Pessoal novidades sobre essa cena:
Depois de muito (MUUUITO mesmo) estudar essa cena, fazê-la e refazê-la, de mergir os objetos um por um (testando com render cada vez que mergia um novo objeto), tirar todos os materiais e refazê-los um por um cheguei à conclusão que pouco (ou nada) tem influência os samples do glossiness dos materiais, mas sim os samples dos MR SkyPortals.
Não sei porque, mas quanto mais samples eu colocava no MRSkyPortal mais manchas apareciam (eu tinha posto inicialmente 64), fui diminuindo os samples até 8, quando as manchas QUASE desapareceram. Resolvi que iria manter os samples em 8 mesmo e qualquer defeito que aparecesse eu tentaria resolver no Photoshop mesmo.
Ainda assim esse problema me deixou confuso. Fiz dezenas de testes, só de arquivos levemente modificados que salvei ocupou quase 2GB do HD! Perguntei a várias pessoas próximas o que poderia estar causando isso e qual poderia ser uma solução, não um paliativo. Foi aí que um amigo meu se disponibilizou a testar a cena para mim, tanto no max 2008 quanto no max 2009 que ele tem. Os resultados foram estes:
As cenas são iguais. Ele somente as abriu e pressionou F9. Então, parece que o problema está ligado à versão do Max (ou do MR) e não a um problema específico da minha cena. Falei PARECE porque é possivel que eu tenha cometido algum erro - modelado ou colocado um material que deu problema com o max 2008 e não com o 2009.
De qualquer maneira, agradeço sinceramente todos que participaram dessa discussão que, para mim, foi muito proveitosa! Espero ter a oportunidade de ajudar a todos na 3D1 da mesma maneira como fui tão bem ajudado! Aproveito para convidá-los a olhar rapidinho
alguns renders que fiz da cena (sem Photoshop ainda) para comentários e críticas!