Cena com Vray e alguns problemas

Por: Carlos Eduardo  

Em: 20/06/2008 03:36

Olá pessoal Estou fazendo um teste de render pra uma cena que estou montando, mas estou com dificuldades. A cena fica com essas manchas escuras e outras que parecem luzes que vem do nada...e o render ta meio demorado se comparando com outras cenas... Já tentei algumas coisa, mas nada de melhoras... Usei essa mesma setagem do render, câmeras e luzes em uma outra cena e tinha ficado bom. No teto coloquei um displacement pra fazer a textura que a pintura dele tem, mas ta vazando luz... e se tira o displacement a cena escurece e continua manchada. Alguém tem alguma dica do que pode estar causando esses problemas??? :(
Bem vindo no fórum Carlos. Mas então cara, não adianta usar config de outra cena, cada cena tem que ser configurada pra ficar certo, cada caso é um caso. Tem vários tuts de V-Ray aqui no site, estuda eles pra aprender a configurar sem depender de usar cena pronta. As manchas são por baixa qualidade nas configs de irradiance e light cache
Doutor Ego
Até ontem, eu estava enfrentando o mesmo problema que vc. Como resolvi? Em Light cache, aumentei para 2000 o Subdivs, aos poucos, fazendo várias renderizações, até chegar nesse valor, se eu colocar logo de cara, dá problemas, aparecem os tais pontos de luz na cena. Em irradiance map, pus verylow, se colocar uma qualidade melhor nesse valor, aparecem as manchas de luz tb, ok? Em Global subdivs muiltiplier, pus 0,25, valor baixíssimo, e que diminui a qualidade da imagem final, por isso aumentei o Subdivs, entendeu? Para driblar as manchas escuras na parede e retirar as manchas de luz, vc deve por valores altos em certos parâmetros e baixos em outros parâmetros. Não adianta, aumentar logo os parâmetros que devem ser aumenentados, tem que ir devagar, fazendo várias renderizações, a cada uma, aumenta um pouco, se aparecerem as manchas, quer diz, cara, vc deve continuar com o parâmetro anterior, entendeu? Meu HSph, ficou com o valor 20 e o Interp. samples, ficou em 30. Em Settings, aumentei bastante o valor do Min samples, para tirar as manchas escuras, ficou com o valor 16 Já o Noise threshold ficou em 0,002. Não adianta vc copiar esse exemplo que te dei, o importande é vc saber que certos valores tem de ser alto, para evitar manchas escuras e outros, em contrapartida, devem ser baixos, para evitar as luzes. Apesar de ter sido bem sucedido em minha operação, não descobri o porqê de esses probleminhas acontecerem. Vamos esperar um mais esperiente dizer o que acha, estou curioso. Então tá ótimo, um abraço para ti. Vai testando aí cara, só assim consegue a setagem correta, testando!! Tchau!!
Humildade e sabedoria sempre!!!
Valeu marcola, agora sou participante ativo do fórum, eu vinha acompanhando bastante o site, mas só agora tive coragem de me registra... hehehe é o primeiro fórum que eu participo então estava meio Tímido...rs Mas vamos lá... Então... vou me aprofundar mais nesses tutos. Sobre as configurações de irradiance eu aumentei o valor do HSph sub. de 50 pra 150 e já ta melhorando!!! Aumentei também o valor do GI no environment do vray, de 5 pra 7. Continua vazando luz no displacement do teto, mas agora coloquei outro plane sobreposto ao displancement para tapar essa luz. As manchas melhoraram com essa nova configuração mas falta configura mais... ta muito escuro ainda a cena...O que eu achei impressionante foi que o tempo de render caiu pela metade agora... estava em 2 horas na primeira imagem e nessa ficou em +- 1 hora... Ângelo Geovani Nascimento, Estou mexendo nessa imagem a mais de 5 dias e num consegui chega num resultado legal ainda... Preciso estudar mais! :D Vou mexer no que você falou. Achei interessante o fato de ir aumentando aos poucos... não imaginava que aconteceria isso... pelo que estou vendo funciona como várias “balanças de prato” interligadas... têm que se colocar o peso ideal em cada uma para se ter uma bom equilíbrio. Vou mexer aqui e logo que conseguir mais resultados posto aqui de novo... Falou Galera!! Abraços pra vcs!
Pronto, Carlos Eduardo, descobri uma forma de tirar as manchas de luz, sem ter que fazer esse malabarismo todo: desabilite em Settings a opção: MAX-compatible ShadeContext, isso deve resolver o probleminha, ta jóia? Quanto às manchas escuras fica aí o que o marcola disse, certinho? Depois dessa é só dar Graças a Deus. Qualquer outra dúvida, posta ae pra gente te ajudar. Será um prazer!! Um abraço!!
Nossa cara, aumentar o valor do HSph sub. para 150, é um absurdo, no máximo 70, é o que encontrei na Net e em outras fontes, ok? Para deixar a cena mais clara, ou vc edita a imagem num programa de edição de imagens ou aumenta o valor do Bright multiplier, no menu Color mapping, ok? Valeu!!
Eae Ângelo Geovani Nascimento... rapaz... deu trabalho a imagem aki mas, acho que consegui resolver os problemas... o maior causador daquelas manchas descobri que era a luz do sol... tava mal posicionada e mal configurada tb... seguindo as orientações de vcs... fiz uma série de teste e cheguei nesse resultado... deixei boa parte da configuração do render baixa... Mais acho q ficou legal... interessante que essa imagem cheia de manchas chegou a demorar 10 horas... :00: e agora com ela limpinha está demorando 1 hora e 35 min... 1200x600 Valew Galera, Abraço.... Obrigado a todos!!!
Viu como perdeu tempo por não se registrar antes Carlos? ;) Agora esperamos que participe mais aqui conosco, ok? Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Hehehe.... éh, se não fosse o pessoal aki do fórum eu ainda estaria patinando, atolado em problemas....rs... Fiquei mais de semanas pesquisando sozinho... ai cheguei aqui e, melhoran-se os problemas... pode melhora mais ainda + pelo menos agora já deu pra mostrar pro cliente... eu ja estava desistindo já....rs + agora to mais animado!!! :D Opa... com fé em Deus que sim.... hehehe... sempre que puder.. vo vim aki enche as paciencia doceis..., manda duvidas..., imagens..., e no que eu puder ajudar tb...tamo ae Valeu!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 577, sendo 25 membro(s) e 552 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.