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Problema com iluminação de restaurante

Por: Elisa2008  

Em: 27/09/2008 21:24

"Marco A.Artacho" disse: Elisa, Eu recomendo usar o Logarithm Exposure Control, pois no max 9/mental ray ele foi muito aprimorado, não deixando as texturas ficarem lavadas como acontecia antes da versão 9. Olha o que diz o Jeff Paton (um grande expert em MR) à respeito disso: "In previous version of Max/mental ray the log. exposure control was avoided because it would often create pastel colors in your scenes. In Max9, it has been adjusted to work better with mental ray and it really does...I use it all the time now." Marco.
Verdade! É incrível o que você pode aprender lendo o blog do Jeff! Acho que um controle de exposição pode melhorar a cena sem você precisar tocar nenhuma luz. Mas enfim, todas as dicas ditas aqui são válidas não existindo uma certa ou errada - simplesmente escolha aquela que apresentar melhores resultados para você!
Olá pessoal! Muito obrigada a todos pelas dicas! Coloquei uma omni como ambient only e a cena ficou bem mais clara. Também aumentei a quantidade de photons e samples, só não entendi para que aumentar o decay: quanto maior mais rápido o photon "morre", não é mesmo? Então não seria melhor diminuir o decay? Não alterei a quantidade de luminárias e, depois de texturizar e colocar o resto do mobiliário não renderizou de jeito nenhum, dava erro ao completar a emissão dos photons. Também experimentei usar as vraylights como o Vagner falou, habilitando a conexão com o MR. Também clareou bastante a cena, mas ficou meio falsa. Bom, novamente obrigada, aprendi muito com essas dicas.
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com
O decay tem que diminuir se quiser um GI mais intenso, mas quando está na escala certa e com a iluminação certa, o valor 2 no decay é bom e não tem que mudar. Se aumentar o dacay vai ter menos GI na cena, nunca tem que aumentar. Também não tem nada haver usar luzes do V-Ray com o Mental Ray, ai é pedir pra ter problema no render, porque cada render tem suas luzes. Porque vc disse que não renderizou com móveis? Só se tiver pouca memória e usar móveis da evermotion, ai não renderiza porque a máquina não aguenta. Também não pode colocar móveis com materiais do v-ray se está usando o Mental Ray. A sua cena é simples, era pra renderizar sem problema. Coloca no rapdshare pra gente testar.
V-Ray 1.5 User
Oi Baldo. Acho que o problema é de memória mesmo, meu pc tem 1Gb de RAM e estou usando os modelos da evermotion, mas não estou usando materiais do v-ray, converti uns com o plugin e retexturizei alguns, de acordo com o projeto. Segue o link do rapidshare: http://rapidshare.com/files/149394552/restaurante_iluminacao_recover.rar.html Obrigada.
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aí elisa. liga o LEC. logarithimic Exporsoure control, pode resolver seu problema de iluminação.. depois é só setar ele de acordo com sua necessidade. só estou usando isso. como disseram acima, isso vai resolver... eu postei um corredor aqui... dá uma olhada http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=40877&highlight= usei o tal do LEC. loga expors control.. e tenho gostado muito dos resultados...
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Elisa, nem em PC bom as pessoas conseguem renderizar na boa com modelos da Evermotion, tem que tomar muito cuidado no que usa e no quanto usa, e tem que otimizar um por um manualmente pra não desperdiçar tanto tempo de render, porque de todas as bibliotecas que tem no mundo, a da Evermotion é 10 vezes mais pesada do que qualquer outra. Sem configurar os materiais manualmente também pra otimizar ao máximo, complica mais ainda. Ai só tem duas opções, estudar muito e perder bastante tempo otmizando todos os móveis, modelando de novo e criando novos materiais, ou investindo milhões em equipamento pra renderizar com tudo pesado mesmo. Pra usar modelos da Evermotion tem que trabalhar em 64 bits com no mínimo 4 GB de RAM.
Mental Ray User
42mb. hehe... fica pesado,, mas já fiz render de imagens com mais de 100mb.. veremos,,, rs
https://www.youtube.com/channel/UCIMY4hKVfHRxcJ8GObaFWGg
Olá Gutao. Que técnica você sugere para otimizar os modelos da Evermotion? Eu sei que eles são pesados, mas considero a melhor biblioteca que já encontrei, tem muitos sites de download que a qualidade dos modelos não é boa, sendo bem ruim até. Abraço.
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Baixei a sua cena aqui e deu muito trabalho pra arrumar mais ou menos, nem sei por onde começar a falar. Desse jeito que vc tá fazendo é difícil de renderizar até em máquina boa e ainda vai dar defeito nos materiais. Não dá pra sair enchendo destes modelos como a galera falou, no meu PC dual core com 2 GB de RAM e placa de vídeo geforce 8000 ficou lerdo, imagino no seu com 1 GB e placa de vídeo mais fraca, deveria estar levando meia hora pra mover a vista. Também estava cheio de materiais pesados em vários objetos e sem muito critério, as janelas em vez de vidro estavam com cromo com reflexo borrado, o guarda vinho era de metal escovado, por isso que a primeira imagem ai em cima está com estes defeitos brancos. Não dá pra ficar convertendo material, até os materiais originais no vray teriam que ser editados pra otimizar, tudo da evermotion é pesado. As garrafas tinham vidro physical glass, tem que saber configurar os materiais pra otimizar e pra saber o que é leve e o que é pesado. A cena estava cheia de luzes com sombras difusas, isso pesa muito também, tem que usar menos luzes para simular várias e colocar mateiral com glow nas spots do teto. Eu deletei todas as luzes e todos os objetos pesados, tinha coisa que nem era muito visível dentro do bar e era bem pesado, deletei as cadeiras, peguei uma só e editei pra reduzir os polígonos, pra fazer isso tem que saber modelar em poly, eu fui selecionando os loops de edges e deletando. Depois distribui de novo pelas mesas como instância. Com estas modificações o projeto caiu de 1 milhão e 300 mil faces para 200 mil faces. Mesmo assim renderizou errado com os defeitos que aparecem na primeira imagem por causa dos materiais que vc colocou, eu troquei pelo material cinza do max e dai renderizou melhor. O única coisa que estava mais ou menos era a configuração do mental ray, só o raio dos photons que estava muito grande, eu troquei pra 3. Também não ajuda nada aquela caixa em volta, é melhor puxar o piso e as paredes pra trás da câmera. Pra trabalhar melhor vc tem que estudar modelagem, parar de usar modelos da evermotion sem critério, só usar quando precisar muito, vegetação nunca!!! aprender a configurar materiais e ser mais econômica nas luzes. Ou então pode só aprender a configurar materiais pra fazer materiais certos e investir 20 mil em computador pra poder renderizar cheio de modelos da evermotion. eu coloquei o arquivo modificado no rapidshare pra vc estudar: http://rapidshare.com/files/149519154/restaurante_iluminacao_2.rar.html
V-Ray 1.5 User
"Baldo" disse: Também não ajuda nada aquela caixa em volta, é melhor puxar o piso e as paredes pra trás da câmera.
A cena não deve ser fechada para que os photons não se dispersem?
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com

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