Modelar no CAD ou no 3DS influencia na qualidade do render?

Por: Cristiano Dums  

Em: 12/10/2008 20:34

Boa noite galera! Bom, estou tendo sérios problemas com um render que estou fazendo aqui. Ele não está ficando, e já tentei mexer nas setagens, mas não ajudou. Pesquisando aqui no fórum, encontrei um tópico que dizia que um bom render depende da modelagem, iluminação, texturas e setagem do render. Eu modelei a cena toda no CAD, e exportei para o 3DS. Esse pode ser o motivo pelo qual não está ficando bom? Outra coisa são as manchas que ficam na cristaleira do lado direito. Não consegui de maneira nenhuma mudar isso. Alguém experiente tem alguma grande dica pra me ajudar? Obrigado mais uma vez!
Cristiano Quando se fala que um bom render depende da modelagem, neste caso refere-se a qualidade da cena e da imagem final e não ao render propriamente dito. A questão de modelagem neste caso é de os objetos que compõe a cena serem bem feitos, representando corretamente o mundo real. Quanto ao fato de modelar no AutoCAD, não influencia em praticamente nada no tempo render e na qualidade final da imagem, desde que tenha sido corretamente modelado, que não haja sobreposição de faces, etc. Outra coisa é que você não precisa exportar para *.3DS. O Max tem total compatibilidade com arquivos *.DWG. Arquivos *.3DS são ruins, pois é uma tipo de arquivo antigo, que pode acarretar erros no model e que não se utiliza mais. É da época do 3D Studio em DOS. Quanto às manchas, depende do render que você está utilizando. Estude bem os parâmetros de seu render. Entenda a função de cada um e o que ele influencia no resultado final. Se você está usando o V-Ray, de uma olhada nos Subdivs do Irradiance, blz? Abraços.
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
e aí Cristiano, blz? Cara a modelagem não influencia nas setagens do render não... Influencia no nivel de detalhamento que vc quer buscar para gerar o render. Quanto mais detalhes, melhor o render final, e lembre-se que os detalhes enriquecem muito a cena. Eu não fazia muita questão de perder horas modelando, pra ver como ia ficar logo a imagem renderizada, mas mudei isso com o tempo. Perca um tempinho modelando que vc vai ganhar e muito nas suas imagens, repare no mundo real, tudo tem uma composição bem detalhada. Eu modelo quase tudo no CAD e alguns detalhes no MAX e o render fica igualzinho se só modelasse no MAX, o que influencia é na hora de configurar a cena. Quanto a sua cena, ela está bacana... coloque mais detalhes, como rodapés, rodatetos que vc vai ver a diferença dos detalhes que eu estou te falando. E em relação ao "melhorar a imagem", aí é só estudando mesmo as setagens dos renders. Espero ter te ajudado, abraços.
<Autodesk CAD Instructor e V-Ray Student>
Cara se voce medela no cad ou no max não vai ser isso que vai mudar a qualidade do render, e sim se voce modelou bem. Quero dizer tudo certo na escala, proporção, sem face viradas, por que isso é muito comum quando se faz no cad, as linhas ficam torcidas quando extruda ou apara elas torcem, no cad não da pra ver. mas quando traz para o max ficam algumas faces viradas no meio do objeto e tal. O render vai ficar legal se souber iluminar e texturizar bem. e tem tambem o lance de trazer nas escala certa. No curso de maquete o andé mostra direitinho isso. Abraço
Bom dia pessoal! Mais uma vez obrigado pelas dicas. Bom, uso sempre o vray, e modelo a maioria das coisas no CAD. A imagem acabou dando origem a 2 imagens diferentes, uma de sala e outra pra home, que posto depois que ficar pronto. Mudei bastante as setagens e mexi muito, fiz muitos testes, e cheguei no resultado que está ai. Consegui uma definição melhor nas linhas, mas ali onde bate a luz, no bar, ainda tem algumas manchas. Na janela eu coloquei uma cortina, e a textura dela eu usei o refraction, pra deixar ela transparente. Talvez seja por isso, não sei. Depois coloco as setagens, e a outra imagem também. Mais uma vez obrigado pelas valiosas dicas até aqui. Abraços
Ficou muito bom. Só achei sem cor. Ta tudo igual. Abraço
realmente ficou mto bom.
Ninguém sabe tão pouco que não possa ensinar e ninguém sabe tanto que não possa aprender.
Ai nem li o tópico todo, mas a minha opnião é que pode dar diferença no render quando modela no autocad se vc não importar na escala certa. Ai a cena fica grande demais ou pequena de mais e a luz vai ter configuração diferente, vai ser mais difícil acertar. Se importar na escala certa, não dá problema e fica fácil de iluminar, de texturizar também.
Mental Ray User
Cara é como todos ja disseram, mas o unico problema que vejo é realmente com relação a escala na hr de importar, como disse nosso amigo Gutao pqe de resto a modelagem só vai influencia quanto ao aspecto real do objeto, ou seja, se ele esta com todos os detalhes pertinentes, se estiver bemn modelado o render é completamente outro detalhe.
Fala pessoal! Realmente, a diferença que dá é a questão da escala. Antes quando eu importava do CAD o desenho vinha enorme. Se eu colocar na escala correta, fica bem mais fácil de configurar a cena. Estou colocando a outra imagem que gerou aquele mesmo ambiente, um home. Foi difícil, mas finalmente saiu..... valeu a todos pelas valiosas dicas até aqui. Obraigado Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711307.

Total de membros registrados: 138836

Últimos membros registrados: Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena.

Usuário(s) on-line na última hora: 475, sendo 4 membro(s) e 471 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saundersjohns, Vertigenics, Antonio, Rodrigosouza3D.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.