"magster" disse: Será que não é a escala que está usando no Max. Normalmente quem muda as unidades para um padrão errado tem muito mais dificuldade de configurar a cena, porque os valores normais não servem, tem que usar valores bem estranhos pra ajustar. O Mental Ray é fisicamente correto, as coisas dão certo de primeira sem dificuldade quando está em escala real.Pois eh... eu mudei a escala para 0,025 - Meters e deixei o display em centímetros.
"marcola" disse: Ai que você matou o esquema, todo mundo que usa as unidades deste jeito não conseguem fazer nada certo, tudo é mais difícil, tudo dá problema e tem uns casos ainda que dá pau no Max e para de importar arquivos DWG do AutoCAD. Vi num tópico falando que ensinam assim na Caditech, é um absurdo! Você estragou o programa e nada vai dar certo deste jeito. Coloca Units = 1 e Inches na lista de unidades dentro do System Units Setup. Depois coloca Meters>Centimeters no Display do Units Setup. Assim vai funcionar certo, mas a sua cena não serve mais porque foi feita num arquivo com escala errada e não pode mudar estas coisas depois que já tem objetos na cena. Tem que criar um arquivo novo, acertar as unidades e fazer a cena de novo neste arquivo certo!!! Depois que passar a trabalhar assim, vc vai ver que tudo vai dar certo de primeira, sem nem ter que fazer configurações!!Pois eh... eu tinha escutado isso a algum tempo... mas como ja tinha começado, resolvi arriscar. Até que depois de umas horas tentando, consegui uma iluminação até satisfatória. Estou quase acabando... falta só alguns detalhes e dentro de 1 ou 2 dias, posto os resultados na sessão de fotos! Valew aew pela ajuda!
"Gutao" disse: Dá pra configurar o Mental Ray em qualquer unidade e em qualquer escala e conseguir um bom visual. O problema só está na facilidade para fazer isso, quando não está em escala real tem que usar valores muito diferentes em tudo e testar muitas vezes até acertar a iluminação na escala que está usando. Mas se estiver em escala real as coisas vão dar certo sem ter que mudar muito as configurações padrões, porque todos os valores já vem certos para esta escala. Ainda tem o problema da escala física das photometrics, se estiver fora de escala é melhor usar luzes comuns, porque quando diminui muito ou aumenta muito a intensidade das photometrics, já não fica a mesma coisa. Tipo se quiser criar caustics na sua cena, a luz já está super fraca e mesmo colocando caustics nos objetos o efeito não vai aparecer, vc vai ter que aumentar o multipler, só que ai está fugindo das leis da física como o Renan falou, porque o multipler sempre tem que ser 1. Photometric depende de escala real pra poder usar legal.Realmente gutao... tive maior trabalho pra convertar a iluminação... mas acho que consegui... e espero que a galera goste. O quarto está terminado... e já postei as fotos na parte de imagens... ta aew o link pra galera... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=39469
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