Da Planta Baixa para a Maquete

Por: AAS  

Em: 29/07/2008 23:00

Oi pessoal. Já trabalho com o CAD há algum tempo mas não tenho muita experiência no 3D do CAD. Estou aprendendo a usar o 3DMax agora, e estou gostando muito. Gostaria de saber quais as vantagens em levantar a maquete no 3D do cad e só usar o Max para finalizar ou, exportando a planta baixa do cad, levantar a maquete no 3Dmax. Muito obrigada.
Bem vindo aqui AAS. Então cara, é bem mais fácil fazer a maquete no 3ds max, mas não tem a mesma precisão que no AutoCAD. Nada muito exagerado, coisa pequena, mas tem gente que é fanático em medidas e não tem necessidade em maquete, porque até no campo vai ter diferença. No Max vc modelar de forma artística igual um artista vai fazer a maquete com madeira e tinta. Ele faz na medida, mas não fica tão preciso como no AutoCAD que é um programa técnico, entende isso? Pra modelar a maquete no Max precisa no mínimo importar a planta baixa 2D feita no AutoCAD. Fazer do zero no Max não fica bom por causa das medidas, dificulta muito. Mas se importar a planta baixa 2D pra se guiar na construção, fica perfeito e bem preciso. A melhor forma de fazer as paredes é com o Creat>AEC Exended>Wall, vc liga o snap de vértice, pega a wall e sai contornando as linhas das paredes na planta baixa. Ai vc faz todas as paredes de uma vez só, pode passar direto sobre portas e janelas. Ai vc cria as portas no Creat>Doors, usa o snap também pra criar no lugar certo de acordo com a planta baixa. Depois vc pega o Select And Link, do lado do Undo, seleciona a porta e arrasta até a parede. Ai é feito o link da porta na parede e o vão se abre automaticamente. Pra fazer as janelas é da mesma forma, elas ficam no Creat>Windows. Coloca no lugar certo na parede e linca pra abrir o vão. Hoje saiu um tut básico sobre isso nas notícias da 3D1: http://www.gustavo3d.com/wall.html
Doutor Ego
Legal, Marcola, muito obrigada! Vou testar agora a sua dica.
Bem vinda AAS. Segue as dicas do marcola e se tiver problema, posta aqui que vamos te ajudando até completar a maquete. O André (dono do site) está fazendo um curso completo de modelagem de maquete, eu estou aqui na espera. Acho que vai ser bom pra vc também.
E ai pessoal, essa realmente é uma pergunta que deixa agente um pouco intrigado na hora de começar a trabalhar com Maquetes... bom, no meu caso eu fiquei na duvida e acabei optando por modelar tudo no AutoCAD com ajuda do " Arqui 3d" que é um programa fantastico, e agora estou usando tb o Active 3d que é melhor ainda. No meu ponto de vista a precisão é importante sim, e com esses recursos (softwares) acho que com uma boa renderização teremos um resultado bastante satisfatório. Mas caso vc nao tenha esses programinhas pode peitar no max que vai ficar bom tb e o tempo de modelagem pode até ser maior. Um abraço
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
A maquete não vai ser colocada num torno computadorizado pra criar o objeto de verdade, então não precisa de precisão milimétrica, é para visualização e para estudo do projeto. A pequena perda de precisão na construção é em troca da velocidade e da liberdade, nem com o arqui3D modela melhor e mais rápido do que uma pessoa boa no max. Se for para fazer um protótipo real vc precisa fazer em nurbs em programas de cad mais avançados que o velho autocad. O rhino deixa fazer isso, ai vc modela e manda para usinagem e o cara faz o objeto de verdade. Maquete não vai fazer isso, vai só fazer um render ou uma animação, a perda de precisão é milimétrica se importar a planta baixa do autocad e fazer seguindo ela.
Legal, Magster, obrigada! Vou seguindo as dicas de vcs.
Eu também modelo no Max e não fica impreciso. Importo a planta baixa do autocad, nem sei mexer direito nele, recebo a planta do arquiteto e só faço a maquete no Max. Eu pego os cortes e coloco de pé na planta, bem no lugar que ficam os cortes na planta baixa. Ai vira um gabarito 3D pra se guiar a criação da maquete, é fácil e rápido.
Mental Ray User
Legal Gutao, é o que eu estou tentando fazer. Sou arquiteta e uso o cad. Pelo que tenho visto até agora, é possível levantar o 3D no Max com precisão sim. Gostei da idéia de usar os cortes, vou tentar!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711292.

Total de membros registrados: 138822

Últimos membros registrados: venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus, BlockBlastUnblocked, freylonez, neoveris, Lipskysaunde.

Usuário(s) on-line na última hora: 571, sendo 5 membro(s) e 566 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: respilean, venisalgel, lionel, wellherbsus, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.