Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gui Silva   cotia - SP
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

melon3d   Porto Alegre
tiagofaller   Passo Fundo-RS - RS
FAbiOo   São Paulo - SP

MentalRay - Área de sombras escuras demais

Por: Alexandre Longo  

Em: 03/07/2008 17:26

eu apenas descrevi uma forma de deixar as sombras claras, apenas isso. o haze só cria neblina se vc deixa-lo mto proximo, bastaria vc ler o tutorial sobra daylight aqui do site mesmo. E não concordo que seja gambiarra mudar a densidade da sombra, se o recurso existe na mrspot pq não usa-lo??? Claro que vc nao pode deixar a sombra clarinha em um dia ensolarado. para a sombra ficar mais clara e difusa teria que ser um dia nublado, e no caso do nosso amigo é sol pleno. abraço
Jean Ribas
Opa Cadlongo Cara eu uso muito a logica de fotografar mesmo, se vou bater foto nao tem como mudar a intensidade do sol, mas com os controles de ISO, Exposure e Shutler Speed eu consigo controlar as zonas sombreadas, os brilhos especulares e as zonas claras. Acho que um parametro que vc pode mexer, se já não tentou, e o ISO, em geral ele altera bem as zonas sombreadas, e se vc sentir que as zonas claras estão estourando va aumentando o valor do Shutler, e tb o exposure. Vc pode também aumentar um pouco a intensidade do Sky, isso geralmente diminui a intensidade das sombras, mas tb vai interferir nas zonas claras ou diretamente atingidas pelo sol. por isso o controle de Exposure é fundamental. Espero que de cetro e boa sorte nas tentativas. Abraço.
Olá Pessoal.... Agradeço a ajuda de todos... ainda estou na batalha.. rsrs. Mas claro. se fosse facil, nao teria graça... jean ribas: Obrigado pela força fera.. tmb tentei esses detalhes que vc comentou.. mas não cheguei no que queria ainda.... marcola: É isso mesmo cara.. eu to tentando configurar o luz como deve ser feito. sem muito Fake.. por isso tenho me batido tanto.. mas chego lah.... Marcos:... Eu usava Vray e por consequencia, a Camera Fisica dele, e tenho uma boa noção do que ela pode fazer, e claro, trazendo isso pro Mental, está me ajudando muito. mas sabe aqueles dias q nada que vc faça.. dá certo?.. rsrsrs. Mas vou continuar os testes e agradeço sua explanação, me foi muito útil..... Fora isso. vou postar uma quase final, ainda usando somente a configuracao que postei lah em cima... e agora com uma grande diferença.. mudei a posição do sol.. me foi de grande ajuda..... Forte Abraço a todos... Abraços Fraternos
Acho que 1 imagem vale por 1000 palavras, então fiz um exemplo bem básico pra mostrar porque não deve modificar a intensidade da sombra apesar de ter este recurso. A primeira imagem mostra o que acontece quando modifica a intensidade da sombra, ela só muda a intensidade da sombra projetada, não da self shadow, criando defeito no sombreamento que diminui o realismo da imagem. A segunda imagem mostra o que acontece quando atenua a sombra com outra luz, como é na realidade, ai a self shadow também é atenuada e o efeito fica muito mais realista. Cadlongo> Não leva muito em conta esse argumento que na realidade não dá para mudar a intensidade do sol, porque estamos em 3D e ainda bem que pode mudar o que quiser na cena. Em filmagem de cinema eles estendem panos sobre o set de filmagem para controlar a luz do sol. Quando é uma foto profissional de interior, usam diversos equipamentos de iluminação pra controlar a luz, não é na câmera que puxam a iluminação, porque granula. Em 3D não granula, por isso que usam estas gambiarras, ai vc pode puxar a iluminação o quanto quiser, só que não está certo, porque se fosse na realidade a imagem apareceria toda granulada e com baixa qualidade. Em foto profissional é na luz que ajusta a iluminação da cena, não na câmera. Mas pequenos ajustes de abertura e exposição na câmera são importantes para refinar, mas só para refinar, não é pra ajustar toda a iluminação da cena pela câmera. O Mental Ray também aceita controle de exposição e você pode usar numa boa. Se está no Max 9 vc usa o Logarithimic Expossure e se estiver no max 2008 ou 2009 tem o MR Photographic Expossure Control com todos os recursos de uma câmera real. Você pode usar igual fazia no outro render.
Doutor Ego
cara eu acho que tu ta ficando brabo sem necessidade, e nem leu direito oq eu escrevi.... hahaha, blz cara... mete ficha ae... um abraço a todos
Jean Ribas
Eu acho que tem que pensar sempre como acontece na realidade. Porque se respeitar as coisas igual na realidade, com certeza será mais fácil chegar num resultado realista. Na realidade não dá pra mudar a cor da sombra. Mudar a intensidade do sol dá pra fazer na realidade em filmagem como o Marcola disse. Já vi muitos making ofs com essa técnica que ele disse. Até filme brasileiro usou isso, eu vi no making of do Helga que recriaram o clima de inverno almão filmando num dia ensolarado em São Paulo. Pra isso cobriram uma rua inteira com pano branco pra difundir a luz do sol e dar aspecto de nublado. Se quiser fazer igual em 3D com material SSS dá, só que o tempo de render vai ser imenso. Então é bem melhor controlar a intensidade do sol se dá pra fazer isso em 3D.
Ai Jean, nem tô ficando bravo não cara, somos todos amigos aqui e estamos discutindo um assunto importante pra esclarecer todo mundo que ver o tópico. Eu fiz as imagens pra te mostrar visualmente qual é o problema que acontece quando modifica a intensidade da sombra, Até em render fake não usa este recurso, porque dá aquele problema ai que mostra na imagem, a sombra projetada fica diferente da sombra no próprio objeto (self-shadow). Acho que vai ser importante pra todo mundo que também não sabia disso. Eu concordo com vc que o haze deixa a cena mais clara, mas ele também tira saturação e dá um aspecto de lavado. Se usar luzes para clarear, não acontece isso. Também dá pra usar o controle de exposição, mas ai a imagem também tende a ficar lavada. Espero que não tenha me levado a mal. Abração cara
Doutor Ego
A cada dia eu aprendo mais aqui na 3d1. Esse tópico, por exemplo, eu ainda vou imprimir pra estudar com tempo. Obrigado a todos pelas colaborações. Inclusive a vc Cadlongo, por postar esta dúvida que também é a de muitos de nós, inclusive minha, que vez por outra apanho das sombras muito escuras. []s
Um Abraço.
tem várias técnicas pra deixar a cena mais clara, usar luzes depende de bastante experiência. uma forma fácil é colocar uma luz omni só com ambient only, ai vc controla a claridade da imagem nessa luz. também dá pra deixar a cor ambient do max mais clara, ai a cena toda fica mais clara. Essa cor fica no environment. E tem a técnica do gamma pra trampar em linear work flow, ai vc coloca o gamma de 1.8 a 2.2 e tudo fica mais claro. mas tem que lembrar de salvar com o gamma modificado, se não fica escuro depois que salva. E tem que tratar as cores e as texturas pra ficar na cor certa, se não ficam lavadas.
Mental Ray User
Galera.... só tenho a agradecer... to estudando aqui ainda todas essas opcoes.. assim que eu encontrar algo que fique dentro do que procuro.. posto aqui.. Abraços Fraternos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138826

Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.

Usuário(s) on-line na última hora: 535, sendo 22 membro(s) e 513 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, jessicatorres, gilson antunes, optivision, billypaul, Duda, JesusEnzo , Nuno, wilsimar, Fabrício, Evandro00, Glucovate45, Rodrigo, Moura, Ronaldo, Leonardo, Ricardo Paranhos, MarkinhoFortunato, marcelo de moraes, klogg, Elis, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.