Problemas na iluminação - pontos luminosos indesejados!

Por: Gamito  

Em: 06/11/2008 14:37

Fala galera...td bem?! Sou novato em 3d e este é meu primeiro post aqui...estou postando pois estou com um problema que não consigo solucionar... estou modelando minha sala está caminhando legal até... mas qnd coloco uma luz omni ou mr area omni aparecem esses pontos luminosos que não são bem-vindos... gostaria de saber se é uma problema de render, de iluminação ou de modelagem... na iluminação usei uma mr area spot e a mr area omni... na setagem do render (mental ray) não mudei muita coisa...apenas liguei o Final Gather e o G.I. e coloquei 100.000 photons per light... Por favor me ajudem... agradeço desde já!! abraços e ateh!
Guilherme (Gamito)
e aí gamito! seja bem vindo cara! talvez eu não possa te ajudar muito mas tenta fazer uns testes com valores mais baixos, tipo, valor do raio, pelo tamanho da cena talvez 100.000 photons que você colocou pode estar bom, a intensidade da luz também, pode começar com valor baixo.. blz... vou ficar no aguardo dos up! abraços!
Valew peninha... vou tentar e assim q tiver bons resultados dou um up! abraço
Guilherme (Gamito)
Grande, bele? Tenta aumentar o sqmple do gi e fg, ai posta!
GI Maximum Samplim Radius: 10 Skylight com certeza melhorou...mas ainda tem pontos luminosos! Brigadão da ajuda...Abraços... Mais ajudas serão bem-vindas!
Guilherme (Gamito)
Estas manchas acontecem por erro na configuração do GI e do FG.... O mais provável é que o radius dos photons estão errados... ai não adianta aumentar muito o FG que sempre vai aparecer manchas.... tem que encontrar o valor certo do radius no seu projeto, ai renderiza sem manchas e com baixo FG... 100 mil photons costuma ser muito pouco, o normal é usar mais de 300 mil em ambientes pequenos e mais de 600 mil em ambientes maiores... Se o radius estiver certo mas tiver poucos photons, também dá estas manchas... Faz um render só com os photons sem FG e salva o mapa de photons, ai vc pode modificar o raio e renderizar de novo sem ter que calcular outra vez, ai fica fácil de acertar o valor do radius ;)
Fala ai gago! pow velho...brigadão da resposta cara...jah to ficando agoniado com isso... se não for abusar muito...como salvo o mapa de photons? e outra coisa...posso renderizar em 320x240 pra salvar o mapa? ou tem q ser no tamanho certo jah? vlw denovo e ateh mais!
Guilherme (Gamito)
Ai Gamito, lá nas setagens do GI tem o campo pra salvar o mapa de photons, vc clica no botão com 3 pontinhos que abre o browser pra vc escolher o nome e onde vai salvar. Não pode mudar o número de photons depois que salva, só o radius. Depois que acertar e for colocar texturas, tem que deletar o mapa e fazer um novo no render final. Não esquece disso. O mapa de photons vale pra cena toda, não tem nada haver com a câmera, nem precisa renderizar a imagem. Pode fazer o render com 1x1 pixel e renderizar com 10 mil x 10 mil depois.
Fala magster... vlw velho...foi de grande ajuda sua explicação! to indo dormir agora...mas amanha vou postar mais alguma coisa! abraço e vlw denovo!
Guilherme (Gamito)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138841

Últimos membros registrados: naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia.

Usuário(s) on-line na última hora: 657, sendo 19 membro(s) e 638 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Luan, Le_Andro, Eber.Silva, Starter, glucofitrecensioner, Rodrigosouza3D, MarcioBottega, Evandro00, naturegardencbd, Rodrigo, glucovitforte, RubenX7, JesusEnzo , renaz, jhownicolas, Duda, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.