Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

testa   Bristol, United Kingdom - AC
An3dre   Araras / SP - SP
mdpontes   Macapá - AP
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Borges   Quedas do Iguaçu - PR
Lucasp123   Londrina, Pr
Yorque.max   Simões Filho - BA - BA
douglasbergamo   joinville - SC

Operações boleanas

Por: rubens moreira  

Em: 11/10/2008 20:50

na condição de iniciante , gostaria de se possível , alguem me orientar passo a passo , como proçeder para fazer as aberturas em uma maquete externa , após aplicar o extrude na alvenarias.
vc tem q ser mais especifico, que tipo de aberturas ?....janelas ?....portas ?...detalhes de arquitetura ?
olá rubens.... primeiramente seja muito bem vindo à família 3d1 ... espero que participe bastante aqui com a gente.... "segundamente".... vc tem alguma experiencia com 3d?.. se já tem.. ótimo... vamo em frente... mas se for seu primeiro contato... eu aconselho a começar estudando os tutoriais aki do site (são muito bons).. por ser em conjunto com os do escultopintura (é só procurar no google).. p/ vc aprender as técnicas do 3d max depois.. se vc quer realmente trabalhar na área de maquetes eletronicas... é autamente recomendável que vc compre o video curto de maquetes eletronicas do André... vai ensitar tudinho... principalmente essa sua dúvida aí.... mas p/ adiantar alguma coisa.... vc desenha as paredes com a ferramenta wall (lá no menu create).... depois p/ fazer as portas e janelas.. vc usa as ferramentas door e window... e já faz o Select and link e pronto.. o max já entende que é porta e janela e dá até p/ abrir.. utilizar operação boleeana é altamente desaconselhável... é cheia de problemas... pq ela bagunça a malha... aí vc teria que perder o maior tempão refazendo edges que o boolean bagunçou.... espero não ter confundido mais.. rsrss abraço..... vai postando as imagens com suas dúvidas específicas.. que o pessoal aki.. é fera e muito solícito..... vc não vai encontrar nenhum outro lugar como esse aki na net.. pode apostar...rssr abraço...
Com o extrude tem que abrir com boolean e sempre dá uns problemas... faz as paredes com o creat>aec extended>wall e linca as janelas com o select and link... isso abre o buraco na parede ;)
"Acosta" disse: vc tem q ser mais especifico, que tipo de aberturas ?....janelas ?....portas ?...detalhes de arquitetura ?
Sinceramente agradeçido pela iniciativa de ajudar , tentarei expor minha duvída . Após executar no 2D a planta baixa com as aberturas de janelas e portas e importar este arquivo para o Max e extrudar as alvenarias , fica faltando executar as aberturas de portas e janelas. Sei que tem um método que posso inserir as medidas de todas as aberturas (portas e janelas) Atach devidamente nomeadas e aplicar , que todas serão simultaneamente subtraidas. Mas não sei como ?
Rubens, é do jeito que eu falei. Não faz com extrude pra levantar as paredes, faz as paredes com o comando wall que fica no menu creat>aec extended... Esse comando é pra criar as paredes, quando faz as paredes com ele, vc cria a janela no creat>windows, seleciona a janela com o select and link e arrasta até a parede... Isso faz o link dos dois e o buraco abre automático... Se vc mover a janela na parede depois disso, o buraco acompanha também ;)
Gago- agradeçido pela dica , vou de imedito seguir suas instruções rubens.
fala Rubens , eu costumo fazer as paredes com o extrude , depois converte em poli, seleciona os edges superiores e inferiores da parede e da um conect,faz isso duas vezes, movendo os edges para o lugar desejado para criar a largura da abertura, repita novamente esses passos só que agora seleciona os edges que vc criou,tambem duas vezes, criando assim a altura do peitoril e da abertura, agora com polygon clica no centro da área demarcada e deleta,vc deve fazer isso dos dois lados da parede, pronto sua parede agora tem uma abertura, agora vc clica em edge novamente e seleciona os edges que formaram abertura, 2 de cada vez, sendo um do lado de dentro e outro do lado de fora da parede, e clica e bridge . Parece meio complicado mas depois que vc fizer isso algumas vezes fica muito fácil, não sei se é o melhor jeito mas foi muito bom pra mim, pois antes eu usava o boolean e dava muito problema. Espero ter ajudado. Abraço!!!
Puxa reginaldo, enquanto tava lendo as primeiras linhas já tinha feito a parede com o wall e as aberturas, é bem mais prático....
Com o Wall é muito melhor. As veze uso boolean, uma vez ou duas na mesma geometria até vai, mas esses dias sumiu toda uma parede ao tentar fazer uma janela que o cliente pediu a mais. Eu tinha convertido a parede em mesh.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138831

Últimos membros registrados: nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision.

Usuário(s) on-line na última hora: 462, sendo 2 membro(s) e 460 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nataliarosaxd1, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.