Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
Iv@n: ai cara! tudo bem? sobre a sua pergunta o Mental Ray(MR) costuma oferecer muito mais recursos do que as pessoas precisam em maquete, então, por um lado você tem um controle "absurdo" da cena e consegue tempos de render quase igual o Scanline default do Max, mas por outro lado, algumas coisas são bem mais complicadas de fazer nele do que em renderizadores mais simples(em termos de shaders) como o V-Ray.
O Proxy é um destes casos, o Mental Ray tem um recurso robusto para isso, muito mais robusto do que o do V-Ray, inclusive aceitando animação, coisa que o V-Ray só vai aceitar na próxima versão, só que para usar no Mental Ray tem que compor com Shaders de terceiros,como o "Is my object" até o Max 9.0.
Sobre o AO, é facinho, tem duas formas.
Uma é criando um material Mental Ray, colocando o Shader de AO no Surface e aplicando em todos os objetos da cena, pode também usar o recurso do Material "Override" na ficha Processing. Com o Material "Override" você não vai ter que trocar os materiais aplicados na cena e nem salvar o arquivo com outro nome só para ter o AO, apenas na hora do Render que vai sair com AO, se desligar o Material Override volta os materiais normais dos objetos.
Veja que você deve desligar o GI e as luzes para fazer o passo de AO.
Assim, você terá uma imagem em tons de cinza com o passo de AO, abra a imagem normal e a imagem do AO no PhotoShop.
Cole a imagem do AO sobre a imagem normal e mude para o modo Multiply na ficha Layers, assim, o AO é mesclado com a imagem normal, criando mais detalhes no sombreamento.
A outra opção é usar o material "Arch&Design", ele tem o AO embutido e você pode ligar junto com os materiais da cena, saindo pronto com AO e materiais normais fazendo apenas um render.
Desta forma você também tem mais controle sobre quais objetos devem receber AO.
Daria para fazer o mesmo com o Shader de AO separado, porém é mais trabalhoso.
Espero ter ajudado com essas dicas bem simples. Um grande abraço...vlws!
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