudar mais nada na cena. Renderizou com a luz do sol entrando e demorou 14 minutos. Não sei se vc tem o vídeo do mental ray da 3d1, se não tem, compra que é tudo que vc precisa. Se já tem, estuda de novo com mais atenção, eu estou aprendendo Mental Ray com estes vídeos e estou indo bem. Coloquei os arquivos do dia e da noite no rapidshare pra vc baixar. Link pra download: http://rapidshare.com/files/123069634/teste_loja.zip.html
Mental Ray User
Gama do max?? Eu formatei esses dias o PC, antes de começar com a iluminação desta cena, e não mexi em nada além das configs básicas do Max, só alterei algumas coisas na Interface mudei para o DesignViz com o MR como padrão, algumas coisinhas como tamanho dos botões. Eu, na realidade nem sei onde está este gama, nunca mexi nele. Como desabilito isto? O Trace Depth eu coloquei aquele valor porque na cena tem muitos vidros, muitas prateleiras com vidro. O Plane que coloquei era para não refletir nos vidros o céu do Physical Sky vindo de baixo, para a cena não ficar voando. Sobre o use far attenuation é q estava estourando demais no chão. Eu deixei os materiais com menos gloss e menos samples, os materiais ficaram bem parecidos com os seus. Mas mesmo assim o calculo de photons está muito lento. Não sei se é porque tem mais coisas na cena, como muitos vidros ou ainda estou errando alguma configuração. Valeu a ajuda. Já melhorou alguma coisa mas ainda acho muito lento.
Ai Fardud, você já usou algum render com GI ou essa é a primeira vez? Porque achar 15 minutos lento é só quem trabalhava com o scanline sem GI. Se tivesse usado qualquer outro render com GI iria achar super rápido. O gama do Max não liga sozinho, ele liga quando carrega um arquivo com gama modificado, mas depois volta ao normal em outro arquivo novo. Se veio com o gama modificado no seu arquivo foi porque seu Max está assim e a única forma de fazer isso é entrando lá no customize>preferences>gama e mudar manualmente. Estava até com os valores usados nesta técnica de iluminação chamada de linear workflow, então, só mesmo uma pessoa indo lá e colocando estes valores, porque se só ligar não ficaria com estes valores. Quem falou pra você que tem que aumentar o trace depth dos photons quando tem muito vidro? Quem falou isso não sabe usar o Mental Ray, teria algum fundamento se fosse o trace depth da janela renderer, não dos photons. Se vc tem o curso de mental ray da 3D1 não estudou ele direito, assiste todos os vídeos de novo e começa tudo do zero. O plane que eu disse não estava apoiando a cena, tava flutuando no meio do ambiente!!!! Os seus materiais não tem condições de usar em render, vai levar uma eternidade com as configurações que vc fez, colocando glossiness em tudo sem interpolation. Só objetos que serão vistos de perto e que refletem muito que precisam de glossiness sem interpolation, ai tem que colocar bastante samples. Parede sempre tem que ligar o interpolation, se não não tem condições de renderizar rápido. Todos os materiais da cena tinham glossiness sem interpolation. Vc também tinha salvo o mapa de photons, não é pra salvar isso até não estar com tudo configurado certo na cena. Porque ai vc faz modificações e não muda nada na cena porque tá usando o mapa salvo. Com 300 mil photons foi bem nessa cena. Vc nem precisa mexer em mais nada, é só colocar os móveis e colocar materiais com configurações normais. A iluminação eu deixei certa na cena e estava calculando rápido. Mas se trocou os materiais e voltou a colocar as configs que estava usando, vai voltar a ficar demorado.
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711258.

Total de membros registrados: 138787

Últimos membros registrados: carolanunciato, danieldejesus, lereuneves, Leancapsfruk, ananda3d, marcss, berberinecapsule, glucofitsverige.

Usuário(s) on-line na última hora: 899, sendo 25 membro(s) e 874 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: carolanunciato, Victor Mendonça, magster, wlacc, Fabio Catelleno, Luan, Nuno, Eduardo Ramos, gago, Adalberto Rocha, marcola, Gabriel.C, Lisandro, look, Duda, danieldejesus, Osvaldo Arquiteto, Vladis, JMDesign, Geraldo Nunes, GuiToma, JesusEnzo , Gibran Farfud, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.