Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

3DStation   Goiania - GO
Deucher Jr   Jonville - SC - Brasil
EvandroGP   Paraná - PR
new   Belo Horizonte - MG
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Daniel   Rio Grande do Sul - AC
Tiago   Indaiatuba - AC
le0jarjar   Curitiba - AC

Sombra no MR

Por: Ivan  

Em: 07/11/2008 07:55

Fala Galera, tudo blz? Estou postando a imagem de um estudo que estou fazendo sobre iluminação: Conto com a galera pra melhorá-la. Vlw!
Segue as configs usadas na cena:
Minha principal dificuldade nesta cena está sendo justamente conseguir fazer aquela espécie de AO que fica bem aparente nos cantos da parede. A gente observa isso facilmente na vida real, mas eu estou apanhando um pouco pra fazer no MR. Segue uma foto com o efeito desejado.
quero saber esta informação tbm... vou ficar atento nesse topico. abraço
www.fotologue.jp/ernanimoura Ernani Moura http://fotologue.jp/ernanimoura/
Vlw, mouraernani, vamos aguardar a ajuda do pessoal
Um Abraço.
opa.. fala grande Ivan... blz? então cara.. geralmente em cenas externas eu uso sistema daylight tb.. sobre o FG é sempre muito bom saber setar o raio... é muuuuuito importante pra dá uma qualidade bem legal e as sombras ficarem bem detalhadas na cena... quanto menor o raio.. mais definidas as sombras vão ficar.. os cantinhos saca?? só que mais pesado fica o render.. gostaria que vc me mandasse essa sua cena que vc fez pra mim.. pra eu poder iluminar aki.. se tentar ajudal em algo.. pode ser?? estou no aguardo!
www.nhuks.com.br
Olá Iv@n, blz? Cara a luz do Sol é por natureza mais "dura" mesmo, e mais delineada. No programa ela se comporta da mesma forma. O efeito que você quer você consegirá colocando um Ambient Occlusion na cena. Com o Vray, use o Vray dirt e com o Mentalray o ambient occlusion no lugar do icone onde está escrito STANDARD (tipo de material). Depois de uns testes você ficará craque nisso e encsina a gente OK? Tens tutos aqui na 3d1 sobre o AO bem legais para o Mentalray. Ele é bem simples de fazer e naõ se esqueça de desligar todas as luzes que você tem na cena quando for uasr o AO e deixar o BG branco. Abraços e espero ter te ajudado.
<Autodesk CAD Instructor e V-Ray Student>
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) Iv@n: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta o Mental Ray(MR) costuma oferecer muito mais recursos do que as pessoas precisam em maquete, então, por um lado você tem um controle "absurdo" da cena e consegue tempos de render quase igual o Scanline default do Max, mas por outro lado, algumas coisas são bem mais complicadas de fazer nele do que em renderizadores mais simples(em termos de shaders) como o V-Ray. O Proxy é um destes casos, o Mental Ray tem um recurso robusto para isso, muito mais robusto do que o do V-Ray, inclusive aceitando animação, coisa que o V-Ray só vai aceitar na próxima versão, só que para usar no Mental Ray tem que compor com Shaders de terceiros,como o "Is my object" até o Max 9.0. Sobre o AO, é facinho, tem duas formas. Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface e aplicando em todos os objetos da cena, pode também usar o recurso do Material "Override" na ficha Processing. Com o Material "Override" você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material Override volta os materiais normais dos objetos. Veja que você deve desligar o GI e as luzes para fazer o passo de AO. Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o passo de AO, abra a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop. Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento. A outra opção é usar o material "Arch&Design", ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render. Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO. Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, porém é mais trabalhoso. Espero ter ajudado com essas dicas bem simples. Um grande abraço...vlws! __________________________ [i:8335a0dab8]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8335a0dab8]
então Ivan.. peguei a cena que vc me enviou e dei uma mexida nela.. ando meio sem tempo, mas fiz um teste rapidão... então.. nesse caso ai.. eu usei o sistema daylight tb.. com as seguintes configurações... Horário: 16h Mr Sun Parameters Mutiplier | 0.01 ______________________ Mr Sky Parameters Multiplier | 0.02 Haze | 5.0 Height | -0.03 Red/Blue Tint | 0.03 ________________________________ Setagens de Render Final Gather Rays per FG Point | 256 Bounces | 1 Max Depth | 15 Max Reflection | 15 Radius | 500 Min. Radius | 50 pronto cara.. essas são as minhas setagens de iluminação e render.. coisa rápida, mas já deu um resultado legal, a sombra do sol é dura mesmo.. ficou um pouco granulada porque não aumentei os samples... qualquer dúvida é só perguntar.
www.nhuks.com.br
Fala ivan, teu estudos estão ficndo bem legais. Agora quanto ao teste do Nhuks (com todo o respeito) tem algumas coias que estão um pouco exageradas de tamanho, a não ser que a cena esteja em uma escala muito grande, neste caso só ficaria bom para cenas externas, que são mais faceis de fazer. Mas uma coisa que com certeza esta muuuuito grande é o Radius do FG geralmente ele fica em uns 10. Nhuks da uma conferida nas tuas confg. Mas o que realmente importa ai é o resultado. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138843

Últimos membros registrados: douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric, Saundersjohns.

Usuário(s) on-line na última hora: 357, sendo 25 membro(s) e 332 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, jessicatorres, albert138, Leonardo, Carlos E. Nogueira, Eduardo Ramos, Nuno, mastermax, rhayssa_10, Gabriel.C, Eng Damasceno, Sergio1987, Evandro00, renaz, emersonforentin, Luan, Reinaldo Silva, Xikin MV, klogg, vanderabelo, Fabrício, Duda, TadeuB79, gilson antunes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.