Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

godon2004   Taboao da Serra - SP
gustavo_pch   Algum Lugar
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
WilliamSantos   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

deluca   Rio de Janeiro-RJ - AC
Marcelo   sao paulo
Segio   Curitiba PR - PR

Iluminação estourando

Por: rgfclaro2  

Em: 16/10/2008 13:26

Oi amigos da 3D1 Já fiz alguns trabalhos de maquete eletronica usando o max 2009 e o mental ray. Só que faz algum tempo que não mexia e agora precisei fazer uma maquete...e parece que desaprendi... Montei todo o modelo e quando começei a colocar cor e textura no modelo, as renderizações pelo mental ray, deixaram a iluminação muito clara...estourando tudo...isso sem eu colocar luz alguma. Imagina a hora que colocar. To mandando umas fotos pra mostrar o problema. Agradeço quem possa me ajudar. To usando os materiais do Arch Design. Depois tentei usar os materiais standarde também não deu certo.
Na cena nao tem luz alguma? Veja se teu material do piso nao está autoiluminado. Outra coisa, veja se teu piso nao está com caracteristicas de metal. Faz o seguinte teste, aplica um material branco em toda a cena e faz o render, e posta ai para vermos. Te mai!
ola rgfclaro2 coloca 1 luz na cena depois va no expessure control e controla a exposiçao (nao esquece do servicpack do max 2009 , ja instalou ele?) se nao foi modelado no max tem q ue habilitar o gi dos objetos .
Cara é bem provável que tenha alguma material auto iluminado. Tenta colocar alguma luz na cena. Dai ve como fica se ainda ficar estourado voce posta as configurações do render pra gente poder te orientar. Abraço
Oi pessoal. A primeira cena não tinha nenhuma luz, e nenhum material auto iluminado. Dai fiz um material todo branco com Arch Design Default do Max e apliquei em todos os objetos, e resultou na segunda imagem. Depois coloquei alguns spots e 2 omnis standard também e resultou na terceira imagem, que ficou mais razoável. Dai tentei colocar uma luz photometric e estourou tudo, ficou quase tudo branco. Não entendo, se az luzes photometrics. são mais apropriadas para se usar com mental ray..por que deu tudo errado??? E pior que não consigo regular a intensidade, pois só aparece a temperatura da luz ou outros tipos de luzes, das quais nenhuma fica boa. Pois elas mudam as cores das cenas. Será que é alguma configuração errada???
Já aconteceu a mesma coisa comigo. Claro que eu não consegui achar o erro. O que fiz foi resetar o max, criei uma nova cena e não aconteceu mais esse fato. Tente fazer o mesmo. Reset o max, depois crie um novo ambiente e renderize, acho que vai resolver. No meu caso deu certo.
Quem a si próprio elogia, não merece crédito.
Depois eu exportei o arquivo para o arquivo resetado e continuei o trabalho. Boa sorte!!
Quem a si próprio elogia, não merece crédito.
Esqueci de dizer antes pode ser tambem as escala. AS luzes photometricas são melhores sim mas tambem são dificeis de acertar por são fisicas, quero dizer assim: imagina como fica se voce colocar um lampada de 60 W em uma caixa de fosforo? e como ficaria se colocase esta mesma lampada em um estadi de futebol? entendeu? Tem que ver qual escala voce esta usando por que as luzes photomtrics vão iluminar como no mundo real então a escala tem que ficar certa para isso não acontecer. Abraço
Olha com relação a escala observei uma coisa. Nas cenas que tinha feito antes eu havia configurado meu system unit setup como "cm", e a luz photometrics tinha ficado adequada. Já nesta cena acima, configurei como "inch" o sytem unit e deixei só o display como "cm" e as luzes photometrics estouraram, com a exceção das luzes standard que resultaram na terceira cena acima. Vou mudar meu system unit novamente pra ver no que dá.
Faz assim ó vai la nos tutoriais e baixaa cena do shader Bean e daz um merge dela na tua e ve como esta o tamanho dele. Depois pode deletar é so pra ver o tamanho mesmo.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711305.

Total de membros registrados: 138834

Últimos membros registrados: NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85.

Usuário(s) on-line na última hora: 441, sendo 3 membro(s) e 438 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NexagenReviewsAustralia, JesusEnzo , Rodrigosouza3D.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.