Problema com iluminação de restaurante

Por: Elisa2008  

Em: 27/09/2008 21:24

Olá pessoal. Estou com dificuldade para iluminar um restaurante de 95,00 m². Estou em dúvida quanto a quantidade de luzes que devo usar na cena. Coloquei uma fotométrica em cada spot constante no projeto, 8 omnis nas lâmpadas de cada lustre (são 2) e mais algumas nas áreas em que a iluminação nõa é indicada no projeto. O problema é que a cena ainda está muito escura, não sei se aumento a intensidade das luzes ou o número das mesmas. Estou renderizando com MR no max 9, configurações de GI: 100 samples, raio 10cm, 200.000 photons; FG: low, 64 samples. Unidades: cm; system unit setup: 1,0 unit = 1,0 inches Obrigada.
http://www.cubodesigns.co.cc http://elisacosta.carbonmade.com
Ola elisa 2008, olha, acredito que primeiro pelo tamanho da cena tm que ter mais photons, uns 500.000, mas isso não vai garantir ailuminação mais intensa, então experimnta aumentar o sample para 500, decay para uns 3 ou 5 e coloca mais reflactions, ai acredito que vc melhora a iluminação. Sucesso!!!
bom ia surgerir vraylight no forro, mas você já fez isso. acho que aumentando a intensidade dela fica melhor mas também fiquei em duvida com resolver isso :(
Vagner, ela tá usando o Mental Ray e não o V-Ray!!! Elisa, se vc quiser clarear a cena sem mexer no resto da iluminação, coloca uma luz Omni comum no centro da sala, não liga a sombra dela, entra no menu Advanced Effects e liga a opção Ambient Only. Dai vc controla a claridade no Multipler, tem que colocar um valor bem baixo pra não estourar tudo, testa com 0.1 pra ver se fica bom e vai ajustando pra deixar como vc quiser. ;)
Ou você também poderia tentar algo com o MR Photographic Exposure (não sei se tem no Max 9, mas lá tem controle de exposição normal caso não tenha esse especificamente) no Menu Environment (tecla 8). Outra coisa que você poderia tentar é migrar para o famoso "Linear Workflow" no Max. Dá uma procurada no google que tem bastante material sobre isso. Só não aconselharia implementar esse método no meio de um projeto porque envolve mudar o a maneira como o Max trata o Gamma internamente e também necessita que você calibre (nem que seja um pouco) o seu monitor.
Ai Elisa, legal, vi sua MP, na minha opnião a dica no nadão é a melhor opção, porque é mais fácil de trabalhar, vc ajusta a iluminação nas luzes. Se vc for ajustar a iluminação com controle de exposição e gamma, as texturas ficam lavadas e vc tem que editar todas pra ficar bom, dá bem mais trabalho.
"magster" disse: (..) Se vc for ajustar a iluminação com controle de exposição e gamma, as texturas ficam lavadas e vc tem que editar todas pra ficar bom, dá bem mais trabalho.
Isso é meia verdade. O próprio Max dá a opção (quando você escolhe uma imagem bitmap) de usar o gamma da imagem ou, do sistema, ou especificar um gamma. Basta escolher o gamma (especificados de maneira global no menu Gamma & LUT) da imagem e pronto, o Max ajusta automaticamente para que ela não fique "lavada". Mas concordo que implementar o LWF no meio de um projeto é complicado - é melhor fazer isso depois, com mais tempo livre para ler sobre o assunto e aprender como trabalhar com ele (eu mesmo uso e não me arrependo nem um pouco).
esse negócio de lwf é um caso sério, tem gente que adora e tem gente que odeia. eu fiz uns testes e até gostei, mas tem algumas coisas que não funcionaram direito com isso, o glare por exemplo. Acho que se estiver aprendendo é melhor aprender a técnica normal, depois que ficar bom nessa técnica vc testar o lwf e vê se gosta.
V-Ray 1.5 User
Elisa, eu estou achando que tem poucos photons na cena e o Radius está grande demais. Se a cena estiver na escala certa, 10cm é muito grande, tenta valores entre 3 e 5. Precisa colocar bem mais photons na cena pra ter um bom GI e não criar manchas, no mínimo 500 mil. É estranho estar aparecendo estas áreas escuras na imagem, parece que não tem GI, pode ser por causa dos poucos photons e do raio muito grande.
Mental Ray User
Elisa, Eu recomendo usar o Logarithm Exposure Control, pois no max 9/mental ray ele foi muito aprimorado, não deixando as texturas ficarem lavadas como acontecia antes da versão 9. Olha o que diz o Jeff Paton (um grande expert em MR) à respeito disso: "In previous version of Max/mental ray the log. exposure control was avoided because it would often create pastel colors in your scenes. In Max9, it has been adjusted to work better with mental ray and it really does...I use it all the time now." Marco.
Marco.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138830

Últimos membros registrados: Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision, Glucovate45.

Usuário(s) on-line na última hora: 401, sendo 14 membro(s) e 387 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Renatto, Le_Andro, Vashudev026, Thiago Couto, Eber.Silva, klogg, Moura, Henrique Ribeiro, Gabriel.C, Eduardo Ramos, JesusEnzo , Adalberto Rocha, Duda, Victor Mendonça.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.