Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
lucianocandido   Lages-SC - SC
Abducted47   Limeira/Americana - SP
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

Thomdubra   Vila Velha ES - ES
Vitor Mendes   Belém - AC
vanderabelo   Barsil - MG

Manchas em vidro no Mental Ray

Por: davius  

Em: 02/10/2008 12:49

Olá pessoal! Aqui estou eu novamente pedindo a ajuda de vocês. Essa dúvida já deve ter sido postada antes mas não consegui achar uma solução. No meu render está aparecem essas "manchas" no vidro. Desconfiei das luzes e fui isolando uma por uma até descobrir que as manchas devem vir do MR Sun. Desculpem o tamanho pequeno da imagem e a escuridão da cena - dei uma ajeitada no PS pra evidenciar mais o problema. Qual a solução para isso?!
olá davius... tudo bem?... a centa tá legal hein.. resolvendo esse problema vai ficar show... bem.. não tenho conhecimento técnico p/ ajudar a resolver... mas li aki no forum acho que 2 tópicos comentando um problema semelhante... um deles eu tenho certeza que era com vidro tb... como vc tá usando mental... dá uma conferida se vc usou material compatível com o mental nesses vidros.. ou vc tá usando A&D mesmo? não seria tb o caso de aumentar aquele esqueminha (que eu esqueci o nome).. que aumenta o número de refrações do feixe de luz? posso tar falando besteira.. pq sou pééééssimo de render.. rsrs ainda to estudando modelagem... mas quiz comentar pq li algo sobre esse seu problema essa semana ainda.. rsrs abraço e boa sorte...
Estou usando materiais A&D mesmo, um simples preset levemente modificado do Glass (Solid Geometry). Vou tentar aumentar o número de reflexões e refrações no menu F10 e no material também, mas acho que não vai resolver porque isso só acontece com a luz que vem do Sun do Daylight System. Mas valeu chthome, :)!
Porque vc está usando daylight e mr sun se a imagem é de ambiente interno? Essa luz é pra imagem externa. Coloca luzes photometrics ou mr area que são pra usar em imagem interna.
ja tive poroblemas com isso tambem pra ser sincero não consegui resolver o material que tava usando era o hardwood polido e pelo que tinha percebido estava pegando reflexo dos materiais com self ilumination se alguem comseguir nos ajudar grato!
estou pelo principio da humildade
Estou usando somente o SUN do sistema Daylight para criar esses fachos de luzes que entram no ambiente pelas portas e dar um tom mais real à cena. E o MR Sun&Sky, pelo que vi nos vídeos do Max na página da AutoDesk, também podem ser usados para internas... ou não?????!!
O melhor é usar luzes internas para cenas internas e luzes externas para cenas externas, mas dá pra fazer desse jeito ai, só que eu não gosto. Primeiro que cena interna fica melhor com photons e quando usa daylight normalmente não liga os photons, faz só com FG. Se ligar os photons eles ficam fortes demais e tem que usar shader photon basic pra controlar. Também os photons da mr sun se dispersam muito no exterior e tem que gastar bem mais pra ficar bom. Por estas coisas que é melhor usar luzes internas em cenas internas. Pra fazer a luz vinda de fora é só colocar uma MR Area Spot ou uma Photometric Free Area na janela :)
Mental Ray User
O engraçado é que eu já mexi MUITO no número de photons e os pontos persistem EXATAMENTE nos mesmos lugares numa precisão de pixels! Já mexi nos samples das sombras do SUN (indo desde 8 até 256) e nada. Já tentei suavizar a sombra no softness (indo de 1 até 10) e nada. Estou mesmo perdido!
Não é aquele recurso do Trace Depth? Tem Trace Depth na ficha renderer na ficha renderer, (na ficha rendering algorithms) tem Trace Depth no Final Gather e outro no GI, (na ficha indirect illumination) e tem trace depth no material arch e design, (na ficha Advanced Rendering Options.) Eu costumo deixar tudo com 10. Eu queria entender o que faz cada um. Será pra poder regular on nivel da profundidade do traçamento de cada aspecto do material e dos recursos de renderização? Se for assim, em que escala hierárquica ele considera os valores, de forma que algum limite o máximo de reflexões e refrações? Tem mais algum trace depth?
amigo te material auto iluminado? porque ta pegando refleto de algum material e ta deixando esse pontos brancos agora faz um teste tenta renderizar isolado pra voce ver se não sumiu ok
estou pelo principio da humildade

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711305.

Total de membros registrados: 138834

Últimos membros registrados: NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85.

Usuário(s) on-line na última hora: 435, sendo 3 membro(s) e 432 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NexagenReviewsAustralia, JesusEnzo , Rodrigosouza3D.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.