Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC

Portfólios Ver Mais

Fguassu   São Paulo
leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC
g2guilherme   Curitiba-PR - PR
decaptor   Florianópolis

MentalRay - Área de sombras escuras demais

Por: Alexandre Longo  

Em: 03/07/2008 17:26

Boa Tarde Pessoal.... Estou tentando iluminar uma cena externa... e já estou me batendo a tarde toda, parece que tem dia que o max resolve tirar uma com a cara da gente :lol: Bom.... Eu estou usando o Daylight com MRsun+MrSky e o MRExposure Control.. O caso é que eu mexo em td quanto é canto mas nao tem jeito de deixar mais claro as áreas onde não bate luz... eu aumento luz. estoura td.. mas nao clareia as areas de sombra.. eu mexo no esposure, aumentando e diminuindo o F.number.. e tmb. estoura td.. mas clarear as sombras.. nada.. parece q tah em camada separada esse danado.. rsrs... Estou usando o max2008 Pessoal, vcs poderiam me dar uma luz pq nao sei mais o que fazer.... Abraços Fraternos...
Segue imagem para ilustrar o que comentei a pouco... Obviamente.. a maquete está no começo ainda.. :lol: Abraços Fraternos
Vc colocou pelo menos 2 no Diffuse Bounces do Final Gather? É o bounce que faz a luz refletir quando está só com FG, sem Bounces não reflete. Também pode ser o falloff do Final Gather se ligou ele, deixa desligado. E numa cena dessa ai vc tem que configurar certo o Radius do Final Gather pra ficar bom, porque vc tem um plane imenso e uns objetos pequenos no meio, isso ai estraga o cálculo automático do Mental Ray, que usa o Raio com 10% do tamanho da cena. No seu caso vc precisa que o Radius seja muito menor, porque só interessa os objetos pequenos no meio do plane, ai tem que configurar o Radius manualmente. Faz um teste ai pra vc ver se não é isso, coloca um plane pequeno no piso só na área desse objeto. O FG vai funcionar melhor sem configurar o Radius manualmente, porque 10% do tamanho da cena vai ficar mais próximo do tamanho do objeto.
Bom Dia Magster.... Obrigado pela ajuda fera.... Entao, o bonces está com 2 sim... Agora sobre o Radius do FG, realmente vc deve ter razão. Vou arrumar e vejo no que dá. Entao posto aqui novamente o resultado. Abraços Fraternos
Acione o GI.
computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro. demental ray
Caso desligue o fallof e não ajudar, liga de novo e vai testando valores. Eu que faço tudo em cm coloco tipo no mínimo 100 e no máximo 200 ou 250, a área de sombras fica mais clara. Estou aprendendo errando, mas que vou comprar o curso de mental ray, vou sim... :-P Abraço
Bom Tarde Pessoal Grande Gustavo: Cara... liguei o GI, o render demorou mais ainda.. e nao resolveu ainda. Byboca: Velho, o lance do Fallof nao deu boa tmb, mas acho que é pq nao entendi o funcionamento dele ainda :lol: Quem sabe esrtudando mais.. eu resolva... Fora isso, eu tive que assistir de novo o video de externa do curso de Mental daqui do site, e tive que usar a setagem que o André demonstra lah.. Não me agradei pq tah muito básico e ficou meio fraco ainda.. mas vou arrumar até ficar bom.... Segue imagem.... Usei como luz direta uma MRSpot e como luz secundária uma Skylight com HDRI "embutida"... sem MR Exposure....e ficou assim. Não ficou ainda uma brastemp, mas jah clareou um pouco as sombras.. Pelo menos passei pro cliente sem stress :-P Semana que vem mostro o que consegui resolver. Caso alguem se disponha a ajudar em dar uma luz... para melhorar minha luz.. rsrsrs , agradeço desde já.... Abraços Fraternos
Eu estou sempre revendo os vídeos do curso da 3D1, ajuda muito. As vezes a gente esquece de algum detalhe. Lá tem várias formas de fazer externa. Eu só não gosto muito de fazer com photons porque demora, apesar do GI ficar bem melhor.
muda a cor da sombra na mrspot e pronto, agora a primeira iluminação ta mto melhor, em um dia ensolarado o contraste é grande mesmo, bastaria vc modificar o brilho e constraste no exposure control, ou aumentar o haze no daylight system para clarear uma pouquinho mais. abraço
Jean Ribas
Jean, vc mesmo disse em outro tópico que o cliente gosta de áreas de sombra mais clara, mesmo sendo mais realista as sombras mais escuras. Mudar a cor da sombra da luz é gambiarra e não fica fisicamente correto, sombra vc atenua com luz. Mudar a cor é pra quem faz fakeosity no scanline!!! O Haze não serve pra clarear a cena, ele cria neblina, cria fog na cena, por isso fica mais clara, só que perde nitidez e saturação. Pra deixar mais clara tem que configurar a iluminação certa como o Cadlongo fez.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711290.

Total de membros registrados: 138821

Últimos membros registrados: respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde, Gaga 1905.

Usuário(s) on-line na última hora: 459, sendo 5 membro(s) e 454 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: GlucofitDragonsDenResultUK, respilean, lionel, wellherbsus, jhownicolas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.