Da Planta Baixa para a Maquete

Por: AAS  

Em: 29/07/2008 23:00

Oi pessoal. Já trabalho com o CAD há algum tempo mas não tenho muita experiência no 3D do CAD. Estou aprendendo a usar o 3DMax agora, e estou gostando muito. Gostaria de saber quais as vantagens em levantar a maquete no 3D do cad e só usar o Max para finalizar ou, exportando a planta baixa do cad, levantar a maquete no 3Dmax. Muito obrigada.
Bem vindo aqui AAS. Então cara, é bem mais fácil fazer a maquete no 3ds max, mas não tem a mesma precisão que no AutoCAD. Nada muito exagerado, coisa pequena, mas tem gente que é fanático em medidas e não tem necessidade em maquete, porque até no campo vai ter diferença. No Max vc modelar de forma artística igual um artista vai fazer a maquete com madeira e tinta. Ele faz na medida, mas não fica tão preciso como no AutoCAD que é um programa técnico, entende isso? Pra modelar a maquete no Max precisa no mínimo importar a planta baixa 2D feita no AutoCAD. Fazer do zero no Max não fica bom por causa das medidas, dificulta muito. Mas se importar a planta baixa 2D pra se guiar na construção, fica perfeito e bem preciso. A melhor forma de fazer as paredes é com o Creat>AEC Exended>Wall, vc liga o snap de vértice, pega a wall e sai contornando as linhas das paredes na planta baixa. Ai vc faz todas as paredes de uma vez só, pode passar direto sobre portas e janelas. Ai vc cria as portas no Creat>Doors, usa o snap também pra criar no lugar certo de acordo com a planta baixa. Depois vc pega o Select And Link, do lado do Undo, seleciona a porta e arrasta até a parede. Ai é feito o link da porta na parede e o vão se abre automaticamente. Pra fazer as janelas é da mesma forma, elas ficam no Creat>Windows. Coloca no lugar certo na parede e linca pra abrir o vão. Hoje saiu um tut básico sobre isso nas notícias da 3D1: http://www.gustavo3d.com/wall.html
Doutor Ego
Legal, Marcola, muito obrigada! Vou testar agora a sua dica.