Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

CLEBER BA   Salvador/BA - BA
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

VIPERCEL   SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP - SP
ljunior   Belo Horizonte - MG
jeyjunior   Osasco - SP - SP
wilson medeiros   SÃO PAULO - SP

Reflexo vermelho do chão no Teto.

Por: Bruno  

Em: 09/07/2008 23:41

Fala, Bruno. Meu nobre, sua cena parece refletir o que acontece de fato em um ambiente real. A intensidade do vermelho projetado no teto, como sabemos, é fruto da grande predominancia do vermelho presente no ambiente, neste caso no chão. Não sei se é a melhor maneira de se resolver isso, mas já consegui amenizar esse efeito alterando a cor do multiplier do Global ilumination para a cor oposta a predominante na cena. Um exemplo, no seu caso, como a cor que está é a vermelha, altere o slot do multiplier do GI para um azulado. O lance é você trabalhar com a cor oposta no círculo cromático, para que esta neutralize a cor que sobra no ambiente. Espero ter ajudado. Grande abraço.
ANDRÉ ROQUE
www.andreroque.com.br
Fiz o seguinte. Estava usnado o material do mental Ray, Arch e Design. Com a textura de madeira vermelha. Resolvi tirar, e colocar a madeira simples no material standard. Funcionou! Agora consigo configurar os photons la no shader photon basic . Antes eu confugurava e nao mudava nada na cena. Sera que é algum erro do meu 3ds max? Bug? To usando o 3dsmax 9 sp2.
Vejam como ficou. Agora so falta ajustar a cena para ficar mais iluminada. É mais correto aumetar a intensidde das luzes photometrics ou o multiplier do GI?
"Maldito seja o reflexo que vem debaixo" O Problema continua... Se eu habilitar apenas o GI, beleza. consigo configurar perfeitamente os shader basic de photons. Consigo inclusive emitir uma luz azul do meu piso de madeira vermelho. Agora quando habilito o FG. Nao consigo me livrar do reflexo vermelho. Tambem consigo emitir uma luz azul, mas o reflexo do vermelho esta sempre lá. Isto apenas com o FG ativado. Tem algum menu especifico do final gather? Para desativar o reflexo? Ja vi que vou ter que mudar a cor da madeira da minha cena.... A primeira cena esta sem o FG. A segunda cena esta com o FG. Configurações de ambas as cenas Global Ilum.: 2 luz Photometric Area (Free Area). O multiplier das luzes tem 4000. O multiplier do GI tem 3. Maximun num photo per sample: 1000. Maximum samples radius 30. Average GI photos per light:80.000. Decays : 2. Configurações da cena com Final G.: Multiplier: 2 Bouces: 0.
Ai Bruno, tá tudo errado cara, não é assim que configura a cena. O valor do Multipler do GI e FG nunca deve mudar, tem que sempre ficar com 1, porque é o valor fisicamente correto. Se muda isso, não fica mais fisicamente correto e não reflete a realidade. 80 mil photons é super pouco, o normal é usar mais de 400 mil. Não precisa mudar os samples dos photons se vai suavizar com FG, isso só aumenta o tempo de render. Coloca o arquivo da cena no rapidshare que eu configuro e te envio de volta pra vc ver como faz. Mas a melhor dica que posso te dar é pra comprar o vídeo de mental ray que vendem aqui na 3D1, é espetacular e com ele vc vai aprender direito.
Mental Ray User
Beleza? Ja estou colocando.
Andei arrumando como voce disse. Esta bem melhor. Porem, o problema do reflexo ainda continua. http://rapidshare.com/files/128783514/Living_iluminado.max.html
Ai Bruno, de boa cara, para tudo que vc está estudando, esquece render, esquece materiais e estude modelagem, estude a interface do max e as coisas básicas do programa. Não tem condições de texturizar, iluminar e renderizar direito uma cena como a sua. Está com a modelagem toda ferrada, eu passei o maior tempo modelando tudo de novo pra poder testar, o teste de render fiz em 10 minutos, mas antes fiquei uma hora arrumando a modelagem. Estava cheio de aberturas, piso distante da parede, a malha estava absurda, cheia de subdivisões desnecessárias, faces tortas, normals invertidas. Só na parede perdi mais de meia hora para arrumar e ainda não ficou bom. Era mais fácil fazer outra do zero. Nem o Shell funcionou direito nela. O piso eu deletei e fiz de novo, porque aquele não tem jeito. A escala da cena está errada, não dá pra usar photometrics assim. A cena tá muito ruim mesmo cara, sem chance de fazer um bom trabalho assim. Precisa aprender a modelar, isso é a primeira coisa que tem que aprender no Max, só depois vem materiais, texturização, iluminação e render, vc tá começando pelo fim. Não sei direito o que vc fez na cena pra dar tanto problema, mesmo arrumando a modelagem não dava nada certo aqui. Tive que abrir um arquivo novo, dar Merge dos objetos da sua cena neste arquivo novo pra poder trabalhar direito. Ai depois de tudo arrumado, coloquei duas luzes na cena, configurei os photons e o final gather, deu certo de primeira!!! A imagem tá ai em cima. Coloquei a cena arrumada no rapidshare pra vc baixar. O link é esse: http://rapidshare.com/files/128808114/Living_iluminado.zip.html
Mental Ray User
Pior que vc esta certo em tudo que falou. Sabia que a modelagem tava horrivel, mas pensei que nao fosse modificar na iluminação da cena. Outro problema soa as luzes photometrics. Eu ja li e reli o tutorial aqui do forum e nao acerto as medidas da cena para poder usa-las. Ou seja, nunca sei a escala certa. Vi na sua cena que vc estva trabalhando em centimetros. Acho que assim é mais facil pra acertar a escala. Obrigado pela força. Fez mais do que devia. Abração.
Então Bruno, isso dá diferença na iluminação porque deixa passar luz pelas frestas, ai dá uns defeitos de cantos claros que é porque a luz tá entrando por ali, tá ligado? A escala é fácil, entra no customize>units setup e troca de generic para metric, depois coloca centimeters na lista de unidades métricas. Depois clica no botão system units setup que tem na parte de cima. Vai abrir uma janelinha. Lá dentro vc vê se tá no padrão, que é units=1 e inches na lista de unidades. Pronto, seu max está em escala real e vc vai ver os valores em centímetros. :)
Mental Ray User

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711292.

Total de membros registrados: 138822

Últimos membros registrados: venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde.

Usuário(s) on-line na última hora: 556, sendo 5 membro(s) e 551 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: respilean, venisalgel, lionel, wellherbsus, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.