Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

kainkiller   sao paulo - SP
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
An3dre   Araras / SP - SP
Andeciuala   Brasilia - DF

Portfólios Ver Mais

Rtrevelin   santo andré - sp
diegoalex   Patos de Minas - AC
Marcelo Guarrata   Maringá - PR
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC

Como iluminar melhor interna MR + materiais (fotos reupadas)

Por: dalljalminha  

Em: 17/08/2008 17:36

Salve galera da tresd1...! Estou com um pequeno problema por aqui... estou tentando iluminar esta cena... mas estou com alguns problemas... Não consigo deixar ela mais clara sem estourar a iluminação. Tem duas luzes.... uma mr_Area_spot e uma Free_Area (photometric). As configurações estão nas fotos... assim como a do GI. O FG está ligado no preset Draft. Tou usando o MAX 9 agora. Por enquanto ta so o modelo e alguns materiais temporários... pq naum ainda naum consigo fazer direito. Gostaria de saber, também, como fazer alguns materiais... como madeira branca para móveis e como ajustar o piso (o da foto fiz com tile) para que ele fique mais realista e com aquele reflexo borrado, além de um material para plástico. Sim... quase esqueço...! O azul que coloquei nas camas, está se espalhando d++ na cena inteira, deixando ela toda azulada. Gostaria de saber como ajustar isso tb... Como podem ver, naum eh pouca coisa! AHEUhaUEa Mas com um pouco de persistência eu chego lah! xD Obrigado...
Work hard...
get rich
dalljalminha, a luz que entra pela janela é forte mesmo e fica mais estourada, mas não pode estourar muito, a sua está boa. Não dá pra ver a sua configuração porque a imagem que postou é muito grande e quando abro aqui fica fora da tela. Mas vê se o valor do Radius dos Photons não está muito grande, porque fica com menos precisão no GI e deixa o efeito mais fraco. Eu não acho que o azul da cama está espalhando muito na cena, isso que é o GI e sem isso fica com a cara de render no scanline. Também não tem a config do FG, quando o FG está com valores baixos para teste, o GI na cena fica mais fraco mesmo, quando colocar uma configuração mais alta a cena fica um pouco mais clara. Mas se for preciso coloca uma luz no centro da cena pra ajudar. Faz um render só com a Photometric pra ver se ela está iluminando, porque se a escala da cena estiver errada, a photometric nem vai conseguir iluminar, é como se nem tivesse ela na cena. Coloca uma luz comum na janela em vez de photometric que ai ilumina mesmo que a escala esteja errada. Sobre materiais, usa o arch&design que é melhor pra configurar. Aqui tem dois tuts sobre ele: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=31437 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=33178
Pois eh nandao... reupei as fotos pra galera ver aew...! Não tou conseguindo ajustar direito essa iluminação. =(
Work hard...
get rich
Será que não é a escala que está usando no Max. Normalmente quem muda as unidades para um padrão errado tem muito mais dificuldade de configurar a cena, porque os valores normais não servem, tem que usar valores bem estranhos pra ajustar. O Mental Ray é fisicamente correto, as coisas dão certo de primeira sem dificuldade quando está em escala real.
"magster" disse: Será que não é a escala que está usando no Max. Normalmente quem muda as unidades para um padrão errado tem muito mais dificuldade de configurar a cena, porque os valores normais não servem, tem que usar valores bem estranhos pra ajustar. O Mental Ray é fisicamente correto, as coisas dão certo de primeira sem dificuldade quando está em escala real.
Pois eh... eu mudei a escala para 0,025 - Meters e deixei o display em centímetros.
Work hard...
get rich
Ai que você matou o esquema, todo mundo que usa as unidades deste jeito não conseguem fazer nada certo, tudo é mais difícil, tudo dá problema e tem uns casos ainda que dá pau no Max e para de importar arquivos DWG do AutoCAD. Vi num tópico falando que ensinam assim na Caditech, é um absurdo! Você estragou o programa e nada vai dar certo deste jeito. Coloca Units = 1 e Inches na lista de unidades dentro do System Units Setup. Depois coloca Meters>Centimeters no Display do Units Setup. Assim vai funcionar certo, mas a sua cena não serve mais porque foi feita num arquivo com escala errada e não pode mudar estas coisas depois que já tem objetos na cena. Tem que criar um arquivo novo, acertar as unidades e fazer a cena de novo neste arquivo certo!!! Depois que passar a trabalhar assim, vc vai ver que tudo vai dar certo de primeira, sem nem ter que fazer configurações!!
Doutor Ego
"marcola" disse: Ai que você matou o esquema, todo mundo que usa as unidades deste jeito não conseguem fazer nada certo, tudo é mais difícil, tudo dá problema e tem uns casos ainda que dá pau no Max e para de importar arquivos DWG do AutoCAD. Vi num tópico falando que ensinam assim na Caditech, é um absurdo! Você estragou o programa e nada vai dar certo deste jeito. Coloca Units = 1 e Inches na lista de unidades dentro do System Units Setup. Depois coloca Meters>Centimeters no Display do Units Setup. Assim vai funcionar certo, mas a sua cena não serve mais porque foi feita num arquivo com escala errada e não pode mudar estas coisas depois que já tem objetos na cena. Tem que criar um arquivo novo, acertar as unidades e fazer a cena de novo neste arquivo certo!!! Depois que passar a trabalhar assim, vc vai ver que tudo vai dar certo de primeira, sem nem ter que fazer configurações!!
Pois eh... eu tinha escutado isso a algum tempo... mas como ja tinha começado, resolvi arriscar. Até que depois de umas horas tentando, consegui uma iluminação até satisfatória. Estou quase acabando... falta só alguns detalhes e dentro de 1 ou 2 dias, posto os resultados na sessão de fotos! Valew aew pela ajuda!
Work hard...
get rich
Além da questão das unidades, que é fundamental, existem mais algumas coisas na configuração que estão erradas: - Geralmente não se mexe no Multiplier na aba de Gi. Se você tiver configurado certinho as luzes (o que inclue a unidade), vai ficar bom com valor. O que se faz quando se quer aumentar a intensidade no gi é diminuir o valor do decay para 1,9. Mas o Decay e o Multiplier são equivalente. Se não me engano, 1,6 no Decay= 10 no Multiplier. - Os Samples no Gi estão muito grandes. Esse valor não passa dos 500, porque é o FG que vai suavizar os photons. - O Raio do gi fica difícil falar se tá grande ou não por causa das unidades, mas elas aparentam estar grandes. A regrinha básico para o Gi dar certo é um raio pequeno com uma quantidade de photons grande (o seu valor está razoável. Eu aumentaria um pouco). - O que vou falar é opcional, mas se você aumentar o número de reflexões dos photons no parâmetro trace depth, vai ficar melhor, mas vai aumen pouco o tempo de render. Você só precisa lembrar que Max Depth = Max refl. = Max refr. - Experimenta colocar o preset Low no Fg para ficar um pouco melhor a qualidade. Espero ter ajudado. Abraços.
Dá pra configurar o Mental Ray em qualquer unidade e em qualquer escala e conseguir um bom visual. O problema só está na facilidade para fazer isso, quando não está em escala real tem que usar valores muito diferentes em tudo e testar muitas vezes até acertar a iluminação na escala que está usando. Mas se estiver em escala real as coisas vão dar certo sem ter que mudar muito as configurações padrões, porque todos os valores já vem certos para esta escala. Ainda tem o problema da escala física das photometrics, se estiver fora de escala é melhor usar luzes comuns, porque quando diminui muito ou aumenta muito a intensidade das photometrics, já não fica a mesma coisa. Tipo se quiser criar caustics na sua cena, a luz já está super fraca e mesmo colocando caustics nos objetos o efeito não vai aparecer, vc vai ter que aumentar o multipler, só que ai está fugindo das leis da física como o Renan falou, porque o multipler sempre tem que ser 1. Photometric depende de escala real pra poder usar legal.
Mental Ray User
"Gutao" disse: Dá pra configurar o Mental Ray em qualquer unidade e em qualquer escala e conseguir um bom visual. O problema só está na facilidade para fazer isso, quando não está em escala real tem que usar valores muito diferentes em tudo e testar muitas vezes até acertar a iluminação na escala que está usando. Mas se estiver em escala real as coisas vão dar certo sem ter que mudar muito as configurações padrões, porque todos os valores já vem certos para esta escala. Ainda tem o problema da escala física das photometrics, se estiver fora de escala é melhor usar luzes comuns, porque quando diminui muito ou aumenta muito a intensidade das photometrics, já não fica a mesma coisa. Tipo se quiser criar caustics na sua cena, a luz já está super fraca e mesmo colocando caustics nos objetos o efeito não vai aparecer, vc vai ter que aumentar o multipler, só que ai está fugindo das leis da física como o Renan falou, porque o multipler sempre tem que ser 1. Photometric depende de escala real pra poder usar legal.
Realmente gutao... tive maior trabalho pra convertar a iluminação... mas acho que consegui... e espero que a galera goste. O quarto está terminado... e já postei as fotos na parte de imagens... ta aew o link pra galera... http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=39469
Work hard...
get rich

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711295.

Total de membros registrados: 138825

Últimos membros registrados: fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01, venisalgel, respilean, GlucofitDragonsDenResultUK, wellherbsus.

Usuário(s) on-line na última hora: 450, sendo 25 membro(s) e 425 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Reinaldo Silva, guigui14, Luis Antonio, Rodrigo, billypaul, Duda, mastermax, moisesratts, lionel, Rodrigosouza3D, Eduardo Ramos, Simone Mini, TadeuB79, Felipe, torebaJj, Nuno, Carlos E. Nogueira, rhayssa_10, fmoreira, Leonardo, Elis, Fernando Cunha, marcio.alain, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.