Problema com primeira cena no MR

Por: avila  

Em: 19/09/2008 12:25

bem pessoal, a questão é a seguinte estou renderizando minha primeira cena com mental ray acontece que estou usnado como referencia uns tutoriais que peguei aqui no site mesmo, porem ele trata do max 6 e 7, configurei o GI conforme explica la, mas a cena continua manchada alguem tem uma dica para me ajudar com esse problema, lembrando que se trata de uma cena interna e estou usando max 9. desde ja agradeço a todos que puderem colaborar.
Blz cara? Quanto esta usando no Final gather? Se o valor estiver baixo, aumentando ele ajuda a suavisar as manchas! Mas geralmente problemas de manchas em internas é relacionado aos photons, tente ir aumentando os photons do gi em conjunto com o raio, assim chegara em um parametro intermediario! Com certeza aumentado so os photons ja vai dar uma diferença, porem vai demorar mais pra renderizar, por isso é importante achar o tamanho do raio apropriado! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Os tuts do site são bons, mas alguns deles já são bem antigos... Os tuts mais recentes do Mental Ray são demais, mas estes primeiros de Photons estão meio defasados... Mas o prinício é o mesmo, só que nos tutoriais não dá pra explicar tão bem como no vídeo curso... Eu tenho o vídeo curso de Mental Ray e aprendi muito com ele. Se quiser aprender legal, pega o vídeo que não vai se arrepender... Esse problema das manchas acontece com todo mundo que tá começando, aconteceu comigo também... É erro na configuração dos Photons, não adianta aumentar o FG se os photons não estiverem certos... O pulo do gato é aprender a configurar certo os photons e no vídeo curso tem uns 6 ou 7 capítulos só sobre isso...
Bah na real é isso mesmo. Não tem receita de bolo saca? Se quiser uma resposta mais precisa posta ai tua configuração pra gente dar uma olhada e poder dizer algo mais especifico. Algo muito importante tambem é escala da cena, principalmente se estiver usando luzes photometricas, que simula iluminação real.
O Grasiano tocou no ponto chave... escala!!! Se não estiver em escala real vai ser bem mais difícil acertar a iluminação e as configurações do Mental Ray...
Bem pessoal obrigado pela atenção, vou filtrar todas as informações e fazer mais alguns textes, de qualquer forma o certo é que ainda preciso estudar muito.
Avila, se você postar uma imagem com o render só dos Photons, sem Final Gather, dá pra falar se estão certos ou errados. O segredo de uma boa configuração no Mental Ray é o tamanho e a quantidade de Photons na cena. Posta a imagem da sua cena renderizada só com os Photons que ai dá pra te dar uma direção.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1091

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.