Acho que 1 imagem vale por 1000 palavras, então fiz um exemplo bem básico pra mostrar porque não deve modificar a intensidade da sombra apesar de ter este recurso.
A primeira imagem mostra o que acontece quando modifica a intensidade da sombra, ela só muda a intensidade da sombra projetada, não da self shadow, criando defeito no sombreamento que diminui o realismo da imagem.
A segunda imagem mostra o que acontece quando atenua a sombra com outra luz, como é na realidade, ai a self shadow também é atenuada e o efeito fica muito mais realista.
Cadlongo> Não leva muito em conta esse argumento que na realidade não dá para mudar a intensidade do sol, porque estamos em 3D e ainda bem que pode mudar o que quiser na cena.
Em filmagem de cinema eles estendem panos sobre o set de filmagem para controlar a luz do sol.
Quando é uma foto profissional de interior, usam diversos equipamentos de iluminação pra controlar a luz, não é na câmera que puxam a iluminação, porque granula.
Em 3D não granula, por isso que usam estas gambiarras, ai vc pode puxar a iluminação o quanto quiser, só que não está certo, porque se fosse na realidade a imagem apareceria toda granulada e com baixa qualidade.
Em foto profissional é na luz que ajusta a iluminação da cena, não na câmera.
Mas pequenos ajustes de abertura e exposição na câmera são importantes para refinar, mas só para refinar, não é pra ajustar toda a iluminação da cena pela câmera.
O Mental Ray também aceita controle de exposição e você pode usar numa boa.
Se está no Max 9 vc usa o Logarithimic Expossure e se estiver no max 2008 ou 2009 tem o MR Photographic Expossure Control com todos os recursos de uma câmera real.
Você pode usar igual fazia no outro render.