Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
arq.andreis   caxias - AC
neiman   Santa Catarina - SC
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

Gordianstudio   Porto Alegre - AC
Lucas Lima   São Paulo - SP
Cestari   São Paulo - AC
leandro nicolaci   São Paulo - AC

Dimensões em autocad, estou com dúvidas!

Por: Paulo JR  

Em: 09/09/2008 00:06

Boa noite amigos, eu comprei o CD Curso de Maquete Eletrônica, e estou com dúvida em dimensões. Eu estava testando vários desenhos e vi que suas dimensões variam muito, tipo: 1 metro em um desenho aparece 10 centimetros ou 10 metros em outro. Como faço pra ficar padrão qndo eu inserir no 3D Max pra fazer o projeto 3D?
Paulo Basicamente você precisa ter ciência de duas coisa no AutoCAD, em relação as unidades: - Qual a Unidade usada no desenho em si: Exemplo: se uma parede está com 0.15 (neste caso estaria em metros), ou se está com 15.0 (estaria em centímetros) OBS: falo da espessura da parede por ser uma medida conhecida e de fácil identificação. - Qual a Unidade Real do arquivo - e esta é a parte em que 99,99% dos usuários do AutoCAD ignoram e/ou desconhecem e que acaba por gerar os problemas de "tamanhos" diferentes, que deveriam ser iguais (leia-se com o mesmo tamanho real, quer seja em metros, centímetros, ou milímetros). Para saber qual a Unidade Real do arquivo vá em Format/Units e ajuste o Sistema de Unidades quando for necessário. Se sua parede estiver com .15, isso quer dizer que o desenho foi feito em metros, então ajuste as Units para metros, e assim para os demais casos (cm, mm, km, etc.) Feito isso em todos os arquivos que fazem parte do Projeto Arquitetônico, não haverá mais problemas em relação as unidades, e todos os arquivos, ao serem importados estarão sempre com as unidades/medidas corretas. Se tiver alguma dúvida em relação a explicação, poste aqui, que se possível, tentaremos lhe ajudar, ok? Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Ai Paulo, vai depender de quem desenhou. Vc assistiu o primeiro capítulo do curso que fala das unidades, pra mim esse capítulo valeu o curso. Eu sei que foi trabalhoso para o André fazer e colocar de graça na net, mas pelo menos esse capitulo eu acho que ele deveria colocar por uma questão de utilidade pública. Quase ninguém sabe trabalhar certo em escala real no Max, até escolas famosas de 3D ensinam isso errado e neste capítulo ele mostra e prova o modo certo. Se vc configurou o Max corretamente como ele mostra no curso, o seu max está em escala real. Se estiver de qualquer outro jeito está errado. Depois disso só depende de você saber em que unidade o desenho foi feito no AutoCAD. Se for metros vc tem que ligar o Rescale na janela de importação do DWG e marcar metros, se foi centímetros tem que marcar centímetros no Rescale, assim vai chegar sempre certo em escala real. Ele mostra isso lá no curso também. O problema é pegar desenho de pessoas que não sabem usar o AutoCAD, tem muito tosco por ai, principalmente em arquitetura. Abre o desenho no AutoCAD e dá uma olhada, se o cara que te mandou não teve nem a capacidade de desenhar direito em escala, refaz o desenho e cobra dele mais este serviço, porque nego tosco tem que pagar para aprender. Mas quando o desenho estiver certo em metros ou centímetros, é só ligar o Rescale na janela de importação do DWG e colocar a unidade lá, o Max vai fazer a conversão e vai chegar em escala real.
Mental Ray User
Boa Noite Amigos, Fiz o teste no AutoCAD como o amigo Juliano disse, mas ao mexer no sistema Format/Units, não consegui mudar nada na dimensão. Aparece somente o numeral, assim: 15 em parede Daí mexi no Dimension/Style > em "." (period) , no Sufix acrescentei o "m". Qndo dimensionei outra vez a parede ficou em 15m parede. Vou ter que fazer igual ao Gutão disse?, fazer o desenho todo de novo?
Paulo Ao alterar o Units, as dimensões do desenho não são alteradas. O que media 0.15 ou 15.0 continua com a mesma dimensão. O que ocorre ao mudar o Units (quando necessário) é que o desenho fica com o Sistema de Unidades correto. Ao desenhar no AutoCAD, se você decide trabalhar em metros, então o Units precisa estar em "Meters". Porque para o AutoCAD, o que vale é o Units, e não as dimensões do desenho. As dimensões do desenho, quer seja 0.15, quer seja 15.0 só serve para o usuário. Para entender perfeitamente faça o seguinte. - Crie um arquivo, deixe o Units em Centimeters; crie um retângulo de 200x100 com o seu vértice inferior esquerdo posicionado na coordenada 0,0 e salve este arquivo com o nome de CENTIMETROS. - Em seguida crie um novo arquivo, deixe o Units em Meters; crie um retângulo de 2x1 com o seu vértice inferior esquerdo posicionado na coordenada 0,0 e salve este arquivo com o nome de METROS. Agora abra qualquer um dos dois arquivos, e insira o outro dentro deste aberto. Você notará que ambos os retângulos terão as mesmas dimensões. Isto significa que independente do Units (Meters ou Centimeters), se o arquivo foi criado e desenhado de maneira correta, os desenhos terão as mesmas dimensões – 1,0m = 100,0 cm = 1000 mm. Espero que isso esclareça sua dúvida em relação as Unidades no AutoCAD. Abraços.
Ai Paulo, eu não entendo a confusão que vc tá fazendo, é tão fácil. Só precisa saber em que unidade a pessoa desenhou o projeto no AutoCAD. Pra saber isso é só medir uma parte conhecida do projeto, por exemplo as portas, que tem sempre 80 cm. Se medir e der 80, quer dizer que o cara fez em centímetros, se medir e der 0.80 quer dizer que o cara fez em metros. Só isso que precisa saber pra importar certo no Max. Eu não disse que tem que fazer o desenho de novo, nunca tem que fazer o desenho de novo, só tem que saber qual é a unidade usada no desenho. Não precisa mudar nada no AutoCAD, só tem que saber qual é a unidade usada.
Mental Ray User
Boa noite amigos, desculpe pela insistência e ignorância, mas é pq eu apredi a usar o AutoCAd sozinho, ou seja sei pouco. Eu fiz o Teste Que o Juliano dissse só que comparando o desenho que tenho e o desanho que vem no curso do André, dái um fica muito grande no desenho que tenho e no outro muito pequeno. Acho que a pessoa então desenhou de forma incorreta. se vcs. quizerem e puder me ajudar, me psse o e-mail de vcs. que eu envio o desenho meu. Dái vcs veem e me digam o que aconteceu. Obs: para esclarecer, e a quem ler, o desenho do curso eu não posso enviar.
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Manda ae que eu kero ver como estão os arquivos no AutoCAD. [email protected]
Enviado
Never Don\'t give up your dreams - Think About it!LEARNING MENTAL RAYhttp://paulojrarquitetura3d.blogspot.com/
Posta o arquivo no rapidshare e coloca o link aqui que outras pessoas podem baixar também... Pode ser que a pessoa que desenhou fez em escala, é meio absurdo desenhar assim no autocad, mas quem é velhão e estava acostumado com desenho no papel pode ser que faça assim, por exemplo na escala de 1:50.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711302.

Total de membros registrados: 138829

Últimos membros registrados: phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45, Gabriel01.

Usuário(s) on-line na última hora: 614, sendo 26 membro(s) e 588 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Carlos E. Nogueira, Sergio1987, kkcoelho, nandao, Antonio, Luana Chen, Pedro Juliato, renaz, Starter, Evandro00, Eduardo Ramos, Daniel Monteiro, maxoliveira.archviz, magster, mastermax, Lucas Reis, Eber.Silva, Gabriel.C, TadeuB79, marcola, Duda, Baldo, JMDesign, Vladis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.