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dúvida - ambient oclusion!!!

Por: GMenatti  

Em: 19/06/2008 20:05

Ola galera da Três D1!!! Sempre vejo o pessoal aqui no site falando sobre ambient oclusion (AO) e da melhoria q ele proporciona às cenas!!! Com isso venho com essa pergunta!!!! Como faço para aplicar ambient oclusion em uma cena??? obrigado....
Bem vindo aqui GMenatti. AO é um efeito de sombreamento na cena. Quando a gente coloca efeito de GI pra deixar a luz mais realista, normalmente a cena perde um pouco do sombreamento por essa reflexão da luz. Ai o Ambient Occlusion ajuda a realçar esse sombreamento de novo. Tem duas formas de usar, uma é fazer o render normal da cena sem AO e no final colocar um material com AO em todos os objetos, ai faz um render só com AO e leva as duas imagens pro Photoshop, a com AO e a normal. No Photoshop vc coloca a imagem normal primeiro e cola a com AO em cima. No Layer dessa imagem com AO vc muda pra Multiply e diminui um pouco a opacidade pra controlar o sombreamento em cima da imagem. A outra forma de fazer é já colocar AO direto nos materiais da cena, dá um pouco mais de trabalho mas fica bem melhor e tem mais controle, porque pode configurar o AO individualmente em cada objeto e o AO é usado junto com os calculos de FG pra melhorar a cena. Se você usa o Mental Ray é bem fácil de fazer estas coisas. Ele tem o Shader Ambient/Reflective Occlusion. Vc pega um material Mental Ray e coloca esse Shader no slot Surface. Se for cena externa nem precisa configurar, é só aplicar e renderizar sem luzes e sem efeitos de GI. Se for cena interna vc tem que controlar o Max Distance pra não ficar tudo preto. Se quiser usar direto no material, pega o material Arch&Design do Mental Ray que ele já vem com AO embutido.
A explicação do Magster foi ótima, mas tem outros jeitos ainda de usar Ambient Occlusion, por exemplo, colocando como Shader na luz, ai a luz vai iluminar com AO. Tem um tut aqui: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34365
Doutor Ego
Pessoal, muito obrigado pela explicação... Vou treinar por aqui!!! Muito bom esse site, tem me ajudado bastante! Espero daqui um tempo chegar a um nível q eu tb possa começar a colaborar com a galera aqui :D ! Flw, abraço...
Ah, e no caso do VRAY, como se aplica o AO??? Flw...
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=28128&highlight=ambiente+oclusion+vray aqui nesse link ensina como fazer Gmenatti
detalhe, esqueci de mencionar, tenta usar o busca na proxima vez Gmenatti, q vc vai achar muita coisa legal.
rsrs, coincidências, tava lendo o link e vi q vc já tinha visto lá o mesm link q cliquei GMenatti, foi mal a demora rsrs, mas pelo menos deu pra ver q o busca funfa
Fuciona mesmo Murcegão... Vi lá no outro tópico e testei o AO no vray. Consegui um resultado legal... Vlw mesmo, abraço...
uma coisa que eu não sei... tanto no material A&D e o Pro Materials do 2008 vem a opção de habilitar o AO. qdo habilitado ele já coloca na propria cena, ou tem q fazer isso em "separado" depois?

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