Olha só Igor, o que precisa ser entendido pelas pessoas é que o 3ds max 2009 ainda está muito novo e por isso tem bugs que precisam ser corrigidos. É uma versão que ainda não tem aquela estabilidade necessária para você pegar um trabalho pra fazer porque você não pode correr o risco de o 3ds max dar pau e você não conseguir entregar um projeto à tempo. Se for uma versão mais antiga um pouco, você pode até não ter os mesmos recursos que uma versão mais nova talvez tenha, mas você ganha na questão da segurança. Então eu te aconselho a pensar na versão 9, dependendo de quando você vai adquirir seu 3ds max. Se for demorar um pouco mais, dependendo de quando for, aí a versão 2009 seria uma boa pedida. Vai depender de você. Alguns dirão que a versão 2008 é melhor, ou a 8 mesmo. Mas é tudo uma questão de gosto pessoal. Eu compraria ou o 9 ou o 2009, depende de quando fosse feita a compra.
Sobre os plug-ins que são essenciais, isso vai depender da tarefa que você vai fazer no seu dia-a-dia. Se for pra projetos de arquitetura e dependendo dos modelos que for usar (evermotion por exemplo) eu acho que ter o "polygon cruncher" é uma boa idéia, assim você deixa sua malha mais leve para poder rodar numa boa na hora de renderizar. Mas aí já vai depender de sua máquina, se for uma nova e potente talvez nem precise. ;)
Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.