para maquete realmente a melhor solução é a do amigo acima, porém, te aconselho dar uma fuçada em partículas, particle flow, não é nada complicado e dependendo do realismo da sua maquete pode simplesmente dar aquele efeito chamativo..
o que quero dizer é, se sua maquete não é tão real e tem cara de maquete, então usar um mapa é a solução, mas se vc tem uma maquete com nível de realidade alto, daquelas que faz o cliente babar, vc iria estragar usando um chafariz de mapa, aí seria legal usar partículas mesmo.
Outra solução amigo se caso vc está querendo algo rápido e com efeitos ferrados e estiver usando as imagens para Still mesmo (ou seja, não é animação e sim imagem estática) então pode usar o Particle Illusion, um software a parte, ele simula partículas em 2D para parecer 3D e já tem efeitos de água de fogo, e tudo que vc imagina, software que aprendi a mexer em 1 dia... muito fácil.
[]´s
Eduardo Horvath
www.designdigital.info