Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

hypestudio   Porto Alegre - RS/Brasil
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
RSFX   São Paulo
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

johnnybise   São Paulo - AC
Leo Maciel   Salvador - BA
Alan Douglas   Serra - ES - AC

Estou querendo fazer uma maquete, mas estou muito devagar :(

Por: Schwichtenberg  

Em: 19/06/2008 16:10

Pessoal, eu ganhei esses dias o 3Ds 2009 juntamente com o V-Ray :) (não pensem que sou rico ou de família rica, apenas tenho muita sorte :D) mas eu não tô entendendo é nada :)... tenho muitas perguntas que está difícil achar por aí as respostas. Primeiramente gostaria de esclarecer que eu trabalho com o Blender 3D, pois não tinha dinheiro para nada melhor :(... Domino o Blender de cabo a rabo, e acho que por isso que deve estar sendo mais difícil para aprender o Max do que se eu tivesse começado do zero . Bom, eu já andei dando uma olhada aí nos tutoriais e me familiarizei com a interface, apesar de eu achar meio ruim a navegação da viewport eu já me viro bem com ela. Mas agora acho que já é tempo de perguntar :D : É possível que o programa mostre os comprimentos dos segmentos, sem eu ter que medir um por um com a ferramenta da fita? É possível mudar o modo como navega-se na viewport? Eu já me acostumei com as combinações, mas é muito difícil centralizar um objeto... nunca se sabe se o centro de rotação está na frente ou atrás dele (no Blender tem um negócio que chama cursor, que você posiciona ele e depois só aperta C e ele vira o centro da 3dview) É possível isolar um objeto para que este seja editado? (de um outro jeito que não seja escondendo todos os outros) Porquê que quando eu faço uma simulação de tecido com muitos polígonos (um plane 60x60 p. ex.) a malha fica esquisita e sobe? (se eu faço a mesma coisa com um de 40x40 fica normal) Tenho mais mas eu nao estou lembrando agora... Ah, e se alguém soubesse onde tem um tutorial(pode ser em inglês, espanhol, alemão, francês ou italiano) que ensinasse desde o começo a fazer uma maquete em cima de uma planta baixa, mas que seja bem detalhado, mostrando como fazer tudo, por favor me passe o link!!! (eu já ví o do evermotion mas é de outra versão do Max e mesmo assim é para profissionais) Obrigado!! Desculpe aí a ignorância :(
Schwichtenberg, Antres de mais nada, seja bem vindo! Curiosamente, há um tempo atrás eu também começei a mexer no blender, e advinhe.... Achei muuuuito complicado o trabalho nas views... achei péssima a interface, muito pouco intuitiva, ao passo que no max tudo fluía maravilhosamente bem. Sabe que conclusão acabei chegando? É uma questão de COSTUME. acredito que as duas interfaces sejam boas, porém são muito DIFERENTES. Então quem se acostuma com uma delas adquire alguns vícios que tornam um inferno mexer em um soft completamente diferente que faz a mesma coisa. Mas como você ganhou o max e o v-ray, é um crime não aprendê-los!!! Manda brasa, ceio que é só questão de adaptar-se mesmo! Você já deu uma olhada nos tutoriais da 3D1??? Tem muita coisa boa lá, inclusive sobre interface do programa! aí o link direto: http://www.tresd1.com.br/tutoriais.php Sobre suas dúvidas, o max é bem customizável. Basta acessar o menu de preferências (não me recordo o nome exato do menu agora), e você pode alterar praticamente todas as teclas de atalho, mas adianto que isso não é uma boa idéia, pois todos trabalham mais ou menos nos padrões do programa. Por exemplo: a combinação de teclas alt+Q isola um objeto para edição (mas não é como você quer, sem esconder os outros). Você pode até customizar este atalho, mas isso pode te trazer problemas por exemplo ao seguir algum tutorial que só faça menção às teclas do comando. Para centralizar um objeto, basta selecionar este e pressionar "Z" (Zoom). O reactor de vez em quando dá umas zicas mesmo. Não sei se é do plugin, ou barbeiragem minha, mas essa do tecido eu resolvo alterando os parâmetros do modificador rcloth. Enfim, não desanima não, é só uma questão de tempo mesmo. conte conosco pro que precisar! Um abraço
Doe medula óssea! Doe vida!
Obrigado amigo! :D Eu não vou customizar o Max mesmo! Quase todos os programas já vem com os padrões de uma maneira muito boa... geralmente a melhor para usá-los, é só uma questão de prática realmente! Mas eu não estou desanimando... só acho que poderia acelerar um pouco as coisas :) de qualquer maneira eu vou aprender a usar esse programa, demore o tempo que for! O ALT+Q faz exatamente o que eu quero! :D Eu gosto muito do Blender, principalmente do sculpt mode e dos booleans a partir da versão 2.43 pois é muito fácil e rápido fazer modelos desenhados livremente... e também tem uma coisa muito bacana, que para quem é experiente, nem precisa usar o mouse para criar um desenho preciso, basta ir digitando os comandos e coordenadas, por exemplo depois que você cria um ponto no edit mode, o E extruda, o G agarra, os eixos XYZ são as respectivas teclas no teclado, o R rotaciona, o S escala, e os números são as coordenadas... então você conhecendo tudo isso basta ir digitando para criar uma planta, por exemplo, e depois de alguns meses de prática, você faz isso muito rápido. Uma coisa que eu achei que atrapalha um pouco no Max é o fato de que usa muito o mouse... e tudo o que te no Help eles ensinam usando o mouse... é muito difícil trabalhar com precisão usando o mouse; mesmo com snapping, você tem que ficar dando zoom e rotacionar, ou então mudar a viewport... complica muito! No Blender eu apenas ia teclando as teclas das funções e usando o mouse para fazer só o que é preciso, o mouse não saía da 3dview e a minha mão esquerda não saía do teclado, agora no Max eu tenho que toda a hora tirar o mouse da viewport, procurar o botão para clicar, depois voltar lá, e isso me leva muito tempo. Espero que não demore para que eu comece a fazer as coisa com mais rapidez no Max... pois muitos o consideram o software capaz de fazer as coisas mais rápido... Mas mudando um pouco de assunto... existem muitos modelos 3D por aí na internet em formato do Max... não tem problema eu adicionar eles numa cena? Quero dizer... se um site que tem centenas de modelos diz que eles são grátis para o uso, eu posso pegá-los sem nenhum problema? Pois vái saber se não tem alguma coisa ilegal no site... daí eu coloco um modelo num trabalho, e depois aparece alguém aí falando que foi ele que fez, daí na mesma hora o modelo já some do site, e eu nem tenho como provar? Obrigado novamente!
Bem vindo aqui Schwichtenberg, mas vai levar pelo menos 1 ano até ficar mais a vontade no Max, é um programa cheio de coisas. É pior ainda pra quem vem de outro programa 3D diferente, porque fica querendo fazer as coisas do mesmo jeito e o Max usa uma lógica diferente. Eu acho o Bender muito poluido e difícil de usar porque cada um fez uma coisa sem seguir um padrão. No Max tudo segue o mesmo padrão, quando entender isso, o programa se abre todo pra vc. Lê os tuts básicos aqui do site e começa como quem está começando agora e nunca usou outro soft 3D, vai facilitar. Porque se tentar sair usando o Max como fazia no Bender, vai ficar maluco. Nessa página estão os tuts básicos, começa a ler do primeiro: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620 Sobre medida de comprimento, o Max não é pra isso, o Max é um soft artístico. Vc pode medir as coisas com várias ferramentas, tipo o Measure Distance e o Tape. Mas se quer projetar a casa em 3D no Max sem nenhuma referência, vai ficar ruim e vai ter muitos problemas. Pra modelar uma maquete no Max tem que importar a planta baixa do projeto feito no AutoCAD, ai vc se guia por ele para criar os objetos em 3D com precisão. Se quer projetar arquitetura em 3D vc tá no programa errado, muda pro Revit. Ai vc vai projetar com precisão e depois exporta pra renderizar no Max. Se for modelar no Max, não é pra projetar, tem que ter o projeto já, importar ele e se guiar por ele. Pra girar as coisas na Viewport, seleciona um objeto que o centro será sempre o objeto selecionado. Mas muda a opção o Arc Rotate pra Sub-Object, na opção padrão ele não respeita o objeto selecionado. Pra isolar um objeto vc clica com o botão direito nele e escolhe Isolate. Esquece simulação de tecidos, aprenda a usar o Max primeiro. Simulações só vão funcionar quando você aprender bem o Max e entender como ele trabalha com escala, porque simulação depende da escala certa e tem gente que trampa a anos com o Max e ainda não sabe configurar certo a escala.
Magster, obrigado por responder, mas não sã muito animadoras as suas palavras :(... Eu achei o Max até que amigável com as medidas, como eu já falei, eu importei uma planta do QCAD e levantei as paredes sem nenhum problema, apenas dando extrude e digitando o a altura em metros que eu queria. Só que tem de ter um jeito de o Max mostrar as medidas sem ter que usar uma ferramenta ou coisa do tipo... quando eu trabalhava no Blender eu sempre deixava as medidas visíveis (área das faces, tamanho dos segmentos e ângulos) o que deixava o programa muito mais fácil para se construir uma maquete... certamente o Max não fica atráz em recursos, basta saber qual é o que faz isso =/ Eu estou usando o Max mais para aproveitar que eu ganhei mesmo :D Eu não vou quere comprar outro software... ou eu aprendo a fazer no Max mesmo que de um jeito não ideal, ou então eu faço no Blender e depois importo no Max ;)... outros softwares estão fora de cogitação! Quanto a Viewport, eu já me adaptei bem! Não estou mais com problemas com isso, agora é só praticar para agilizar a navegação! :D Puxa... simulação de tecidos é tão simples e fácil nos outros softwares... no Maya com 9 cliques você já faz um tecido plano cair com precisão sobre um cubo... nesse Blender que saíu agora também, para quem entende faz o tabalho com muita facilidade (até a versão 2.45 dava uma trabalheira danada fazer um tecido com softbodies, além de que levava muito tempo para calcular, mas nessa nova versão tem o "cloth" diretão, que é uma beleza :)) e no Max tem frescura? Tudo bem... por enquanto eu faço no Blender e importo no Max, mas espero que essa dificuldada tenha uma boa razão :D Obrigado
Oi Schwichtenberg, o max não é um soft de CAD (Computer Aided Design) como o Magster disse. Os softs de CAD são bons com medidas e servem pra projetar, podem colocar cotas com o valor das medidas. O Max não tem nada disso, o Max, o Maya, o XSI são softs artísticos feitos pra trabalho artístico. Por isso que importa a planta baixa de um soft de CAD pra poder modelar. Eu não conheço o Bender, mas se ele é uma mistura de soft de CAD com soft artístico deve ser uma salada. Não tem nada no Max que mostre o tamanho dos objetos na viewport. Se vc usa o QCad, importa a planta baixa dele com os cortes e segue o projeto, não tem dificuldade não precisa ficar medindo as coisas, é só ficar certo com a planta. Objetos primitivos vc vê as medidas que eles têm no modify. O Max é o soft mais usado pra modelagem de maquete eletrônica, é porque ele é bom, mas ele faz a parte artística do trabalho, o projeto tem que estar pronto num soft de CAD. Você vai gostar do Max, mas tem que pegar o jeito dele. O Cloth do Max é muito bom e fácil de usar, mas tem que estar na escala certa. Um pano de 1cm x 1cm se comporta diferente de um pano com 1 km x 1 km. Faz o tecido na viewport e mede ele. Se estiver em unidades genéricas, vê quanto deu e conta como se fosse centímetros. Se o tamanho estiver certo não precisa fazer nada, pode simular que vai dar certo. Se não estiver no tamanho certo, usa o parâmetro cm/units do Cloth pra ajustar a escala. Se ficou com o dobro do tamanho, coloca 0.5 no cm/units Se ficou com a metade do tamanho que deveria ter, coloca 2 no cm/units. Ai vai funcionar direito. Lê o tutorial do Cloth que tem aqui na 3D1, é super bom
Mental Ray User
Gutão, pelo que entendi, o Schwichtenberg (eita sobrenome difícil!) está tendo um problema com o cloth que eu também tenho, e não tem a ver com o tamanho, mas sim com a segmentação. Um plane se comporta bem com o modificador se tiver NxN segmentos. Porém, se criarmos um plane idêntico, mas com segmentação 3Nx3N, ele se comporta de forma completamente estranha! você sabe o que pode ser? grande abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Obrigado Gutao... eu realmente não quero fazer as plantas no Max, como também não fazia no Blender, sempre fiz no Qcad e importei, mas às vezes você esquece alguma coisa, ou então precisa fazer alguma coisa na escala certa... mas eu já peguei algumas manhas de medidas e acho que vou me dar bem com o Max... só acho estranho um recurso tão "simples" desse o Max não ter... é capaz de ter um plugin que faça o serviço, não sei... mas não é problema. Quanto ao cloth, eu vou testar esse negócio da escala... eu me acostumei a fazer tudo na escala certa, pois quando eu usava o Blender eu sempre usei renderizadores unbiased que dão muitos problemas se não estiver tudo certinho, e com o Max eu já comecei aprendendo a fazer tudo a escala correta... acho que se o problema do cloth for só isso mesmo não vou ter problemas. Só achei chato que ele não calcula a física "on the fly" com o Maya e o Blender, e também ele só usa um núcleo do processador para calcular =/ =/... O Max é muito bom, mas não está tão longe do Blender assim... eu pensava que o Max fosse umas milhões de vezes melhor =/ Obrigado
Ai Tirmey, eu não sou muito bom com o cloth, sei usar e já fiz umas coisas legais, mas nunca reparei neste problema de segmentos que vc disse. Eu costumo fazer sempre com o garment maker, que cria uma malha própria pra simular tecido. Quando faço com planes uso uma quantidade média de segments e depois de simulado eu coloco o turbo smooth. Schwichtenberg, eu acho que se vc tem poucos dias de Max é muito cedo ainda pra falar qualquer coisa. Só do Max ter o Mental Ray integrado já mostra que é de outro nível comprado com o Blender. Não adianta ter um monte de recursos que não conversam bem entre si e dão problema em situações complexas. O Max não tem um simulador de líquido e o Blender tem se não me engano. Mas quem quer simular líquido no Max usa o Real Flow que é o melhor programa do mundo pra isso e se tivesse um simulador de líquido iriam continuar usando o Real Flow porque não tem nada melhor. Sobre as cotações na viewport, o Supermax indicou um script que faz isso estes dias atrás, está neste tópico: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=36913 OBS: Muita gente experiente no Max acha que está trabalhando na escala certa e não está. Pra ficar na escala certa tem que deixar com Units = 1 e Inches no Customize>Units Setup>System Units Setup. Depois troca de Generic Units pra Metric no Customize>Units Setup e coloca centímeters na unidade, porque é ruim trabalhar em metros no Max.
Mental Ray User
Nem tinha visto o post do Tirmey, mas realmente, o problema não é de escala =/ =/ Vou ver esse tal de garmet maker. Obrigado

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711272.

Total de membros registrados: 138803

Últimos membros registrados: Diegokz, Glucofitsverigese, mojifiv, spirulinairon, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku.

Usuário(s) on-line na última hora: 597, sendo 17 membro(s) e 580 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Diegokz, spirulinairon, jessicatorres, Allen Anderson, Le_Andro, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Glucofitsverigese, Gabriel.C, hierbasaludus, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.