Até ontem, eu estava enfrentando o mesmo problema que vc. Como resolvi? Em Light cache, aumentei para 2000 o Subdivs, aos poucos, fazendo várias renderizações, até chegar nesse valor, se eu colocar logo de cara, dá problemas, aparecem os tais pontos de luz na cena.
Em irradiance map, pus verylow, se colocar uma qualidade melhor nesse valor, aparecem as manchas de luz tb, ok?
Em Global subdivs muiltiplier, pus 0,25, valor baixíssimo, e que diminui a qualidade da imagem final, por isso aumentei o Subdivs, entendeu?
Para driblar as manchas escuras na parede e retirar as manchas de luz, vc deve por valores altos em certos parâmetros e baixos em outros parâmetros. Não adianta, aumentar logo os parâmetros que devem ser aumenentados, tem que ir devagar, fazendo várias renderizações, a cada uma, aumenta um pouco, se aparecerem as manchas, quer diz, cara, vc deve continuar com o parâmetro anterior, entendeu?
Meu HSph, ficou com o valor 20 e o Interp. samples, ficou em 30.
Em Settings, aumentei bastante o valor do Min samples, para tirar as manchas escuras, ficou com o valor 16
Já o Noise threshold ficou em 0,002.
Não adianta vc copiar esse exemplo que te dei, o importande é vc saber que certos valores tem de ser alto, para evitar manchas escuras e outros, em contrapartida, devem ser baixos, para evitar as luzes.
Apesar de ter sido bem sucedido em minha operação, não descobri o porqê de esses probleminhas acontecerem. Vamos esperar um mais esperiente dizer o que acha, estou curioso. Então tá ótimo, um abraço para ti. Vai testando aí cara, só assim consegue a setagem correta, testando!! Tchau!!
Humildade e sabedoria sempre!!!