o software Catia pode me ajudar com maquetes e render??????

Por: Igor Augusto  

Em: 30/08/2008 16:36

Olá pessoas boa tarde a todos !!!!!!! Gostaria de saber se o Catia é um bom programa para maquetes e para render ????? Muito obrigado Igor Augusto (obs . trabalho na área de arquitetura)
Claro que não, esse programa é pra indústria automobilistica, é um dos softs de CAD mais avançados que existe no mundo. Só pra aprender a usar você vai ter que ser um crânio e conhecer muito de engenharia, é super difícil. Eu tentei usar um pouco na versão 5, mesmo conhecendo bem de Nurbs eu tomei uma surra. Ele modela em Nurbs como o Rhino, não modela em polígonos. Soft para maquete é AutoCAD, Revit, ADT, 3ds max, Arch3D, Active 3D, Microstation, tem um monte por ai. O Catia é pra design industrial e criação de superfícies classe A.
Mental Ray User
O Catia vem com o Mental Ray, mas nele os materiais tem propriedades físicas como peso e densidade. Dai o programa consegue calcular o torque que o carro precisa para se mover por causa destas propriedades dos materiais... Esse soft é pra quem trampa na Ford, na Fiet, na GM... Eu acho lindo o sistema de zoom dele :)
Igor, O Catia é considerado o Software CAD para mecanica mais avacado, disputa com o Pro/Engineer e com o Unigraphics NX um mercado de gente grande para projetos mecanicos em geral. Quando digos projetos, naum é apenas modelagem, mas tambem simulacao e ferramentas que auxiliam na otimizacao do projeto de engenharia das peças. É possivel fazer maquetes nele, mas naum vale a pena. Primeiro, é um software carissimo (qualquer versäo com alguns modulos basicos começa em R$ 50.000,00), segundo, ele naum foi feito pra isto. Gutao, discordo de vc quanto a complexidade do software. Imagine um projetista mecanico tendo que fazer uma maquete no max, ele tb vai dizer que o Max é super dificil. Softwares como Catia, Unigraphics e Pro/E sao pra quem trabalha com projetos mecanicos (como eu) e säo mais fáceis de modelar do que o Max (projetos mecanicos é claro). A principal diferença para softwares como o Max é que eles trabalham com parametrizaçäo e com modelos matemáticos muito precisos. Por exemplo, trabalho como Pro/E, as vezes eu modelo curvas baseadas em equaçöes matematicas dando a equaçäo pra o Pro/E. É fantastico pois eu tenho o controle preciso da curva, que pode respeitar por exemplo modelos matematicos de aerodinamica. Bom, vou parar por aqui senäo vou me extender muito, rsss Esta ärea é fantastica, os softwares mais populares säo o SolidWorks e o Inverntor, mas estäo muito longe de soluçöes como o Catia, Pro/E e Unigraphics. Um abraco!
(DELL Precision 6500
T7600 - Quadro FX3800 - 500G 7200rpm - 8G Ram)
hehehehe. Tbm trabalho com o Pro/enginner há alguns anos. Sou projetista de Moldes para injeção de Termoplásticos, Alumínio, Zamak, Silicone e Borracha.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 1002

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.