Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

betcher   São Paulo
Jeferson_JC   Rio de Jeneiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

fermquer   São Paulo - SP
cironey   Recife - AC
Meia   São José do Rio Preto
Hericka   Curitiba - AC

Manchas em vidro no Mental Ray

Por: davius  

Em: 02/10/2008 12:49

olha... nunca fiz na prática pq ainda to engantinhando nisso.. mas pelo que eu já li... parece que tem que fazer outro sim... ele não atualiza "tomagicamente"....
hehehe!! Valeu chthome!! "tomagicamente" foi ótimo!! Outro problema que inventou de surgir é o famoso "fatal error" do mental ray ficar sem memória. Já fiz a dica que vi aqui no fórum de ajustar a memória virtual (tenho duas partições de 5GB em FAT32 só para memvirt) e colocar tanto o mínimo quanto o máximo topados em valores iguais (4096) mas de nada adiantou. Será que coloquei muitos photons na cena? Eu tenho 1 MR Sky, 1 MR Sun, 7 SkyPortals (muitas janelas...), 16 Photometrics Linear Lights, 24 Photometrics Point Lights, 9 Photometrics Point Lights com IES e 5 Photometrics Area Lights (além de três painéis com Self-Illumination) totalizando 63 luzes (porém, dessas "somente" 23 geram sombras). A cena é bem grande (para os meu padrões :P) - é um salão de museu de 22 x 10 metros com pé direito de 4,5 metros e coloquei para gerar 500.000 photons... Isso num Dell Core2Duo, Win Xp Pro 32Bits com 2 GB de RAM e mais de 100 GB livres no HD... Esse projeto, como se diz por aqui "tá de rosca"!
Ai Davius, o segredo de uma boa imagem são os materiais meu chapa, bom que resolveu, agora vc não vai ter mais esse problema. Sua dúvida serviu pra mim também, por isso que esse fórum é 10, se der esse problema comigo vou saber na hora que é o glossiness errado. Eu sempre fico ligado pra usar o interpolate em tudo que der, pra deixar o render mais rápido, se não precisa de muitos samples pra suavizar, por isso que eu acho que nunca deu comigo, mas é isso ai cara, vivendo e aprendendo.
Mental Ray User
Beleza Gutao! É bem verdade que esse fórum é ótimo mesmo! Sua participação (e de todos os outros membros, claro!) em meu problema foi de grande valia! Eu só tenho a agradecer por existir uma comunidade assim aqui no Brasil!
Davius, legal cara, já anotei mais essa no meu caderninho. Já teve outros tópicos assim aqui e a gente sabia que era nos materiais, porque quando trocada arrumava, mas não sabia exatamente qual era o valor que estava errado e agora você descobriu, legal mesmo!!!
Anotei esta tambem, não entendi mas anotei. Quanto a sua pergunta da camera sim pode mover a camera a vontade só não pode mexer nos objetos. Quanto ao erro de memoria não adianta um hd de 1 bilhhao de giga se seu sistema operacional for 32 bits, sistema 32 só gerencia 3.072 giga. Troca para um sistema 64 bits que ele gerancia até 65.536 giga de ram dai sim voce pode usar o HD como memória virtual. ABraço
agradecimentos a todos tambem mas ainda não consegui resolver meu problema mas continuo na luta aqui para resolver ate tenho um resultado quando utilizo A&D madeira mas não fica com a mesma qualidade que hardwood
estou pelo principio da humildade
Ai Grasiano, o que o Davius falou é que os pontos brancos aconteceram por causa de baixo samples no glossiness do material e por não ter ligado o interpolate em alguns. Quando o glossiness é muito baixo precisa de bastante samples ou de ligar o interpolate, dai não dá esse defeito, super dica!!! Ai Javerson, qual é o seu problema com a madeira meu? Também aparecem estes pontos brancos?
Mental Ray User
Agora entendi Gutão, a mensagem dele tava meio confusa, valeu pela explicação. Como tinha poucos samples não deu para suavisar e pos isso ficou as manchas, estou certo? Abraço
Pessoal novidades sobre essa cena: Depois de muito (MUUUITO mesmo) estudar essa cena, fazê-la e refazê-la, de mergir os objetos um por um (testando com render cada vez que mergia um novo objeto), tirar todos os materiais e refazê-los um por um cheguei à conclusão que pouco (ou nada) tem influência os samples do glossiness dos materiais, mas sim os samples dos MR SkyPortals. Não sei porque, mas quanto mais samples eu colocava no MRSkyPortal mais manchas apareciam (eu tinha posto inicialmente 64), fui diminuindo os samples até 8, quando as manchas QUASE desapareceram. Resolvi que iria manter os samples em 8 mesmo e qualquer defeito que aparecesse eu tentaria resolver no Photoshop mesmo. Ainda assim esse problema me deixou confuso. Fiz dezenas de testes, só de arquivos levemente modificados que salvei ocupou quase 2GB do HD! Perguntei a várias pessoas próximas o que poderia estar causando isso e qual poderia ser uma solução, não um paliativo. Foi aí que um amigo meu se disponibilizou a testar a cena para mim, tanto no max 2008 quanto no max 2009 que ele tem. Os resultados foram estes: As cenas são iguais. Ele somente as abriu e pressionou F9. Então, parece que o problema está ligado à versão do Max (ou do MR) e não a um problema específico da minha cena. Falei PARECE porque é possivel que eu tenha cometido algum erro - modelado ou colocado um material que deu problema com o max 2008 e não com o 2009. De qualquer maneira, agradeço sinceramente todos que participaram dessa discussão que, para mim, foi muito proveitosa! Espero ter a oportunidade de ajudar a todos na 3D1 da mesma maneira como fui tão bem ajudado! Aproveito para convidá-los a olhar rapidinho alguns renders que fiz da cena (sem Photoshop ainda) para comentários e críticas!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138841

Últimos membros registrados: naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia.

Usuário(s) on-line na última hora: 536, sendo 13 membro(s) e 523 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Starter, glucofitrecensioner, naturegardencbd, CNC, glucovitforte, Frederico Wagner N. R., ADAILSONSB, JesusEnzo , jhownicolas, Joao Barreto, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.