Ai Bruno, de boa cara, para tudo que vc está estudando, esquece render, esquece materiais e estude modelagem, estude a interface do max e as coisas básicas do programa.
Não tem condições de texturizar, iluminar e renderizar direito uma cena como a sua.
Está com a modelagem toda ferrada, eu passei o maior tempo modelando tudo de novo pra poder testar, o teste de render fiz em 10 minutos, mas antes fiquei uma hora arrumando a modelagem.
Estava cheio de aberturas, piso distante da parede, a malha estava absurda, cheia de subdivisões desnecessárias, faces tortas, normals invertidas.
Só na parede perdi mais de meia hora para arrumar e ainda não ficou bom.
Era mais fácil fazer outra do zero. Nem o Shell funcionou direito nela.
O piso eu deletei e fiz de novo, porque aquele não tem jeito.
A escala da cena está errada, não dá pra usar photometrics assim.
A cena tá muito ruim mesmo cara, sem chance de fazer um bom trabalho assim.
Precisa aprender a modelar, isso é a primeira coisa que tem que aprender no Max, só depois vem materiais, texturização, iluminação e render, vc tá começando pelo fim.
Não sei direito o que vc fez na cena pra dar tanto problema, mesmo arrumando a modelagem não dava nada certo aqui.
Tive que abrir um arquivo novo, dar Merge dos objetos da sua cena neste arquivo novo pra poder trabalhar direito.
Ai depois de tudo arrumado, coloquei duas luzes na cena, configurei os photons e o final gather, deu certo de primeira!!!
A imagem tá ai em cima.
Coloquei a cena arrumada no rapidshare pra vc baixar.
O link é esse: http://rapidshare.com/files/128808114/Living_iluminado.zip.html